Quando a atriz Renée Zellweger subiu ao palco do Teatro Dolby, em Los Angeles, para receber um dos maiores prêmios da noite do Oscar 2020 por sua atuação em Judy, além da emoção explícita em seu rosto, outro elemento também luziu: seu vestido branco, da Armani Privé, reto e com aquela que desponta como uma das tendências desde ano, o decote assimétrico. Ainda que o universo da moda nupcial tenha uma linha tradicional bem marcada, os estilistas cada vez mais investem em modelos mais ousados. Tudo o que tem essa pitada mais atrevida é diferente, e chama atenção, como é o caso dos modelos que contam com decotes que não são simétricos. Nos decotes chamados assimétricos as formas e os lados são desiguais, mas não deixa de ser um conjunto harmonioso, especialmente quando combina com a personalidade da noiva e com o ambiente onde celebra a união, em harmonia com o estilo da decoração do casamento.

Na década de 50, as mulheres começaram a usar decotes quadrados, depois veio a tendência do decote em V, até chegar ao que hoje se define como "assimétrico". O corte mais conhecido é o chamado de “mula manca”, no qual um braço é coberto pela manga e o outro não, fica descoberto, mas há muitas variações do estilo, que também já chegaram à moda nupcial. Como o vestido normalmente é um dos itens mais importantes em um enlace, a noiva diz o primeiro “sim” oficial para “ele”, não é mesmo? Então conheça bem este decote para saber se essa será a sua eleição.

Variedade de cortes

Como podem ver na galeria de fotos que preparamos, há vários estilos assimétricos que se misturam com outros tipos de decotes, como de coração, ombro a ombro, ilusão. Desde vestidos de noiva sereia com um braço coberto, com transparência, até modelos com silhueta reta, harmonizados com uma só alça.

Os modelos são muito sensuais, brincam de esconder e mostrar os braços, o colo, o pescoço e os ombros, mas também há vestidos de noiva princesa, mais tradicionais e elegantes, com decote assimétrico, com a clássica saia ampla e armada. E, nesse caso, o contraste desse decote contemporâneo com uma silhueta clássica pode ficar bem interessante.

Complementos

Como podemos ver nos modelos apresentados por Jolies, St. Patrick La Sposa, Alma Novia e outras marcas,  as aplicações de flores, babados, as franjas e as plumas conferem mais personalidade ao assimétrico, deixando-o mais ousado, e esses elementos. Alguns modelos misturam dois tipos de alça (no ombro com a outra caída no outro braço), um tipo de assimétrico mais sofisticado, e que pode ser usado em casamentos formais, onde a noiva queira sair do convencional.

Silhuetas e estilos

Noivas fashionistas e com um estilo mais moderno costumam apreciar um decote mais sensual e, se este é o seu caso, pode se identificar com esse estilo assimétrico, já que há também várias possibilidades de releitura da tradicional “mula manca”. Todas as mulheres podem recorrer a este tipo de decote, mas é preciso ter atenção ao formato, para que seja o que mais combina com o seu corpo, levando em consideração os ombros e os seios.

Os vestidos assimétricos, com decotes que lembram o ombro a ombro e o decote tipo grego, são ideais para mulheres que possuem mais busto. É  bom estar atenta a esses detalhes na hora de escolher o vestido para destacar no seu corpo o que você deseja. O mais importante é a noiva se sentir confortável no dia C com um vestido que tenha a ver com o seu próprio estilo, dentro das propostas.  

Cores ousadas

Como podem ver nos modelos expostos na galeria, alguns ousam nas cores para fugir da tonalidade mais típica para as noivas. Hoje em dia os ateliês especializados em moda nupcial sabem que sempre há exceções às regras, e as noivas que buscam vestidos que não sejam brancos têm se multiplicado. Por isso, os estilistas têm investido na produção de vestidos de noiva vermelho, bem como azuis claros, pretos e com toques de rosa. Há também os mais claros, com tonalidades em pérola, champanhe e bege.

O penteado que harmoniza

Como a tendência do assimétrico, que oferece várias opções de estilo, os penteados também podem variar, dependendo dos fios e do gosto da noiva. É possível investir em penteados diversos, desde os penteados presos para casamento com rabo de cavalo ou os presos na lateral que está descoberta pelo vestido, causando um contraponto interessante, até os soltos. As noivas de cabelo curto podem se surpreender ao escolher um vestido com decote diferenciado, porque o colo se sobressai e o pescoço livre deixa o vestido brilhar, assim como a protagonista!

Entrar pelo corredor com o vestido de noiva que realmente traduza o seu estilo fará toda a diferença para o seu dia. Inspire-se com a galeria e veja se um decote assimétrico poderá ser harmonizado com toda a sua cerimônia.