Janaina Carvalho Fotografia
Janaina Carvalho Fotografia

A quantidade de providências, contatos e decisões a serem tomados para viabilizar o casório é capaz de levar muitos noivos e noivas à beira de ataques de pânico e ansiedade. Mas o percurso até o altar pode ser bem menos nervoso do que se imagina. Contar com a ajuda especializada de gente cujo propósito é fazer acontecer o sonho devolve a diversão às discussões da decoração de casamento, das surpresas aos convidados e demais temas relacionados à data.

Assessores e cerimonialistas possuem know-how para tornar todo o processo muito mais ágil, seguro e barato, da contratação do buffet com à escolha da banda. Apesar de parecer um gasto extra desnecessário para os casais com orçamentos mais restritos, contar com ao menos um profissional dedicado ao planejamento do evento é, na maioria das vezes, o divisor de águas que separa uma celebração de sucesso de uma memória repleta de arrependimentos. Motivos para isso não faltam. 

João Renato Gomes
João Renato Gomes

1. Eles ajudam a manter o orçamento e a verificar contratos 

Estes profissionais têm a missão de ser “anjos da guarda” nos preparativos do casamento, cabendo a eles ajudar em todo o passo a passo de maneira proativa. O que isso significa? Economia de tempo e de dinheiro. Lançando mão da experiência e da rede de contatos, são capazes de obter melhores preços e condições de pagamento nas negociações com fornecedores, sem deixar perder de foco o orçamento do casal.

Se eles notam que determinado capricho do par tornará os gastos exorbitantes, são capazes de oferecer rapidamente uma série de alternativas mais razoáveis para tornar o sonho possível. Também são ótimos para auxiliar nas questões burocráticas dos contratos, evitando assim possíveis pegadinhas no pacote do décor, por exemplo.

2. Adotam o sonho do casal como seu (e brigam por ele)

Na missão de fazer toda a supervisão dos detalhes da cerimônia e festa, assessor e/ou cerimonialista se tornam grandes aliados do casal. Eles adotam para si os anseios e expectativas do par e se encarregam de mover montanhas para que eles sejam supridos. É deles a responsabilidade de fazer com que o combinado seja cumprido e de encontrar soluções para os problemas de última hora. Aos apaixonados, é reconfortante ter alguém em quem confiar para fazer tudo acontecer exatamente do jeito como desejaram. 

Cor&Arte Fotografia
Cor&Arte Fotografia

3. Poupam o casal do estresse

Toda organização é estressante em algum grau e eles funcionarão como um filtro dos aborrecimentos. Ter eles no meio do caminho é bom tanto para o casal quanto para os fornecedores, que acabam agradecidos pelas conversas mais pragmáticas e menos passionais do que as travadas com casais e seus parentes. Não raro, os planejadores costumam ter relacionamentos mais estreitos com fornecedores, o que aumenta a boa vontade do outro lado. 

4. Conseguem descontos convidativos

A relação entre os fornecedores e o assessor e/ou cerimonialista sempre é diferenciada. Às empresas, é interessante agradar estes tipos de profissionais para que sempre trabalhem com elas e façam novos negócios. O resultado natural é que elas acabem fazendo concessões (leia-se descontos) que não fariam no trato direto com o cliente final. Um exemplo: se a iluminação tiver que ser alterada em um item ou outro no dia do casamento, provavelmente esta mudança irá gerar taxas extras. Com os profissionais à frente do processo, a cobrança pode não acontecer ou ser reduzida.

Monique Angelis Fotografia
Monique Angelis Fotografia

5. Garantem a qualidade do casamento

Ainda que os espaços alugados ofereçam um coordenador para ajudar no casamento, provavelmente este profissional só estará de olho nos detalhes específicos pelos quais é responsável, como comida e limpeza. Detalhes capazes de tornar o grande dia especial e único, como os arranjos de flores do casamento, ficam sem supervisão, mas eles cuidam de cada pormenor.

Um hotel ou casa de festas verá a sua celebração de forma mais impessoal do que um planejador dedicado. Um prato cheio para o surgimento de furos em profusão que arruínem tudo. Como ter de fazer malabarismos de última hora é a última coisa que o casal gostaria de fazer, é melhor se precaver. Por mais que algumas noivas sejam criativas e se saiam bem nas decisões a respeito da decoração da festa do casamento, dificilmente terão chance de gerenciar toda a montagem no dia. Outra verdade é que muitos casais não sabem como organizar um evento de alta qualidade, e esses profissionais irão garantir a excelência do enlace. 

Buena Onda Casamentos
Buena Onda Casamentos

6. Tornam a logística mais ágil

Se a recepção ocorrer em um local diferente e distante, sobretudo em lugar longe ao da cerimônia, ter alguém no comando que ajude na familiarização das pessoas envolvidas ao espaço faz toda a diferença. Eles aceleram a acomodação, organização e trabalho das equipes, antecipando-se às dificuldades. Quanto mais complexa for o tipo de orquestração, mais estes profissionais se mostram essenciais, especialmente nas celebrações em outras cidades. Provavelmente, pesquisarão e darão a preferência para operar com empresas acostumadas aos locais. 

7. Irão te "bombardear" com boas ideias

A maioria das noivas passa horas percorrendo o Pinterest, buscando aqui no portal e folheando revistas especializadas em busca de inspirações. Mas os profissionais que planejam a festa são capazes de te dar inúmeras ideias brilhantes e originais. Se você quer uma peça única ou uma sobremesa memorável, terá a chance de ter um brainstorm personalizado cujo resultado pode te surpreender. E o melhor, com as soluções e contatos que podem viabilizar as ideias. 

Neemias Amaral
Neemias Amaral

Contar com este tipo de ajuda ainda tende a poupar a própria relação do casal, que estará pilhado com tantas decisões e sentimentos por administrar. Se vocês podem ter uma consultoria que auxilie na escolha dos convites de casamento, por que não lançar mão disso? Aproveitem todo o conhecimento profissional para tirar dúvidas e não se perder no cronograma até a data escolhida para o "sim", sem grandes percalços. Garantimos que, ao fim de tudo, quando estiverem apenas curtindo a festa, ter contratado alguém em quem se apoiar será uma das resoluções das quais o casal mais se orgulhará.