Usadas desde a antiguidade, foi somente no século IX que a igreja cristã introduziu a aliança como um símbolo de união e fidelidade entre os casais e parte do ritual da cerimônia. Muito emblemáticas, elas representam uma nova etapa no relacionamento, quando o casal resolve usá-las. Independente do ritual ou estilo de decoração da igreja do casamento, a aliança sempre estará presente selando a consagração.

Usada no dedo anelar, porque os egípcios acreditavam este dedo na mão esquerda possuía uma veia que ligava diretamente ao coração, essa tradição continua até hoje. Por mais que a noiva opte por um vestido de noiva moderno e autêntico, a aliança poderá seguir um modelo clássico e tradicional. Assim como o casal poderá optar por declamar seus votos de forma inusitada com uma coreografia acompanhando música romântica para casamento marcante, também pode preferir uma aliança estilizada ou de tungstênio. Mas na verdade, seguir o formato da mão é o grande diferencial para acertar no modelo, largura e até o material.

Lya Rocher Retratista

Tipos de aliança

Assim como vão se deparar com diferentes modelos de sapatos brancos para noivas ou variações incríveis de calçados masculinos, constatamos que existem múltiplos metais e configurações originais. É possível achar vários formatos excêntricos e diferenciados, mas os quatro tipos mais usados são:

  • Chapa reta, também conhecida como quadrada
  • Abaulada ou redonda
  • Canto chanfrado
  • Côncava

Dedos finos e longos

Assim como pensaram  muito antes de definir os acessórios, como o buquê de noiva branco perfeito para o look ou o relógio que melhor combina com a cor do terno, fiquem antenados também ao estilo ideal de alianças. Os dedos finos e longos combinam melhor com modelos mais largos e chapa reta. Isso porque dão volume e equilibram, trazem delicadeza às mãos das pessoas com dedos finos e longos. Evite um modelo muito estreito para que não acentue mais ainda o formato dos seus dedos longos.

Willian Mayer

Dedos curtos

Assim como as noivas de baixa estatura podem se valer de truques com o modelo de vestido de noiva para ganhar alguns centímetros no visual, além de deixar de lado as sapatilhas para noivas, há também os anéis certos para aqueles que possuem os dedos mais curtos. Se os seus dedos forem curtos, deve evitar as alianças abauladas ou redondas. Isso porque a forma arredondada tende a voltar a atenção para um único ponto.

Ao escolher o modelo, é preciso ter alguns cuidados. O primeiro ponto é se atentar à grossura da joia, ela não pode chegar muito perto das articulações, isso passará a impressão de serem ainda mais curtos, os anéis mais finos e que ficam longe das dobras ajudam a alongar os dedos. Caso tenham optado por incluir uma pedra na aliança, prefira em formato retangular que também ajudam no efeito do alongamento.

Rodrigo Melo HD

Mãos grandes

Mãos grandes se adaptam melhor a uma aliança minimalista, com poucos detalhes. Pode ter um formato irregular, mas a côncava é a melhor opção. Caso tenham intenção de colocar outro anel como acessório prefira usá-lo na mão direita. Uma aliança muito fina pode ficar desarmônica com o formato da mão, assim como um complemento do penteado solto de casamento poderá se perder se o tamanho do cabelo for muito comprido. Então evite também muitos anéis nos outros dedos, assim manterá a leveza do seu visual. 

ImageStudio

Mãos pequenas

Caso tenham a mão pequena, podem escolher vários formatos de alianças, desde que seus dedos sejam alinhados e que haja equilíbrio com ao tamanho das mãos. E lembre-se de que nem sempre quem possui dedos curtos também tem mãos pequenas. Se quiser usar uma joia adaptada a pequenas mãos aposte na delicadeza. Uma série de modelos se adaptam com harmonia a esse formato de mãos, as alianças mais finas com canto chanfrado são delicadas e podem ser a opção perfeita para uma tendência de noivos românticos.  Busque a harmonia no traço, com formas simétricas e acabamento suave.

Lizandro Júnior Fotografias

Lembrem-se de que a aliança não é apenas um acessório que vai complementar o look, ela será usada constantemente e deve ter sintonia com a personalidade do casal. Portanto, precisará tanto combinar com um vestido de festa importado como com a roupa de ginástica. Tenham a mesma cautela  que usam para escolher suas roupas diariamente, assim o noivo também precisará estar à vontade com sua peça vestindo um terno ou uma bermuda. Somente assim ela ficará natural na mão do casal, especialmente ao cortarem o bolo do casamento com as mãos unidas. Escolham o modelo com atenção!