Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

Vestidos para as mães dos noivos: vejam os melhores estilos!

Elas são as mães dos protagonistas, e merecem estar à altura do grande dia para prestigiar filhos e filhas. O modelo escolhido não é para qualquer evento, deve ser pensado e definido com atenção e carinho. Veja dicas e exemplos para mães especiais.

Susanna Rivieri

Um casamento não envolve apenas o casal que diz "sim". Geralmente, a família toda cria expectativas, ajuda nos preparativos e nas referências, e participa do planejamento! Isso inclui, claro, as mães dos noivos e noivas. Esse momento também é uma fase significativa na vida delas: quando entendem e sentem que seus filhos e filhas tomaram um próximo passo na relação. Sendo assim, além de conselhos e todo apoio, as mães também se preocupam em fazer bonito no altar, e é aí que começa a busca pelo look ideal. Confiram as nossas dicas do que pode ser seguido e evitado, além de alguns modelos inspiradores. E pode ser que algumas pessoas prestes a se casar não tenham mais as suas mães ou consideram suas madrastas ou avós para este "posto" que requer muito amor. Independentemente da dinâmica familiar, este artigo é para todas as mulheres que estarão nesse lugar especial: mãe do noivo ou da noiva.

Mateus Miranda Fotografias

Existem regras para o vestido das mães dos noivos?

Há etiqueta de vestimenta e comportamento em todo o processo, simplesmente porque o casamento é repleto de ritos. Na maioria dos casos, as mães participam dos cortejos de entrada e saída da cerimônia, ficam no altar ao lado dos filhos e filhas ou nos primeiros assentos, ganham destaque nas fotos, e acabam sendo anfitriãs da festa também. Então, por mais que sejam importantes, o visual das mães não pode ofuscar o casal que estará sob holofotes no grande dia.

É importante que elas expressem seu modo de ser e de se vestir, mas tenham em mente que o look deve seguir o horário e o local do casamento. Além disso, precisam se atentar ao estilo do enlace, assim conseguirão estar elegantes e se sentirem seguras e confortáveis com os trajes.

Susanna Rivieri

O que é recomendável evitar

O primeiro passo para escolher um vestido de festa para um casamento, seja quem for, é buscar saber qual será a cor dos vestidos das madrinhas. Assim, será possível optar por um tom diferente, para que todas tenham o destaque que merecem, e não haja situações estranhas. E, para os vestidos das mães dos noivos, temos algumas recomendações:

  • Poucos casamentos, hoje em dia, pedem para que todos, inclusive mães e pais, estejam de roupas claras. Mas se não for o caso, deixe o branco apenas para a noiva. O preto também deve ser evitado, principalmente para quem ficará no altar de uma igreja.
  • Vestido com excesso de brilho ou a saia rodada e volumosa demais. O modelo longo não precisa ter várias camadas. Prefira saias retas ou evasê. Esses tipos de cortes não comprometem na hora de andar, sentar-se e dançar.
  • Tenham cautela com decotes mais sensuais, fendas profundas e modelos de vestidos muito justos no corpo.
  • É sempre bom dosar os exageros. Brincos grandes não precisam de colares e vice-versa. Se for usar um acessório de cabelo, opte por brincos menores e mais delicados. Joias chamativas não ornam com chapéus.

Susanna Rivieri

Vestidos para mães dos noivos: casamentos tradicionais

Aqui falaremos sobre os casamentos que ocorrem no campo e na cidade, incluindo as cerimônias em igrejas, salões ou ar livre. Os enlaces diurnos dão uma maior liberdade ao se vestir, especialmente quando se trata de comprimentos. Um vestido mídi é o ideal para mães de noivos e noivas e temos no catálogo modelos estampados e com cortes sofisticados. Já as cores podem ser quentes com o fundo neutro ou inteiramente suaves da paleta pastel.

Susanna Rivieri

Marchesa

A cor preferida entre as mães do casal é o azul, principalmente os tons que vão do royal ao marinho. Elas ficam elegantes, combinam com qualquer tipo de casamento e se destacam na medida certa para o cargo especial que ocupam. Misturar os tons de azul também é uma opção. 

Pronovias

Susanna Rivieri

Outras cores que vão bem com casamentos que acontecem no fim de tarde ou à noite são os tons mais escuros, como o vinho, o magenta, o roxo, o cinza e o verde esmeralda, por exemplo. Celebrações noturnas são glamurosas por si só e as mães podem ousar nas cores sóbrias e nas maquiagens que destacam os olhos. 

Pronovias

Pronovias

Casamentos são eventos para aproveitar roupas com brilho. O mais interessante para as mães é quando o vestido tem pontos de brilho, bordados e renda no corpete e nas mangas. O decote em V e a tendência que permanece do tattoo lace (transparências em tule da cor da pele com bordados) também ficam perfeitos nos trajes delas.

Pronovias

Vestidos para mães dos noivos: casamentos na praia

A ocasião pede por tecidos leves e fluidos para que fiquem à vontade. Lembrem-se que é um evento em meio a natureza, pé na areia e em dia ensolarado. Nossa aposta é por cores alegres, como amarelo, laranja e rosa, bem como as suaves como verde água, rosa seco e azul claro. Há modelos estampados lindos nesses tons claros, que são charmosos e atemporais.

Oscar de la Renta

Martha Medeiros

Com essas inspirações e ideias de vestidos para as mães dos noivos, vocês podem explorar mais o nosso catálogo de festa para encontrar o modelo que tem a ver com a sua personalidade, estilo e tipo de casamento do seu filho ou da sua filha. A maquiagem, os acessórios e o penteado também valorizam o look. Mesmo com a emoção e a eventual preocupação de que o dia deles (as) seja perfeito, não se esqueçam de se divertir. Vocês também merecem!