Casa de Petrópolis
Casa de Petrópolis

Mais simpático que uma fatia, os bolinhos individuais se tornaram uma tendência forte desde 2020, e vieram para ficar como opção certeira nas festas de casamento. O jeito novo de servir a sobremesa principal da recepção ajuda a oferecer um evento mais seguro aos amigos e familiares, dentro dos protocolos de saúde e, ao mesmo tempo, proporcionam uma experiência sofisticada e diferente, que pode surpreender. Os garçons poderão levar o doce até a mesa dos convidados que se encantarão com a proposta e o carinho de cada detalhe. 

Três sugestões

Um para cada convidado

Dream Image Foto e Film
Dream Image Foto e Film

A opção que desponta entre as preferidas é pedir ao fornecedor dos doces que providencie um mini bolo para cada convidado. Lembrem-se que não se trata de um cupcake. A ideia é presentear os entes queridos e amigos com um bolo em uma escala menor, mas que pareça com um bolo de casamento convencional. A sobremesa pode ser partida em duas, por exemplo, então é mais que uma simples fatia ou um doce que pode ser saboreado de uma vez. A pessoa que receber se sentirá muita querida e com a saúde protegida.   

Um em cada mesa

Maria Amélia - Bolos e Doces
Maria Amélia - Bolos e Doces

Ao final das refeições, que tal colocar um bolo em cada mesa para que os convidados possam compartilhar? Provavelmente vocês vão definir os assentos de acordo com o parentesco e a proximidade de cada um, ou seja, as pessoas que moram na mesma casa ficam juntas. Sendo assim, um bolo com uma camada, que é outra tendência, de 15 cm de altura e 15 cm de diâmetro ou comprimento servirá bem de 4 a 6 pessoas por mesa.

Lembrancinha

Pitadela - Doces Finos
Pitadela - Doces Finos

Se não quiserem servir o bolo para cada um nas mesas, não tem problema. A solução aqui é substituir o bolo de andares por minibolos que serão as queridas lembrancinhas do casamento. Eles ajudam a enfeitar a mesa dos doces em travessas de andares (tipo bailarinas) ou algum móvel de canto com os mimos em caixinhas e embrulhos personalizados. Os convidados receberão os seus bolinhos e degustarão em casa.

No caso de casamento por streaming, que é o transmitido online, se for possível, entreguem ou enviem os mini bolos aos parentes e amigos que não puderam comparecer. Isso acaba sendo um gesto de carinho e agradecimento pelo apoio e amor transmitidos nesse momento importante da vida de vocês. Quantos aos bem-casados e docinhos, esses não são excluídos, e podem ser complementares aos minibolos, se assim desejarem. 

Beleza dos designs 

A melhor notícia desse setor é que há muitos fornecedores preparados para elaborar os mais belos bolos em miniatura com os mesmos sabores e designs exclusivos do bolo tradicional. Diversas confeitarias contam com o serviço de produzir minibolos no estilo e com as cores que desejarem e que, de preferência, combinem com a decoração da festa. 

O mais comum é a cobertura de creme branco para que as flores comestíveis brancas ou coloridas possam se destacar. Os metalizados também continuam em voga, então aproveitem para deixar os bolinhos mais elegantes com um toque de dourado ou prateado.

Hideki Foto e Filme
Hideki Foto e Filme

Estilo de casamento

Os bolinhos podem ser oferecidos desde grandes celebrações até as mais intimistas. Porém, os eventos maiores não são recomendados em vários países, inclusive no Brasil. Com isso, os micros casamentos estão mais populares e não há a necessidade de bolos com três ou mais camadas, a não ser que optem pelo bolo fake, só para ornar com a decoração da mesa dos doces e para as fotos. Uma ou duas camadas no máximo já são suficientes para a sobremesa cumprir o papel de comemorar a união de vocês.

Bruno Caporossi - Fotografia
Bruno Caporossi - Fotografia

Como a lista de convidados também será menor, os bolos ganham em praticidade e inovação, sem desperdício, com muito bom gosto (tanto em beleza quanto nos sabores!). Essa tendência pode e deve ser levada para os anos seguintes porque será uma solução para manter os protocolos de saúde sempre.