Andressa Dionisio
Andressa Dionisio

Pequenos objetos têm o poder de transformar a decoração de casamento e, do mesmo jeito, alguns detalhes têm o poder de transformar o look dos noivos, desde uma joia de família, passando pelo sapato de noiva e, especialmente, mudanças no visual. Uma boa maquiagem, por exemplo, potencializa os diferentes tipos de beleza do rosto feminino e, se pudéssemos fazer uma comparação direta com o rosto masculino, um dos elementos que têm caído no gosto deles é a barba, que, como a maquiagem, pode mudar um rosto por completo.

Em cerimônias durante a noite ou durante o dia, combinando com trajes clássicos ou mais moderninhos que harmonizam com uma decoração de casamento rústica, a barba pode ser usada em todos os ambientes, só depende do estilo do noivo e de sua vontade! E existem tipos diferentes, cada uma para um formato de rosto. Pensando nisso, hoje daremos alguns conselhos para que decidam qual favorece mais. 

Diego Ferraz

1. Rosto quadrado

Se o seu rosto é quadrado o objetivo principal da barba é fazer que os seus traços sejam mais suaves e amigáveis, definindo as linhas dos pelos de forma arrendondada. Nesse caso você pode usar uma barba curta ou mais volumosa, o importante é que o formato tenha uma tendência mais redonda, para equilibrar com o formato do rosto. A ideia desse  tipo de barba é que se forme ao redor da sua boca e que continue até o queixo, o comprimento dependerá de você, mas a sugestão é que passe um pouco do queixo, ao menos uns centímetros.

Lembre-se: já que você conta com linhas bem marcadas no rosto, evite costeletas ou traços retos. Tente destacar o seu bigode, caso o tenha, algo que coloque a atenção no centro do rosto, pensando também que o seu estilo deve combinar com o modelo de vestido de noiva de sua amada.

Glauber Matos Fotografia
Glauber Matos Fotografia

2. Retangular

O rosto retangular costumam ser mais fino e com linhas mais angulares que os rostos quadrados, com traços faciais mais estreitas. Esse formato possui medidas equivalentes de testa, laterais e queixo, por isso seu grande aliado será preencher as laterais do rosto. Eleger um comprimento mais reto e curto, levando em consideração que o rosto possui traços finos, é um dos recursos em que deve investir para criar um efeito mais alongado ou oval. Esse tipo de formato de rosto torna propício deixar os pelos mais longos em ângulo reto nas laterais e mais curtos na mandíbula, investindo em uma barba tradicional ou a “Garibaldi”, que podem ser as melhores alternativas.

35mm Casamentos
35mm Casamentos

3. Rosto redondo

Caso o seu rosto seja redondo, sugerimos investir em uma barba com linhas verticais e mais acentuadas. A sugestão é deixá-la curta para dar um aspecto mais arrumado e de bem cuidada, com linhas que definam bastante o estilo dela, e para isso é recomendado manter os pelos baixos para não criar mais volume. Porém, se você realmente preza por uma barba mais volumosa, e leva meses e meses cultivando a sua, não tem problema, pode aparecer com ela e impressionar os convidados quando começar a música para entrada do casamento!

Apenas peça para um profissional apará-la bem, de forma que se possa vê-la com linhas mais quadradas, para verticalizar e equilibrar o seu rosto, e assim ela combinará com o vestido de noiva de renda de sua futura esposa e com o ambiente boho-chic que criaram para a cerimônia.

Al Duo Studio
Al Duo Studio

4. Rosto oval

Para os rostos ovais praticamente todos os desenhos de barba caem bem, por se tratar de um formato de rosto considerado o padrão mais simétrico geometricamente. Ainda assim, o mais recomendado é usar uma barba estilo boêmio, ou seja, uma barba curta, com aparência de que está crescendo e "de poucos dias". Para os noivos que têm barbas mais ralas, a melhor opção é apostar em um cavanhaque, elemento que também dá volume aos lábios de quem tem o rosto oval. Lembre-se de que deverá retocar a barba para o dia C para garantir que ela esteja com um tamanho ideal no momento do "sim", enquanto você pronuncia frases curtas de amor durante os votos.

Vitor Rosa Fotografia
Vitor Rosa Fotografia

5. Triangular (formato coração)

Também chamado de triângulo invertido ou formato coração, trata-se de um rosto alongado (ainda que seja menos alongado que o rosro oval), com têmporas mais largas, e que se afina até o queixo, deixando-o mais saliente. Para esse noivo uma opção que irá potencializar seus traços é deixar a barba mais cheia nas laterais e no bigode, para trazer equilíbrio ao formato. Pode investir em um profissional que consiga diminuir o volume com a tesoura. Tente evitar cavanhaques alongados ou barba muito comprida. 

Cadu Nickel Fotografia
Cadu Nickel Fotografia

6. Rosto diamante

O rosto cujo formato se assemelha ao formato anguloso de um diamante é largo nas bochechas e estreito na testa e no queixo, que por vezes pode ser mais proeminente. Por isso é recomendável deixar os pelos maiores nas laterais do queixo, para dar mais equilíbrio às linhas faciais, e uma barba completa pode ajudar a minimizar e suavizar seus traços. Muito homens com este estilo de rosto também optam por cultivar costeletas longas, recurso que harmoniza as linhas e reduz a superexposição do queixo.

Para cada formato de rosto, o estilo da barba pode variar, e o importante é que o noivo esteja confortável e saiba dos cuidados que ela precisa para se manter tão bonita quanto saudável. A vantagem é que, para isso, já pode contar com muitos profissionais que trabalham apenas com barbas, cortando, aparando e até pintando da cor que os noivos desejam.

Enquanto a noiva busca penteados para casamento que mais combinam com ela, se dê um tempo para pensar no seu visual também. E para aqueles que pensam em deixar o bigode crescer, não tenham medo! Apenas certifiquem-se de que combina com a atmosfera do seu enlace e, claro, que sua noiva continuará encantada com o seu visual, afinal, depois de cortar o bolo de casamento vocês iniciam uma nova caminhada juntos.