Emily Milioli Photography

Existem as mães que, assim que anunciado o noivado, se animam com as preparações e já vão separando inspirações para a decoração de casamento, se prontificam a te acompanhar em todas as lojas para busca vestidos de noiva que sejam a sua cara, e ainda querem opinar na escolha dos convites de casamento. Outras mães acabam tomando um posicionamento mais reservado, têm medo de interferirem demais e acabam não se envolvendo muito.

Mas a verdade é que, nessa fase, equilíbrio é o fator fundamental para que tanto a mãe como a noiva fiquem satisfeitas, e uma mãe será muito útil nessa hora. O importante é que a presença da progenitora não sufoque ou incomode as decisões que a noiva precisa tomar, mas que ela também participe desse momento único. Veja aqui algumas sugestões de como incluir a sua mãe nos preparativos. Ela com certeza se alegrará de poder participar.

Julia Rezende Fotografia

1. Lista de convidados

Todos os noivos sabem que essa é uma das mais estressantes tarefas, isso porque é muito difícil cortar algumas pessoas da sua lista e decidir quem fica para receber o modelo de convite de casamento. Sua mãe pode ter uma visão mais prática, sem deixar que o sentimento tome conta da sua decisão. Além disso, também vai saber quem são os familiares que devem ser convidados. Claro que vocês irão conferir, mas ela pode fazer uma primeira triagem para agilizar esse largo processo.

2. Se encarregar das confirmações de presença

E depois dos convites enviados e recebidos, chega o momento de ir atrás das confirmações. Essa tarefa não é nada fácil e exige bastante paciência, algo que os noivos podem perder em meio a tantos comprimissos. Mas se sua mãe é organizada e costuma fazer festas e jantares com a família, provavelmente já possui prática. Além disso, se ela participou da elaboração da lista, estará mais familiarizada com as pessoas que devem confirmar.

Speciallitè

3. Ajudar a listar itens de presentes

Ela sabe mais do que ninguém quais são os itens essenciais para uma casa com funcionamento perfeito! Talvez não entenda da última tendência dos modelos de lembrancinha de casamento, mas provavelmente será de grande ajuda para garimpar os itens essenciais para sua lista de presentes, afinal de contas, tanto ela como seu pai já há muito tempo administram o funcionamento de uma casa e sabem o que vocês vão precisar nesse primeiro momento.  

4. Ajudar no preparativo dos eventos pré-casamento

Os noivos precisam tomar muitas decisões para o grande dia: são os elementos para a decoração da festa de casamento, as escolhas de cores para a paleta, a combinação perfeita das flores para casamento etc. E muitas vezes não sobra muito tempo para a organização dos chás. E as mães podem ajudar e muito com isso. Elas e os padrinhos podem se encarregar inteiramente dessa função, deixando que os noivos se preocupem com as tarefas do evento principal.

Orlando Soares Fotografia

5. Tarefas de última hora

Quando o dia do casamento chega, os noivos ficam com os nervos à flor da pele, qualquer mínimo detalhe pode afetá-los muitíssimo. Por isso, nesses momentos que antecedem a festa, o casal não deve se preocupar com funções de última hora. Peça para que os fornecedores ou qualquer pessoa que venha precisar de algo falem com a sua mãe, ela saberá o que fazer e deixará que vocês curtam esse momento sem estresse.

6. Ajudar na recepção de convidados

O dia C já bate à porta e alguém precisará ajudar a receber os convidados. Ainda que os noivos também tomem à frente dessa função, não sobrará muito tempo para que eles possam dar atenção a todos os presentes. É de bom tom que alguém os ajude a receber e melhor ainda se esse alguém for parte da família! Sua mãe se sentirá honrada em te ajudar a ser a anfitriã da festa, especialmente se for uma mulher sociável e bem diplomática.

Senff & Marchesine Foto e Vídeo

7. Se mostrar presente e com muito carinho

Talvez essa seja a mais importantes das tarefas! A noiva vai precisar sim muito do apoio e até do colo de mãe em certas ocasiões. É uma trajetória cheia de fortes emoções e muito trabalho, mas com uma linda recompensa ao final, e ter sua mãe presente ao seu lado e com todo o carinho é o maior e melhor presente que pode receber.

Ela te pegou no colo durante todas as etapas da sua vida, e estará ao seu lado quando a música para casamento tocar, dando início à festa. Nada mais justo do que dar o espaço para que ela possa fazer parte desse emocionante caminho até o altar. E quando chegar o momento do corte do bolo de casamento e dos discursos, não se esqueça de agradecê-la por tudo que fez até hoje, seja pelo empenho na organização do casamento  ou por todos os momentos que você contou com ela em sua vida.