Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

Sapatos de A a Z: os modelos mais usados pelas noivas

Sapatilha, carretel, salto quadrado, anabela, meia pata, channel, tênis: não faltam modelos de sapatos para a noiva caminhar até o altar, e que podem até ser usados depois do casamento. Descubra o match perfeito de acordo com o seu estilo!

Ajudamos a encontrar o vestido dos seus sonhos 👰
Peça informação e preços de vestidos e acessórios a negócios perto de você
Noiva colocando sapato

Noiva colocando sapato

A cada passo que você der, ele estará ali. O sapato da noiva, ainda que esteja invisível aos olhos dos convidados, é o item mais importante do look nupcial depois do vestido. E são vários os tipos e estilos de calçados: uns mais confortáveis que outros, outros que funcionam melhor em determinados momentos, com salto alto ou baixo e de tantos modelos. Neste dicionário, separamos os modelos mais usados pelas noivas, um guia que irá te ajudar a tomar a melhor decisão nesse quesito. Acompanhe. 

Alpargatas

Sola reta e tecido de fibra compõem a alpargata, calçado bastante utilizado em países da América Latina e da Europa Mediterrânea. Entre os modelos de sapatos de noiva mais confortáveis, ele garante uma pisada firme e, por isso mesmo, é uma boa escolha para casamentos ao ar livre celebrados em terrenos irregulares como praia e campo. O calçado dá um ar de maior descontração ao look, caindo muito bem com vestidos de noiva de estilo boho, retos ou curtos. 

Gucci

Anabela

O calçado conhecido como Anabela é chamado assim por conta do seu salto: uma plataforma contínua que acompanha todo o solado do sapato, conferindo maior firmeza ao andar. É um calçado que comporta vários tamanhos de salto e estilos: sandálias de salto anabela e sapatos de salto anabela.

A versão do salto feito em lona e corda – lembrando o salto da alpargata – se chama espadrilha. Tanto o Anabela quanto o espadrilha são ideais para casamentos de estilo mais rústicos – realizados na praia, no campo ou na montanha – pois facilita o caminhar em terrenos irregulares como areia, grama ou terra.

Christian Louboutin

Boneca

O modelo Mary Jane, conhecido também como sapato boneca, é um sapato com o bico arredondado, fechado com tira e fivela sobre o peito do pé. Ideal para noivas românticas e de estilo vintage, o calçado comporta tantos saltos finos quanto grossos.

Top Class

Botas de cano curto

As botas de cano curto podem ser brancas ou coloridas e usadas com vestidos longos ou curtos. É uma opção perfeita para as noivas que irão celebrar o casamento no inverno e para aquelas com muita personalidade, que desejam dar um toque moderninho ao look nupcial. Para uma pisada mais firme, os saltos baixos e mais grossos são recomendados.

Hermès

Carretel

O carretel corresponde ao modelo do salto desse sapato: baixo e com uma leve inclinação para dentro. O calçado carretel é um tipo de calçado simples e elegante, super adequado para noivas de estilo vintage e uma boa peça para ter no guarda-roupa após o dia C.

Jimmy Choo

Chanel

O chanel é um modelo de sapato muito elegante, ideal para noivas clássicas e românticas. Conhecido pelo seu salto de altura mediana, bico fino e a abertura no calcanhar, o chanel é um clássico desde os anos 1960 e foi criado pela estilista francesa Coco Chanel.

Pronovias

Meia pata

O sapato meia pata é uma boa opção para a noiva que deseja usar o salto para ganhar uns centímetros a mais sem abrir mão do conforto. Nesta opção, a estrutura frontal da sola é reforçada com uma plataforma, proporcionando maior altura à noiva. O estilo cai bem com os mais variados cortes de vestidos de noiva – desde o clássico ao império – e é um belo modelo para usar depois do grande dia. Conta com opções de salto grosso e fino.

