Casa de Petrópolis
Casa de Petrópolis

Se há uma tendência que 2021 trouxe de volta com força total é a dos buquês de noiva em grandes dimensões. Conhecidos como maxi buquês, eles se mostram especialmente harmônicos nos enlaces realizados ao ar livre e com inspiração boho, que colocam em destaque na decoração os elementos naturais. Algo que faz sentido no contexto da nova normalidade. O aspecto selvagem e orgânico dos maxi buquês permitem efeitos únicos no contraste entre texturas e cores dos seus grandes formatos. São arranjos que apresentam um nível de dramaticidade e de complexidade compatível ao desejo por maior liberdade e profundidade, algo que os arranjos mais tradicionais não dão conta com tamanha intensidade.

Razões como estas fazem deste tipo de buquê o queridinho entre as noivas mais intensas e cheias de personalidade. Para que elas façam bonito na proposta, lançamos esse texto com algumas dicas e considerações sobre o assunto. 

Nelson Campos Fotografia
Nelson Campos Fotografia

Prepare os braços

Os maxi arranjos são lindos e geralmente também são mais pesados, alguns a ponto de requerem as duas mãos para serem levados ao altar. Por isso, aconselhamos que a noiva procure baixá-lo com frequência para não ficar com os braços doloridos no final do dia. Uma preparação na academia para o desafio também pode ser bem-vinda!  

Espécies ideais

Certas flores parecem terem sido criadas para compor os maxi buquês. Peônias, papoulas, rosas inglesas, magnólias, anêmonas, ranúnculos, ervilhas doce, scabiosas, proteas são algumas delas. Mas antes de baterem o martelo, aconselhamos que o casal se certifique de verificar com o profissional especialista se os tipos favoritos estarão disponíveis perto da data do casamento. Pode parecer óbvio, mas isso evitará muitas dores de cabeça e gastos a mais.

Studio Floresça - Flores para o Sim
Studio Floresça - Flores para o Sim

Brinque com as texturas

Combinar caules e vinhas com as flores repletas de pétalas torna o arranjo mais interessante e rico por conta das camadas de textura contrapostas. Experimente adicionar algumas suculentas ao buquê para ter uma grata surpresa. Espécies secas, como o capim-dos-pampas, também podem e devem ser usadas na composição. Não fechem a cabeça antes de fazer as experimentações.

Denis Silveira Fotografia
Denis Silveira Fotografia

Além do branco

Por conta do medo de errar, não raramente algumas noivas restringem a ideia a somente uma cor, que costuma ser o branco. Mas não há nada de errado em surgir com flores coloridas, alegres e vibrantes para dizer o sim. É possível, por exemplo, fazer um lindo gradiente em cascata que tornará sua revelação para o seu par ainda mais impactante.

Escale uma fita

Veja com o profissional responsável pelo buquê algumas opções de fita. Ela deixará o arranjo mais fácil de transportar, facilitando a vida de quem irá transportá-lo. Teste alguns materiais que casem com o tema e as cores do arranjo.

Invista no verde

Querem optar por um estilo moderno? Considerem encher de gramíneas, capins, heras e galhos de samambaias o arranjo. Dê destaque à vegetação e pontue-a com as flores. Um dará enfoque ao outro e tornará toda a escolha em algo único. 

Lucas Cardozo Fotografia
Lucas Cardozo Fotografia

Tenha um plano B para o lançamento

Por conta das grandes dimensões e do peso, os maxi buquês podem ocasionar algum ferimento se lançados para as suas convidadas. Por isso, talvez seja melhor deixar com uma das madrinhas um buquê menor montado especialmente para este intuito. Ninguém está disposto a sair da festa para ir parar no hospital! 

Valores: converse com o florista

Antes de qualquer coisa, é importante que saibam que os arranjos maiores podem ser bem caros por usarem flores mais raras e/ou em quantidade maior para obter o efeito desejado. Se o orçamento de vocês estiver curto, é melhor conversar com o florista para pensar juntos em maneiras de reduzir os custos como, por exemplo, usar flores sazonais ou incluir folhagem extra. Isso pode fazer com que o sonho não acabe numa dívida difícil de arcar. 

Os maxi buquês de noiva são uma moda que deve se manter por muitos anos pela sua ousadia e beleza. Portanto, não há o que temer em desejarem um desses para dizer o "sim" no altar. Pesquisem referências e batam tudo isso com os profissionais capacitados que sejam capazes de trazer alternativas e adaptações às suas ideias. O maxi buquê perfeito será aquele que atende às suas expectativas e capacidades.