Tarik Dhiego Fotografia
Tarik Dhiego Fotografia

Geralmente as ruivas naturais possuem a pele bem clara que contrasta, com muito charme, com o tom dos cabelos. Deixar em evidência essa caracterísca, que chama atenção por ser um tom de fios que não é tão comum, pode ser um grande trunfo. Mas, além disso, existem truques e procedimentos que permitem realçar o que cada mulher tem de melhor. Neste dia tão único é sempre recomendável utilizar recursos que acentuem sua beleza natural, e que harmonizem perfeitamente com o vestido de noiva.

E existem também outros elementos do look nupcial que permitem salientar sua beleza, como acessórios que harmonizem com tons terrosos e avermelhados, como o próprio buquê de flores, assim como levar em consideração o estilo do penteados de casamento, que pode realçar a cor das suas madeixas.

Charme natural e (quase) exclusivo

Segundo pesquisas, estima-se que apenas 2% da humanidade seja ruiva, sendo que no Reino Unido é onde possui maior nascimentos de ruivos, principalmente na Escócia. A causa do cabelo ser vermelho é por uma característica genética chamada de “rutilismo”.

Porém, o encanto pelos fios ruivos é tanto que hoje em dia muitas pessoas aderem (com razão) aos tons vermelhos ou alaranjados para sua cor de cabelo. E, para as noivas que querem destacar suas madeixas cobres, as tendências de moda e beleza servem como um ponto de partida que irão direcionar suas escolhas, mas o mais importante é descobrir o que melhor enfatize a sua personalidade.

Way Of Love Fotografia
Way Of Love Fotografia

Tratamentos

Normalmente os fios do cabelo ruivo, independente de serem lisos ou crespos, requerem muitos cuidados, já que possuem maior porosidade e, portanto, merecem uma atenção ainda maior no período que antecede o grande dia.

O ideal é o uso de produtos específicos para cabelos coloridos ou com progressiva, que evitam o ressecamento, e sempre invista em hidratações. O mais adequado para ruivas são shampoos e condicionadores sem sulfato, que mantém a cor por mais tempo, sem retirar pigmentos coloridos. O filtro solar em spray é fundamental para evitar que o cabelo desbote com a ação dos raios solares.  

Lascivité por Camila Machado
Lascivité por Camila Machado

Penteados e acessórios

O cabelo ruivo se distingue pela própria cor, portanto cabelos compridos ficam divinos com um acessório delicado, tiaras ou presilhas, especialmente as metalizadas, como douradas. Os coques ficam incríveis com pontos de brilhantes, e podem ser a opção perfeita para combinar com um look sensual com decote nas costas. E se você prefere um visual mais despojado, investir em um penteado com tranças para casamento é a alternativa perfeita, com um toque boho chic que combinará perfeitamente com um vestido de noiva de renda, fluido.  

Se deseja usar flores naturais, perfeita para enlaces no campo, onde acompanham uma bela decoração de casamento rústico, prefira flores brancas, que se destacam com a tonalidade do cabelo. As amarelas ou rosas ficam apagadas, e as alaranjadas podem "sumir", pela falta de constraste. Não se esqueça também de que pode acrescentar outros acessórios ao look, brincos e colares que se destaquem da cor do cabelo (evitando o rubi, por exemplo) para que não passem despercebidos.

Cuidados com a pele

Sardas são comuns em ruivas e se preferir amenizá-las poderá fazer uso do corretivo no tom de sua pele para ficar uniforme, embora seja uma unanimidade que essas pintinhas naturais são puro charme (hoje em dia tem até gente fazendo tratamentos artificiais para alcançá-las!).

A base translúcida, também na sua tonalidade, permite uma aparência natural. O blush tem a finalidade de iluminar o rosto, assim, adote tons do pêssego ao marrom, que harmonizam melhor com o tom dos cabelos. Para uma maquiagem sofisticada poderá fazer uso de tons de acobreados ou dourados. 

Queen Fotografias
Queen Fotografias

Olhos

Prefira os tons de bege e nude para o dia e terrosos do marrom ao cobre (ou dourado) para a noite. Os tons de verde podem destacar os olhos claros, e por incrível que pareça, contrastam com perfeição com os cabelos avermelhados. Olhos bem contornados com lápis ou delineador para salientar o olhar também são uma boa pedida. O rímel é fundamental e já que, normalmente, os cílios são bem clarinhos, então prefira-o nas cores marrom ou preto.  

Victor Silverio Fotografia
Victor Silverio Fotografia

Boca

Vários tons de batom combinam com o tom avermelhado ou alaranjado dos cabelos. Se não tem o costume de usar batons fortes do dia a dia, pode recorrer aos tons nude para um efeito espontâneo, o rosa seco ou fechado também funciona (somente descarte o pink).

Se usa esse elemento no cotidiano, o coral dará um belo ar de frescor, natural e romântico, especialmente se o seu cabelo for mais avermelhado. Se tiver um tom de cabelo mais inclinado ao laranja, pode investir sem medo no vinho, para uma maquiagem mais intensa, que ficará perfeito.

Victor Silverio Fotografia
Victor Silverio Fotografia

Toda mulher pode (e deve!) explorar suas características naturais para potencializar o seu charme. O segredo para não errar na escolha é ter intuição e não fugir da sua essência no dia C. Do cabelo ao sapato de noiva, tudo deve estar de acordo primeiramente com a sua personalidade, e depois pode utilizar algumas dessas dicas e truques para entrar pelo corredor como uma musa.