Ainda que muitos estereótipos sobre os clássicos "cor de menina" e "cor de menino" estejam aos poucos, e felizmente, sendo deixados de lado, a tonalidade rosa é inevitavelmente vinculada ao universo feminino. A tradição dita que os vestidos de noiva mais clássicos devem ser brancos, mas há muitas mulheres que preferem render-se a outras cores para dizer o "sim", com um traje que pode inclusive combinar com os detalhes de uma decoração de casamento rosada. Mesmo que não seja o mais convencional, hoje em dia já é possível encontrar os mais diversos modelos de vestido de noiva em todos os tons de rosa, e no mês que ganha este nome, mostraremos o quanto pode ser versátil.

A cor rosa remete ao romantismo, e mesmo as suas tonalidades mais intensas, como o magenta e rosa pink, têm algo de delicado quando aparecem. Mas o rosa não é apenas sinônimo de ternura, no mês de outubro esta cor ganha outro significado: torna-se sinônimo de luta e força, porque esse foi o mês escolhido como símbolo do combate ao câncer de mama, com uma campanha para conscientizar as mulheres e ajudar aquelas que enfrentam a enfermidade.

"Sim" colorido

Usar cores no traje nupcial não é uma novidade. Antes da tendência branca, as noivas entravam na igreja com vestidos coloridos, e as mais religiosas usavam preto. Não raro que algumas mulheres atualmente escolhem um vestido de noiva vermelho para o altar e, com os elementos certos para harmonizar, o resultado final é tão impecável quanto o daquelas que se casam com trajes all-white.

Para quem quer casar-se com a cor rosa, a dica é pesquisar a tonalidade que mais combinará com você e com o estilo da decoração da festa de casamento, já que tudo deve estar em sintonia. Pink, magenta, bebê, chiclete, fluo e shock são alguns dos novos tons de rosa, mas para um enlace o mais recomendado é o rosa pastel ou o rosa seco, por serem mais elegantes e combinarem até com as flores para casamento mais utilizadas.

Rosa e os tons de pele

  • Noivas de pele clara (especialmente com cabelo loiro ou castanho claro) podem investir em tons médios de rosa, como o  millennial pink, salmão e coral;
  • Para mulheres negras e com pele morena os analistas indicam cores e tons mais vibrantes, contrastando com o tom da pele, como o magenta. Como se trata de um casamento, os tons claros mais fechados são os mais indicados;
  • Ruivas e mulheres com pele que consideram mais pálida podem investir em tonalidades que tenham um certo brilho dourado, como o rosé

Para todos os estilos

A maioria das marcas que lançaram mão do rosa em suas temporadas 2020 e 2021 apostaram por vestidos de noiva princesa. Com a cintura marcada e saias volumosas, as grifes abriram as portas para os sonhos mais românticos das noivas, fazendo uso tanto do rosa quanto de texturas e camadas estruturadas nas saias, brincando com desenhos mais ousados e bufantes.

Mas também há espaço para modelos mais sensuais, vestidos de noiva de renda com transparência, enfatizando as curvas em silhuetas sereias, e corsetes para marcar o colo da noiva, uma das tendências desse último ano.

Alguns cuidados

Se já fizeram a lista de convidados e você já decidiu que o seu vestido do dia C será rosado, tenha em mente que é bom avisar as convidadas que essa será a sua cor, para que elas possam pensar em outras tonalidades,especialmente aquelas que estarão no altar com você, como as madrinhas, a  sua mãe e a mãe do noivo. No caso das madrinhas vocês podem combinar de vestir rosas com contrastes diferentes, assim ficarão bem harmonizadas e as fotos do vestido de noiva ficarão ainda mais destacadas no álbum.

Desde o look nupcial até o bolo de casamento, cada enlace é sempre único, e o seu também será. Saiba que se optar por um vestido de noiva rosa – e acessórios que seguem o tom, como um buquê de noiva rosa – com certeza ele ficará guardado na memória dos seus convidados, por ser uma opção original e igualmente encantadora. E mesmo para as noivas que querem casar-se de branco, é importante que se lembrem da essência  do Outubro Rosa, dos cuidados que devem ter com o seu corpo e a sua mente: essa, sim, é uma ideia que nunca sai de moda, como o amor.