Explosão de cores para os trajes de noivo! Tendência forte para 2023
A cor do traje do noivo é uma escolha pessoal e, por isso, é importante começar a pesquisar com antecedência, para encontrar a tonalidade ideal. Para aqueles que desejam fugir dos padrões, vejam esse guia com as principais tendências para 2023!
Assim como a noiva é inspirada a se sentir livre para optar pelo vestido que mais se encaixa com a sua personalidade, ao noivo também é recomendado fazer a sua escolha com autonomia, de maneira calma e consciente, respeitando o seu tipo físico e o seu gosto pessoal. Mas não basta decidir se usará terno completo ou costume, paletó ou blazer: o noivo também terá que dar a palavra final na cor da peça. Para noivos que desejam inovar neste quesito, saibam que as cores estarão em alta – fugindo dos tradicionais trajes preto, azul-marinho e cinza. E preparamos um guia com as principais tendências vistas na Barcelona Bridal Fashion Week (BBFW) e que devem aparecer nos casamentos a partir de 2023. Acompanhe!
Trajes nas cores primárias: de volta à origem!
As cores primárias, também chamadas “cores puras”, são aquelas que não podem ser reproduzidas a partir de outras cores. Elas são três: amarelo, azul e vermelho. Também são conhecidas como “aditivas", já que a soma delas resulta na cor branca. Amarelo, azul e vermelho são cores geralmente vistas nos trajes de noivos que se casam durante o dia, em cerimônias descontraídas e informais, mas também podem ser opções para enlaces noturnos. Nos dois casos, gera uma impressão positiva de um noivo cheio de carisma, autenticidade e autoestima.
Durante a BBFW, o estilista Carlo Pignatelli apresentou algumas propostas de ternos bem casuais nestas cores: uma mistura de looks formados por paletós e calças com cortes mais soltos, que facilitam o movimento das pernas. Para completar o look despojado, sugeriu combinações que variam entre o uso de colete de brilho com colar, camisa de gola alta na mesma cor do terno e camisa social com gravata, além do clássico sapato social preto – mas nesse caso, sem meia, mantendo assim um tom formal casual.
Trajes nas cores secundárias, uma mistura interessante
As cores secundárias são aquelas que são produzidas a partir da mistura, em igual proporção, de duas cores primárias. Elas também são três: laranja, verde e roxo. Durante a BBFW, o estilista Ramon Sanjurjo trouxe modelos elegantes de smokings coloridos, enquanto Carlo Pignatelli apresentou ternos de costumes bem marcantes.
Com a exceção do roxo – cor muito usada em casamentos noturnos – as outras duas cores caem bem em casamentos matutinos e informais. A tríade de cores destaca o noivo no casamento, passando uma sensação de graça, simpatia e veracidade.
Além das cores, estão liberados os estilos!
Além das tradicionais (porém, ousadas!) cores primárias e secundárias, a BBFW reforçou a mensagem de anos anteriores para o traje do noivo: respeitar o desejo do protagonista será tendência sempre. Isso significa proporcionar modelos que atendam a uma ampla paleta de cores, variedade de tecidos (com uma mescla interessante de estilos estruturados com estilos fluídos), propostas de estampas e combinações entre as peças. Tudo isso contribui para uma geração de noivos bem original.
Mas lembre-se: seja qual for a ideia inicial para a cor escolhida, é aconselhável colocá-la em prática o quanto antes, experimentando vários modelos e apenas levando para casa a peça com a qual se sentir mais identificado. Para evitar surpresas e ainda ter tempo hábil para mudar a decisão caso seja necessário, é recomendado buscar lojas e ateliês com antecedência de, pelo menos, seis meses. Esse tempo garantirá uma quantidade de horas suficientes para provar distintas tonalidades e ficar satisfeito com a cor escolhida.