Um decote que mostra a pele de forma sensual e extremamente delicada, assim pode ser descrito de forma simplificada o decote ombro a ombro, carinhosamente apelidado de "decote ciganinha". Versátil, este tipo acompanha as mais diversas silhuetas de vestidos, desde os cortes mais discretos aos mais sensuais, além de alongar e valorizar as curvas da mulher que o usa. Seguindo o contexto do casamento, do horário e o clima, fatores decisivos para eleger o visual, os detalhes e recortes fazem toda a diferença para uma noiva. O decote traz personalidade e deixará o estilo da protagonista em evidência.

O enigmático decote ombro a ombro aporta classe e sofisticação, e pode ser incorporado de diferentes maneiras. Charmoso, ganhou destaque de muitas grifes que são referência da moda bridal em suas últimas coleções, e você pode inspirar-se com a galeria que preparamos, em 101 propostas.

Ousados na medida certa

Ainda que opte por um look nupcial clássico, os modelos tradicionais – como um belo vestido de noiva princesa – é possível apostar em um leve toque sensual, algo que o decote ombro a ombro proporciona com perfeição. Os modelos que jogam com esse sex appeal, como os vestidos de noiva sereia, que carregam sensualidade em seu DNA, podem se beneficiar de um decote que deixa os ombros à mostra com delicadeza, algo que as noivas tentam buscar independentemente do seu estilo.

Mangas combinadas ao decote

Um grande destaque das últimas temporadas são as mangas diferenciadas, que mesmo fazendo parte de modelos tradicionais, adicionam o seu toque de extravagância. As mangas bufantes, por exemplo, são uma tendência que vem ganhando destaque há algumas coleções, tanto em looks noiva como nos modelos para as convidadas, e combinadas com o decote ombro a ombro ganham um ar majestoso e imponente, além do romantismo intrínseco nos tecidos leves da composição dessas peças, como o tule, o cetim ou a própria renda.

A noiva que procura uma alternativa charmosa para uma cerimônia que permita ainda mais ousadia, poderá apostar nas capas também. Sim, elas podem ser uma bela alternativa, adequadas para qualquer horário de enlace, porém mais indicadas para cerimônias mais elegantes e formais (de preferência em lugares onde as noivas não irão pisar em solos de grama ou areia).

O efeito tattoo lace com decote ombro a ombro combinado a mangas compridas também é uma opção válida, especialmente para as estações mais frescas do ano, em que rendas trabalhadas bastam para trazer requinte, elegância e mais calor ao look. 

Ao lado da tendência assimétrica para os vestidos nupciais, as mangas de sino também continuam em evidência, com sua atmosfera medieval envolvente, e aparecem nas recentes coleções de forma estruturada.

Versáteis 

É o estilo do vestido completo que dirá se o modelo combina melhor com uma cerimônia clássica ou mais despojada, e o decote ombro a ombro será pode adaptar-se perfeitamente a todas elas. Se a ideia é um vestido para acompanhar um enlace de estilo rústico, um modelo que aposte em tecidos leves e esvoaçantes combinados ao decote ombro a ombro será ideal para uma proposta com ar bohemian ou cigano, ideal para cerimônias ao ar livre, na praia ou no campo.

E para os looks sofisticados, texturas e volume nos tecidos irão "casar" perfeitamente com o ombro a ombro, que poderá ser a "peça" final para um visual à altura dos seus sonhos.

Detalhes que marcam a feminilidade

Os vestidos com esse decote são brindados com uma feminilidade incrível, e esse traço pode ser potencializado com a ajuda dos acessórios corretos. Para as noivas que optam por um  penteado preso de casamento os brincos grandes são uma aposta de sucesso, especialmente os de strass que caem sobre os ombros. Colares ou gargantilhas que chamam atenção para o colo também, com cuidado para não poluir o visual.

O decote ombro a ombro é atemporal, e a cada nova temporada pode ganhar novos olhares, mas segue mantendo suas características principais, sensualidade e delicadeza. Com o auxílio de complementos nupciais que estejam de acordo com o conjunto para arrematar todo o look com maestria, a noiva que apostar por este decote não irá se arrepender, e celebrará a sua beleza em cada aniversário de casamento.