Cada casal decide oficializar sua união de uma maneira particular, com celebrações personalizadas. Alguns preferem uma decoração de casamento bem simples para um mini wedding, outros preferem levar os poucos e bons amigos para um destination wedding, há quem queira um vestido de noiva vermelho e, mais recentemente, têm surgido casais que optam abertamente por uma festa onde só entrem adultos, ou seja, onde as crianças não estão permitidas. Esse tipo de evento está se tornando cada mais popular nos Estados Unidos, os chamados adults-only weddings ("casamentos apenas para adultos"), mas aqui alguns casais já estão aderindo à prática. 

Diferente de escolher um ou outro tipo de convite de casamento ou a paleta de cores, por exemplo, restringir a festa apenas aos pais pode causar polêmica se os noivos não souberem se posicionar ou lidar com essa situação. Por mais que essa "restrição" possa parecer indelicada, muitos noivos já têm optado por ela, por diversas razões, e existem maneiras educadas de dizer aos seus amigos que sua festa é só para adultos.

 

Pode sair caro

Quem organiza um casamento sabe como essa festa pode comprometer a situação financeira do casal. Cada pequeno item possui um impacto direto no valor final, isso porque a maioria dos elementos são contados por número de convidados, seja o buffet ou modelo de lembrancinha para casamento. E, além das crianças serem contadas também como convidadas em muitos desses itens, para que seus pais possam aproveitar a festa, muitos noivos se vêm obrigados a preparar um espaço exclusivo para eles, com recreação e profissionais preparados para os cuidados e isso, provavelmente, aumentará significativamente os custos.

Muitos noivos, para poderem conseguir elaborar a festa que sempre sonharam, acabam se vendo impossibilitados de oferecer esses serviços, o que os leva à decisão de realizar uma festa apenas para adultos.

Informe com delicadeza

Esse é um assunto delicado e difícil de ser comunicado, por isso é preciso saber como divulgar esse "detalhe". Ainda que vocês queiram deixar claro já no modelo de convite de casamento que a festa será apenas para adultos, não é indicado que coloquem esse informação explicitamente no texto do convite de casamento. O mais aconselhado é agir de forma sutil para evitar magoar sentimento dos seus amigos. É preciso muito tato para passar essa informação. Se já tem em mente pessoas que podem não entender esse recado feito com muita delicadeza, converse pessoalmente e explique os motivos que te fizeram decidir por este tipo de festa.

Use o seu site de casamento

O seu site de casamento pode ser útil para repassar muitas informações importantes, como detalhes do dress code e inspirações de modelos de vestido de festa, lista de presentes, mapa para chegada no local, e também a informação que a festa será preparada somente para adultos. Lá vocês podem preparar um texto explicando carinhosamente os motivos que levaram vocês a tomarem essa decisão e pedindo a compreensão de seus amigos. Expressem o desejo de poder celebrar com eles dessa maneira, com certeza eles irão entender os seus motivos.

Nenhuma ou todas

Nada pior do que os seus convidados pensarem que vocês selecionaram quais as crianças podiam estar presentes e quais não foram convidadas. Não deixe eles pensarem que houve uma seleção de alguns pequenos e exclusão de outros, e para isso vocês não poderão abrir exceções para um ou outro. Ou vocês decidem que o casamento é só para adultos, ou permitem que todos os pais possam levar seus filhos, e assim evitam uma situação desagradável.

E os pais que não têm com quem deixar seus filhos?

E se vocês são convidados para um casamento onde as crianças não devem ir? Primeiro é importante lembrar que os noivos se empenharam e colocaram todas as suas expectativas para proporcionar uma festa perfeita a vocês, mas que são eles que celebram o amor e têm o direito de optarem pelo estilo de festa que quiserem. Por isso, respeitem a decisão e tentem compreender os motivos. Uma boa sugestão é entrar em contato com outros pais que sabem que também foram convidados, podem reunir todas as crianças e compartilhar os gastos de contratar alguém para que fique com elas.

Muitas vezes os noivos não encontram outra saída ou simplesmente preferem uma festa onde apenas os adultos estão presentes. Vocês não devem se culpar por isso, os pais devem compreender este desejo. Seja para poderem dançar as músicas da festa de casamento até o amanhecer ou mesmo porque o orçamento não permitiu, saibam como informar seus amigos dessa decisão da melhor forma e, quando chegar o momento de calçar o sapato de noiva e o do noivo, e dar início às comemorações, tenham a certeza de que todos estão presentes para festejar esse dia com vocês como sempre imaginaram.