Bia + Fael Fotografia
Bia + Fael Fotografia

Muito se fala dos perfumes para as mulheres arrasarem em seus vestidos de noiva. Mas, a cada ano, aumenta de forma significativa o número de noivos também interessados em causar o tal impacto olfativo em seu par e nos convidados. Por isso, preparamos algumas dicas para a escolha da fragrância dos homens no dia do casamento. Porque as flores do buquê podem ser cheirosas ou não, mas os protagonistas da cerimônia não têm a alternativa: não podem esquecer o perfume!    

Iluminar Fotografia Profissional
Iluminar Fotografia Profissional

Categorias de perfumes

Antes de tudo, é necessário saber que existem três categorias em que os perfumes podem se enquadrar. A classificação tem a ver com a concentração da essência na fórmula do frasco. Quanto maior ela for, maior durabilidade o produto terá no corpo.

  • Eau de cologne, a água-de-colônia, é a que possui concentração mais fraca, com 3% de essência de perfume, em média;
  • Já o eau de toilette representa a categoria de perfumes suaves, com cerca de 4 a 8% de essência;
  • Por último e não menos importante, o eau de perfum tem, em sua composição, de 8 a 16% de concentração e maior tempo de eficácia

As duas últimas categorias dão, em média, uma fixação de 8 e 12 horas (em média), respectivamente. A depender da sua escolha, é aconselhável reaplicar o produto durante a festa de casamento. 

JC Foto e Vídeo
JC Foto e Vídeo

As famílias olfativas

Você não precisa ser um expert da perfumaria para reconhecer todas as nuances dos cheiros e identificar quais ingredientes funcionam melhor com a sua pele. Nesta altura do texto, é importante dar o alerta de que o perfume se adapta à química corporal de cada pessoa. Isso quer dizer que o produto que você adora em outra pessoa, como no seu primo ou colega de trabalho, pode adotar um outro aroma em você. Para ser capaz de entender o que vai melhor ao seu gosto e corpo, concentre-se em conhecer as famílias dos perfumes. 

  • Os amadeirados são secos e pouco adocicados. Aromas de canela, terra e picantes são usuais entre eles, com o uso de sândalo, âmbar, couro e tabaco;
  • Os cítricos são mais leves e destacam-se pelo frescor do cheiro. Evocam laranja, limão e bergamota. Há também os frescos, que juntam as notas cítricas com as de folhagem e relva, utilizando-se bastante de lima, hortelã e cidreira;
  • Os aromas frutais são autoexplicativos: doces e frescos. As notas predominantes são de ameixa, maçã, pêra, rosas e jasmim;
  • Os orientais possuem notas quentes e picantes. Cheiros de canela, baunilha, gengibre, noz-moscada e âmbar são característicos 

Mas como decidir qual será o ideal para o casamento? A gente te mostra as alternativas. 

Luciana Teixeira - Fotografia e Filmagem
Luciana Teixeira - Fotografia e Filmagem

Simples e seguro

Não é fundamental comprar um perfume especialmente para o dia do "sim". Se o noivo já tem uma fragrância favorita que agrada ao casal, não há porque mexer no time que está ganhando. Compre algo especial para a data apenas se você fizer questão. A fragrância pode ser vista como um presente para si mesmo, que será muito bem-vindo se aumentar a confiança para o momento.   

Dividindo o perfume

Aproveitando-se que existem perfumes unissex elegantes no mercado, você e seu par podem subir ao altar com o mesmo aroma, apoderando-se do sentimento de unidade do matrimônio. A desvantagem é que vocês não conseguirão distinguir o cheiro um do outro. Se quiserem, podem borrifar um pouco dele nos papéis e envelopes para convite de casamento.  

Jader Morais Fotografia
Jader Morais Fotografia

O leve é mais certeiro

Uma fragrância leve e fresca costuma funcionar melhor do que uma almiscarada. Uniões realizadas na primavera e no verão se darão melhor com essa proposta. O outono e inverno, em contrapartida, abraçam bem aromas mais pesados. Mas, sendo o Brasil um país tropical, é bem provável que os leves se ajustem melhor à nossa realidade. Seja qual for o escolhido, o perfume tem que ser poderoso o bastante para se sobressair ao das flores do casamento.

Mas atenção: nada de errar na mão na quantidade aplicada. Neste dia, as pessoas querem ficar inebriadas de amor e não de um perfume que empesteia o ambiente. Os alérgicos também agradecerão tal cuidado. 

Iluminar Fotografia Profissional
Iluminar Fotografia Profissional

Fragrância personalizada 

Já pensou em ter um odor criado especificamente para você e seu par? Perfumistas agora oferecem esses serviços. Vocês têm a palavra final sobre os ingredientes recebendo a devida orientação profissional. Isto garante que ninguém mais na festa terá o mesmo aroma que o noivo, feito na medida para todas as suas demandas. 

Evite marcas na moda 

Se determinada fragrância de uma marca famosa está em alta, é provável que muitos dos convidados a estejam usando no dia da cerimônia. Uma dica para você não se transformar em apenas mais um com o mesmo cheiro é apostar em algo clássico. Procure por um perfume que você continuará amando daqui a vinte anos. O aroma em questão passará a evocar sua memória olfativa para este importante momento da sua vida. Uma das lembranças de casamento que você e seu par terão para sempre.

Dani Campos Fotografia
Dani Campos Fotografia

Outra dica para fazer a essência durar mais é a aplicação da fragrância em camadas, o que fará do cheiro mais duradouro e intenso, destacando-o do odor do buquê de flores. Assim, se o noivo estiver usando uma fragrância pronta, é aconselhável tentar encontrar o gel de banho, o bálsamo pós-barba e/ou a loção de limpeza que sejam da mesma linha. Se isso não for possível, é melhor combinar o perfume com produtos sem cheiro para que ele se sobressaia. Com esses cuidados, o noivo e seu par, bem cheirosos, têm tudo pronto para brilhar no dia mais importante de sua vida em casal.