Assim que se envolverem com o planejamento do dia C vão constatar que as possibilidades para criar uma cerimônia deslumbrante são ilimitadas. O mercado sempre se renova e oferece opções tão deslumbrantes que faz com que os noivos acabem gastando mais em detalhes da organização e decoração do casamento, que não é necessário. Tudo bem que com o seu vestido de noiva dos sonhos você possa não querer abrir mão de nenhum detalhe, mas gastar o triplo do valor apenas para ter a música da entrada do casamento  tocada por um quarteto de cordas pode não ser muito conveniente para o bolso. Obviamente quando é possível contratar um profissional experiente ele orientará em cada etapa, isentando os noivos de investir no lugar errado. Por isso, hoje te mostramos aonde não devem aumentar os custos do orçamento.

1. Lista de convidados acima da ideal

O número de convidados é sempre um grande problema na hora de organizar a lista, pois sempre gostaríamos de convidar mais pessoas do que podemos. O que acontece é que cada convidado custa um valor fixo e se aumentarmos o número deles, automaticamente estaremos aumentando as despesas. Além do espaço que deverá ser maior e consequentemente terá um custo elevado, aumentará a alimentação, a bebida, os doces, e até do bolo de casamento simples. Nossa dica é selecionar ao máximo as pessoas que são importantes para vocês e com quem gostariam de compartilhar esse momento.

2. Convites sofisticados

A empolgação é tanta que logo na primeira providência a ser tomada no planejamento, que são os convites de casamento diferentes, a maioria dos casais gastam mais do que o ideal. Acabam escolhendo um papel do convite de casamento  muito sofisticado e caríssimo, sem a menor necessidade. Mas, isso não significa que devem fazer um simples e sem graça, basta criatividade e muita pesquisa por opções mais baratas de fontes e papéis, pode reduzir o custo e ainda manter um padrão de qualidade e a mesma elegância que o casal procura.

3. Lembrancinhas extravagantes

Para casais que fazem questão de que seus convidados saiam da festa com uma pequena recordação desse momento tão especial, alertamos que a lembrancinha de casamento diferente não precisa ser a mais elaborada e elegante do mundo, mas sim significativa. Ao invés de criar chinelos ou perfumes gravados com as iniciais dos noivos, que tal presentear os convidados com algo que seja realmente especial para vocês, como um mini pote de sua geléia artesanal preferida ou um mini vasinho com um tempero. Além de original e criativa, essas recordações farão mais sentido e serão muito mais úteis aos convidados tão queridos.

4. Sobremesa ou mesa de doces?

Algo que sempre vemos como um grande desperdício é a quantidade exagerada de doces. A sobremesa, que faz parte do menu de refeição, a mesa de doces, o bolo decorado de casamento, a mesa de bem-casados. Nossa sugestão é escolher no máximo dois desses itens (entre outros) que seguramente serão suficientes para os convidados se contentarem com essa dose de açúcar, e com certeza reduzirá os gastos pois são itens caros em sua maioria.


5. Cartão RSVP

Um item relevante, porém de menor importância que os demais. Embora a gráfica dos convites de casamento possa apresentar uma alternativa econômica (e que deve ser considerada), devem levar em consideração também o custo do envio. Hoje em dia há inúmeras opções mais ecológicas e econômicas, como as soluções online que usam e-mails para agradecer a presença de todos, é super barata e eficiente!

Pensem que muitas vezes por simples "capricho", podemos exceder os custo do evento por pura distração ou por não enxergar que aquele item não vale a pena. Se ao invés de preferir as flores para casamento exóticas, que custam muito mais, escolham uma alternativa mais viável ao orçamento e verão que com a diferença poderá pagar o buquê de flores que sempre sonhou.