Decidir o local onde se celebrará a cerimônia nupcial é um dos primeiros passos que se deve dar no momento de planear um casamento.

Normalmente os noivos querem casar-se na igreja da cidade onde vivem, apesar de nem sempre ser possível devido às longas listas de espera e ao horário restrito que concedem para as cerimônias nupciais.

Outra opção é se casar em outra igreja, normalmente na paróquia da noiva, em uma capela que os noivos gostem ou que tenha um significado especial para eles. Nestes casos a cerimônia ganha um carácter mais íntimo e no recinto poderá haver uma decoração muito mais global do que se tratasse de um espaço maior. Mas atenções, no caso de optarem por uma capela, deveram ter em conta o número de convidados para nos assegurarmos de que todos possam entrar no recinto.

Por outro lado, apesar de menos freqüente, os casamentos religiosos também podem ser celebrados fora de uma igreja, por exemplo, em uma tenda instalada numa chácara. No entanto, são poucos os sacerdotes que estão dispostos a realizar a cerimônia em outros locais que não sejam um recinto eclesiástico.

No caso dos casamentos civis, podem celebrar a união no próprio Registro Civil ou combinar com o juiz para que este se desloque ao local onde gostariam de se casar, que pode ser o mesmo onde realizam a recepção.