Vitor Oliveira Fotografias
Vitor Oliveira Fotografias

Se desejam evitar uma grande decepção com o álbum de fotos, devem dar muita atenção à escolha do profissional e saber quais fotos não podem ser esquecidas, afinal essas cenas não podem ser desperdiçadas, nem voltam. Portanto, assim que encomendarem os convites do casamento precisam procurar por profissionais que sejam fundamentais para toda a celebração, afinal eles serão os responsáveis por colocar seus sonhos em prática e, se não houver um entendimento adequado do que vocês esperam, podem ocorrer algumas frustrações. 

Seja porque a foto do buquê de flores não demonstra a beleza da composição ou porque em nenhuma foto aparece os detalhes do look do casal que desejavam, esse é um risco que não querem correr! Embora não seja muito comum ocorrer determinados erros, pode acontecer por falta de planejamento e despreparo do fotógrafo. Para evitá-los, é necessário uma coordenação minuciosa para impossibilitar que qualquer foto tão significativa fique de fora do seu álbum.

Make a Moment
Make a Moment

1. Não pensar em preço x qualidade

Por mais que o orçamento esteja apertado, é fundamental que procurem um fotógrafo com referências na área, dentro da faixa de valores que podem dispor. Normalmente os profissionais que atuam no segmento de casamentos têm expertise adequada para que nenhuma passagem importante do dia fique de fora.

Por isso, após conferir que o valor cobrado está de acordo com suas possibilidades, conheçam o portfólio do profissional e, esclareçam suas dúvidas. Conversem com a aquipe e vejam também se há química entre vocês, afinal, eles irão participar de momento de extrema intimidade e deve haver muita confiança. 

Plano Perfeito Eventos
Plano Perfeito Eventos

2. Deixar para a última hora 

Após marcarem a data é comum que tenham algumas prioridades, como a busca do espaço ideal, a paleta da decoração da festa do casamento que tanto sonharam e o processo de entrega dos convites. É natural que seja as primeiras providências, deixar a escolha do fotógrafo para o fim da lista é um erro, acreditem.

Muitas vezes, o fotógrafo escolhido poderá não estar disponível na data, fazendo com que tenham que procurar outro profissional em cima da hora, que pode não ter qualidade que precisam. Portanto, tirem um tempo para comprovar o trabalho produzido por aquele que será o responsável por fazer com que imagens tão significativas fiquem eternizadas.

Victor Silverio Fotografia
Victor Silverio Fotografia

3. Não fazer um ensaio

Uma boa maneira de conhecer o trabalho do fotógrafo é agendar o ensaio fotográfico, pode até ter um custo extra, mas vale a pena o investimento. Cada vez é mais comum os noivos optarem por esta prova de fotos, onde é marcado um lugar – uma praça, um parque, à beira mar, ou qualquer outro – e fazem algumas fotos divertidas, que também farão parte do álbum.

Além de marcar o momento, essa é também uma boa maneira para que vocês conheçam o trabalho do fotógrafo, e para que ele também saiba quais os melhores ângulos do casal. Não dispensem a oportunidade de criar mais afinidade com o profissional, que deve registrar cada instante com destreza, para captar a alegria, as emoções e tudo o que ocorrer no entorno dos noivos, com as cenas mais icônicas de suas vidas. 

Castelo de Paiva
Castelo de Paiva

4. Não ouvir o profissional (e não dizer o que querem)

O fotógrafo com vivência no mercado nupcial saberá orientá-los sobre as fotos que devem ser feitas, ângulos, closes, iluminação e, outros macetes que os anos de experiência os fazem conhecer.

Por isso, é importante ouvir suas orientações, garantindo que desde as fotos da troca das alianças até o momento de cortarem o bolo decorado do casamento, tenham closes que captem a felicidade dos noivos e, com a iluminação perfeita para um colorido especial às fotos. Mas, por outro lado, vocês também devem se expressar. É fundamental esclarecer para ele as fotos que não desejam no seu álbum.

Strateji Studio
Strateji Studio

5. Não ter planejamento

Tudo que seja referente à celebração deve seguir uma organização para que cada parte funcione perfeitamente, inclusive as fotos, que também precisam de uma certa preparação para que nenhuma cena ou amigo fique de fora do álbum. No caso da cerimônia ter um grande número de convidados combinem com a cerimonialista para ajudá-los a coordenar, garantindo que os familiares mais próximos tenham um registro ou que a dança da primeira música da festa do casamento não fique de fora. 

Vitor Oliveira Fotografias
Vitor Oliveira Fotografias

Após meses preparando todos os elementos da decoração do casamento, entre tantos outros detalhes, será importante registrar cada instante do seu enlace, para que possam ver e rever sempre que tiverem saudade desses momentos. Daí a importância de um álbum completo: ele é a memória viva de todas as emoções que vocês irão viver no dia C, e que poderão servir como inspiração para a vida a dois para sempre.