Pronovias

Mule

O mule é um estilo tamanco que se tornou uma tendência na composição de looks casuais femininos. O calçado de origem ocidental lembra um chinelo, e pode ser feito de couro ou tecido e ter ou não salto. Já a babucha segue o mesmo conceito dos calcanhares de fora, porém não deixa à mostra os dedos dos pés. Expressa muita personalidade, por isso mesmo, chamará a atenção para os seus pés, sendo uma ótima opção para um look boho ou como o segundo sapato da festa.

Hermès

Open Boots

Os Open Boots são um estilo de sandália abotinada, cujo desenho com as tiras lembra uma bota. É uma opção elegante e irreverente de calçado para noivas que desejam inovar na escolha do grande dia. O modelo de salto alto e fino é indicado para espaços do casamento com o solo liso.

Peep toe

Já o modelo peep toe, como a própria tradução sugere, é um estilo de calçado que deixa os dedos aparecendo. O bico aberto é a sua maior peculiaridade e permite aos pés "respirarem''. Não há um modelo de salto padrão: tanto os finos quanto os plataformas caem muito bem em uma noiva de estilo vintage.

Top Class

Rasteirinha

As rasteirinhas, como o próprio nome já anuncia, são calçados cuja sola se arrasta no chão. Esse modelo é totalmente sem salto, altamente confortáveis, e ótimas opções para um casamento praieiro ou como segundo sapato da noiva, para curtir sem se preocupar com dores nos pés.

Gucci

Salto quadrado

Se você é do time que deseja um calçado que proporcione uma pisada firme, mas não quer abrir mão do salto, os saltos quadrados são uma boa pedida. Quanto mais grosso o salto, mais sustentação você terá. Esse tipo de salto é especialmente versátil e, por isso mesmo, indicado para noivas de todos os estilos. 

Christian Louboutin

Sapatilhas

Se você vai se casar em um gramado ou em uma praia, mas deseja um sapato sem salto que seja mais delicado em comparação à alpargata e ao tênis, pode optar pelas sapatilhas. São vários os modelos de sola fina e flexível, dos mais abertos aos mais fechados, de cores sóbrias às glamourosas. Muito versátil, esse tipo de sapato combina com noivas de todos os estilos.

Christian Louboutin

Scarpin

O scarpin é um calçado parecido com o chanel. Ambos possuem bico fino e salto mediano (de 4 a 10 cm), mas a diferença em relação ao chanel é que o scarpin é totalmente fechado no calcanhar. Esse sapato também é um clássico e combina com a maioria dos estilos de looks, especialmente os mais tradicionais, e pode ter os saltos finos ou grossos.

Manolo Blahnik

Stiletto

Semelhante ao scarpin, o stiletto tem o mesmo formato de modelo, mas o que os difere é a altura do salto: os stilettos partem dos 10 centímetros de salto e podem chegar até os 18 centímetros. Ideal para noivas clássicas que amam estar nas alturas.

Valentino

Tênis

Na hora de escolher o calçado do casamento, o conforto é o requisito mais importante e o tênis está entre os modelos que mais proporcionam isso. O calçado está cada vez mais comum na composição do traje de noivos e noivas: casar de tênis é estiloso e a opção perfeita para curtir horas e horas de festa sem preocupação com os pés.

Jimmy Choo

T- Strap

O modelo T-strap é muito parecido com o sapato boneca. A diferença é que a tira para o fecho está sobre o peito do pé. Podem ser encontrados com o salto alto e com o salto baixo, e têm uma pitada de sensualidade, sendo um modelo bastante usado por divas do cinema quando se apresentam como a femme fatale.

Sapatilha, carretel, salto quadrado, anabela ou plataforma, meia pata, tênis, chanel e rasteirinhas são algumas das muitas opções de sapatos de noiva do nosso dicionário de calçados. O tipo ideal para o grande dia dependerá de algumas variáveis como o estilo, a altura, o vestido de noiva e o local do casamento. Antes de decidir o seu, se inspire também com o nosso catálogo.

Ajudamos a encontrar o vestido dos seus sonhos 👰
Peça informação e preços de vestidos e acessórios a negócios perto de você