A decoração de casamento enfeita o ambiente, mas de nada adianta arranjos de flores para casamento impecáveis se deixarem a desejar naquilo que vão oferecer para os convidados consumirem. Para muitos os coquetéis dão mais ênfase para animação da festa e são uma verdadeira arte de sabores e misturas.

E se além das tendências de moda para a escolha do vestido de noiva e traje de noivo também se importam em seguir o que a temporada diz sobre comida e bebida, provavelmente estão em busca de inspiração dos coquetéis para a temporada de 2019. Separamos 8 deles para te inspirar a fazer um bar com um cardápio atual e seguindo o que os especialistas da área apostam como última tendência.

1. Ordem e Prosecco

Se o nome parece familiar talvez é porque tenha sido inspirado no lema da bandeira brasileira, "Ordem e Progresso". Trata-se de uma das mais recentes receitas da mixologia do país, e tem o nome porque justamente leva um dos ingredientes alcóolicos nacionais que mais faz sucesso: a brasileiríssima cachaça. E, para dar um toque mais sofisticado ao coquetel, um bom prosecco! A receita completa leva uma medida de cachaça (a que preferir), suco de limão (taiti ou cravo) e uma taça de espumante. Para finalizar, usa-se cascas de limão para decorá-lo. Um coquetel refrescante e com certeza interessante para um casamento.

2. Moscow Mule

Cia. Bartenders

Revisitar os clássicos segue sendo uma tendência em 2019, e o Moscow Mule é um dos drinques que volta a brilhar e a ser uma das apostas principais para este ano. Para os noivos que adoram um toque vintage, seja para a decoração de festa de casamento como também para o bar, podem apostar neste coquetel também refrescante e simples, que leva em sua receita original apenasvodka, gelo, limão e ginger beer (refresco gengibre), servido em canecas cobre. Realmente um clássico que fará os noivos e seus convidados voltarem no tempo, e se sentirem transportados a um bar glamouroso da Nova York dos anos 1950.

3. Gin Tônica com especiarias

Bardu bar e bartenders

Não é novidade, o gin conquistou o paladar daqueles que buscam opções de bebidas que fogem das açucaradas caipirinhas, por exemplo. E ainda que esteja em alta já há algumas temporadas, em 2019 as Gin Tônicas chegam com cara nova e propostas irreverentes, com a mistura de ervas e especiarias, como o alecrim, canela, cravo, gengibre e outras. Também a utilização de elementos exóticos, como o chá de hibisco para sua elaboração, faz com que este coquetel já sofisiticado ganhe um novo sabor.

4. Negroni

Criativa Coquetelaria

Uma mistura equilibrada com seu sabor adocicado e amargo, é uma ótima opção para dias quentes, já que é servido com grandes pedras de gelo. É feito com gin, vermut e campari e veio diretamente dos verões italianos. Para muitos ele é a pedida perfeita para coquetéis que servem tanto para abrir o apetite como para ser tomado para animar a pista de dança, quando começam as músicas para festa de casamento. Ele também está na lista dos clássicos, mas há muito não fazia o sucesso que vem conquistando entre os consumidores.

5. Suco de tomate, uma opção não alcóolica

Tanto o Bloody Mary como o suco de tomate caíram no gosto dos noivos e convidados. O segredo é saber temperar este e trazer os elementos que elevam o sabor e o transformam em uma ótima opção para quem quer algo além dos refrigerantes e sucos convencionais, mas que também não queira consumir os coquetéis com álcool. Nem todos os drinques precisam ser alcóolicos e, para quem prefere os não são, é possível fugir dos tradicionais sucos de fruta.

6. Pisco sour

Com toques sul-americanos e de influência Peruana e Chilena, ele é perfeito para quem quer um ar mais leve, seja nos elementos da decoração, com lembrancinhas de casamento diferentes ao estilo tropical, não deixem de incluir essa tendência de coquetéis. Seu preparo é a base de pisco e limão e traz muita refrescância para as altas estações.

7. Sex on the Beach

Os clássicos são atemporais, e assim como na moda eles sempre voltam com uma nova cara, o mesmo acontece com os coquetéis que ganham destaque em 2019. A ideia é trazer opções do que foi ícone em temporadas passadas e reinventá-los, e o Sex on the Beach está entre eles. Ainda que hoje a proposta de coquetéis com menos açúcar esteja em alta, esse drinque, que foi símbolo de uma geração, volta a ter o seu lugar em bares e casamentos. Em suas variações atuais, a proposta é trazer sabores frutados da região, usando abacaxi, por exemplo.

Saber escolher aquilo que irá oferecer aos convidados é um dos grandes passos para ter sucesso nesse evento. Claro que os pontos altos serão a entrada com um lindo vestido de noiva, o olhar apaixonado do noivo ao esperá-la no altar, e a troca dos votos e das frases curtas de amor. Mas garantir conforto e boas opções de comida e bebidas é que fará a atmosfera do dia ser impecável.