Ricardo Jayme

Muitos noivos só percebem que há diferenças entre as obrigações do cerimonialista e do assessor quando estão prestes a encomendar os convites do casamento, criando uma dúvida no momento de contratar o serviço. Mas não se assustem. Se estão nesse dilema, saibam que não são os únicos. Antes de mais nada, devem saber que ambos possuem funções imprescindíveis para tornar realidade o sonho de vocês, especialmente quando a ideia é uma festa para muitas pessoas, onde toda ajuda será bem-vinda, pensando desde o décor do espaço até o bolo do casamento. Além de poder oferecer dicas e conselhos, os profissionais são um apoio quando bate aquele estresse em saber que a data está se aproximando.  

É uma fase em que necessitam um direcionamento em momentos essenciais, e esses profissionais estão acostumados a lidar com a ansiedade em achar o modelo de vestido de noiva que seja conveniente ao tipo da cerimônia, ou quando a lista de convidados cresce acima do combinado. Por isso, hoje mostramos as atribuições que cada um deve desempenhar para que saibam qual profissional contratar.

Pamela Kieper Fotografia

Parceiro dos noivos: conheçá o assessor

Carinhosamente chamado pelos noivos como “anjo da guarda”, o assessor ajuda a formatar seu sonho, apontando as melhores opções para transformar as expectativas em realidade. Ele estará presente a partir das definições iniciais, durante todo o processo, e só termina seu trabalho quando tocar a última música romântica do casamento.

Assim que a data é marcada ele entra em ação, fazendo comparações de preços, visitas aos espaços e degustações, cronograma de contratações, sempre adequando as ideias apresentadas à personalidade do casal. Ele equilibrará os orçamentos para fazer acontecer a decoração da festa do casamento incluindo todos desejos dos noivos, mas que entre no perfil econômico dos noivos.

  • Assessores acumulam diversas funções

Geralmente os profissionais oferecem pacotes diferentes para atender às necessidades de cada casal. Devem procurar a pessoa que possa desempenhar aquilo que precisam. Além de todo planejamento da cerimônia e festa, o assessor poderá cuidar da parte burocrática, como reservas e contratos que também serão supervisionadas pelo profissional, quanto a prazos de entrega, multas e ajustes dos pagamentos, conforme a disponibilidade dos noivos.

Normalmente o profissional indicará fornecedores que conhece, conseguindo algumas vantagens financeiras e melhor qualidade dentro do que buscam, principalmente quando a cerimônia for em outra cidade. Mas, além de todas essas atribuições, o assessor apoiará as decisões do casal, inclusive quando se tratar dos trajes. Esse serviço é realmente indispensável quando o evento for para um grande número de convidados.

Karina Fadel Cerimonial

Cerimonialista: o apoio no grande dia

Embora muitos cerimonialistas atuem como um assessor, o cerimonialista é o profissional que normalmente será contratado para cuidar da montagem e roteiro do grande dia, que muitas vezes começa na véspera da data marcada. Ainda que sua função possa servir em todos os estilos de enlace, é uma figura muito requisitada em cerimônias intimistas, em que o casal pode planejar e contratar todos os serviços por conta própria, e necessitam apenas de um profissional capacitado para coordenar a produção do grande dia, que priorize a tranquilidade e confiança dos noivos no resultado final.

Ele será os olhos dos noivos e o responsável por checar se tudo o que foi contratado está de acordo com o recebido. São os que buscam a perfeição para que todos os sonhos se tornem realidade, muitas vezes apagando incêndios na última hora.

  • Os cerimonialistas acumulam funções essenciais

O cerimonialista irá acompanhar o processo de preparação do décor no dia, os arranjos com as flores do casamento, a checagem dos produtos encomendados, orientação aos profissionais que vão trabalhar como garçons, manobristas, DJ, certificando que os padrinhos e a equipe de fotos e filmagem cumpram com o horário definido. Esses pequenos procedimentos garantem um cenário maravilhoso no altar e que todos estejam posicionados assim que a noiva descer do carro rumo à sua felicidade.

É o primeiro a chegar na cerimônia, garantindo que todos o cortejo esteja perfeito, desde a entrada dos padrinhos de forma correta até a chegada da noiva, e ainda ajudará a arrumar o véu na entrada, e muitas vezes será o guardião do modelo buquê, para que a protagonista esteja perfeita na hora que as portas da igreja se abrem.

Mínimo Detalhe

O que vão perceber, na hora de elaborar esse dia mágico, é que o auxílio externo é fundamental. Por mais que a família e os amigos íntimos se envolvam, uma pessoa especializada nesse universo tão intenso é tudo em que o casal deve investir. Embora ambos sejam profissionais criteriosos, que buscam tornar desde a decoração do casamento até cada detalhe da festa impecáveis, eles são imprescindíveis também para deixar a identidade visual do casal inesquecível. Por isso participam nas decisões do traje, acessórios e até do sapato branco de noiva, para que seja adequado para deixá-la caminhar com elegância.