Felipe Gonçalves Fotografia

Não há como negar, muitas pessoas são conquistadas pela “boca”, e um bom buffet é 50% de garantia do sucesso da festa. Vocês se preocupam em organizar um dia impecável, com os mínimos detalhes da decoração de casamento, gastam horas para elaborar até a embalagem mais charmosa para as lembrancinhas de casamento, e é claro que tomarão todas as providências para que todos os itens relacionados ao buffet sejam perfeitos.

Mas, diferente de itens não perecíveis, como o convite de casamento, só vão realmente saber qual o resultado final do buffet no dia. Então como garantir que não haja erros? Há alguns itens que podem incluir no seu checklist que vão te deixar mais perto da perfeição!

Thiago Rosarii

1. Cuidado com as invenções

Quando o assunto é casamento, é difícil encontrar casais que não incluam a palavra original na hora de descrever o seu dia. Sim, ainda que existam uma infinidade de estilos, a maioria busca pelos modelos de lembrancinhas de casamento mais originais, as combinações e arranjos de flores para casamento inusitados para harmonizarem com uma decoração com objetos inéditos e únicos.

Mas, ao chegarem nas combinações das comidas, muito cuidado na hora de inovar. Os pratos chamados exóticos ganham esse adjetivo exatamente por não serem os mais populares entre os paladares, e por não serem conhecidos pela maioria das pessoas. Às vezes, arriscar em com uma iguaria desconhecida pode acabar sendo um tiro no pé. Incluam opções conhecidas também, e saibam balancear, dando alternativas para aqueles que não gostam de provar o novo.

Dawison Pinheiro

2. Leve em conta a temporada

Um delicioso risoto com queijos pode ser seu prato preferido, mas nem sempre é aquele que apresenta a melhor digestão em altas temperaturas. Façam escolhas inteligentes dos pratos buscando uma harmonização com o clima que costuma fazer na época do ano que vão celebrar o "sim". Assim podem, além de proporcionar uma experiência gastronômica, oferecer um conforto de acordo com o tempo do dia, refrescando ou esquentando seus convidados com pratos precisamente escolhidos.

3. Tudo sob medida

Se vocês vão oferecer uma vasta variedade de comidas, devem ser práticos na hora de contabilizar e disponibilizar as porções de cada prato, para que os convidados possam provar todas as opções sem desconforto. Lembrem-se de que após o coquetel ou buffet, as músicas para festa de casamento vão começar a tocar e, se exagerarem na medida dos pratos oferecidos, isso pode comprometer a animação da pista de dança (e alguns podem até passar mal).  Além disso, sabendo dosar a quantidade oferecida, irão evitar um desperdício maior e ainda diminuir o orçamento, podendo destinar o valor para algum outro item que requer mais dinheiro, como o modelo de vestido de noiva, já que toda ajuda é bem-vinda para confeccioná-lo com perfeição.

André Piccinini Fotografia

4. Harmonize com a bebida

Além das opções das comidas, vocês devem também pensar no que irão oferecer para acompanhar cada prato. O tipo de bebidas que acompanham as refeições podem comprometer completamente o sabor, podendo tanto beneficiar como prejudicar o resultado final dos pratos. Se optaram pelo vinho, peçam ajuda a um especialista para saber quais as opções mais adequadas para cada prato e sempre ofereçam água para acompanhar. E tenham cuidado com as bebida muito doces acompanhando os pratos principais.

5. Conheça seus convidados

Elaborar um banquete para um grande número de pessoas, e agradar a todas elas, nem sempre é fácil e possível, mas vocês podem garantir que todos tenham a oportunidade de provar o que vão oferecer. E, para isso, é preciso conhecer seus convidados e saber se alguém possui alguma intolerância, alergia ou restrição alimentar. Muitos noivos optam por disponibilizar, na confirmação de presença, um espaço para que possam dizer caso precisem de alguma dieta especial. Ou, para agradar a maioria, podem fazer uma votação entre alguns tipos de pratos.  

Rosamecanica

Claro que são muitos itens que garantem o sucesso da festa, desde as músicas para casamento escolhidas corretamente para cada momento, a iluminação, o clima de alegria etc. Mas, com certeza, a escolha gastronômica, que também passa pelo tipo de bolo para casamento, são dos itens mais aguardados pelos convidados, e vocês não vão decepcionar com essas dicas.