Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

Quanto tempo deve durar o noivado até o casamento? E mais perguntas que o casal pode ter!

O noivado é a fase de planejar e organizar toda a cerimônia. Mas, será que existe um tempo certo de duração? E é obrigatório reservar um tempo para o noivado antes do casamento? Tirem todas as suas dúvidas!

Os Britos

Quando as pessoas decidem que estão prontas para dar mais um passo no relacionamento, rumo ao casamento, costumam surgir dúvidas. Elas giram em torno, principalmente, de qual é a melhor maneira de conduzir todos os protocolos envolvidos nessa grande resolução. Quanto tempo dura um noivado? Esse é um dos questionamentos mais comuns. Essa pergunta básica não tem uma resposta simples.

Apesar de existirem tradições que ditam rituais a serem seguidos após pedir a mão em casamento, não há regra que determine o tempo certo de duração deste momento. A melhor dica é agir conforme o casal acredita ser o ideal para a relação. E mais dúvidas que envolvem o período do noivado podem surgir, então acompanhem a lista que irá ajudar a compreender alguma delas. E, claro, não se esqueçam de se inscrever na nossa newsletter, para receber todas as informações para o casamento!

Quanto tempo deve durar o noivado até o casamento?

Os noivados atuais tendem a durar cerca de 1 ano e meio, tempo dedicado à preparação da cerimônia do matrimônio e ao amadurecimento da relação para a mudança que está por vir. Porém, essa escolha é pessoal, feita de acordo com a realidade de cada um. Cabe aos noivos estipularem o período necessário para se casarem, tendo em mente as questões financeiras, a maturidade da relação, o tempo que esperam ter para organizar uma festa e demais fatores pessoais.

Quanto tempo esperar entre o casamento civil e o religioso?

Quem deseja celebrar a união, tanto em uma cerimônia religiosa ou simbólica, quanto no civil, pode enfrentar algumas dificuldades para tê-las realizadas no mesmo dia. O que faz com que elas sejam, muitas vezes, marcadas em datas diferentes, e não há problema nisso. Não exista etiqueta que determine o espaço de tempo certo entre uma cerimônia e a outra, mas o estado civil perante a lei passa a valer apenas após a cerimônia em cartório — quando oficialmente se encerra o noivado ou namoro.

 

Vinicius Waknin

Qual é a origem do noivado?

Apesar do romantismo que envolve um noivado, a sua origem é voltada para o lado financeiro, estando relacionado ao momento em que era estabelecido que duas pessoas iriam se casar e, em troca, uma das famílias sairia com um dote nas mãos. 

Os cenários mudaram e a tradição que mais guia os novos casais atualmente remete às gerações de nossos avós e pais, em que os namoros evoluíam para noivados rapidamente, pois esta era a maneira de assegurar a intenção de seriedade de um romance. Após o noivado, passavam vários anos até o casamento ser realizado, sendo esse período necessário para que os noivos se conhecessem de fato, e se tornassem financeiramente capazes de sustentar uma família. 

Há algumas décadas, aliás, as noivas subiam ao altar por volta dos 22 anos e os noivos aos 24. Contexto que se modificou e, em média, as mulheres estão se casando aos 30 anos e os homens aos 32. O que mostra uma grande diferença de motivações que levam aos casamentos dos dias de hoje em relação aos realizados no passado. Por isso, não é preciso se prender a tradições que, talvez, não conversem mais com o contexto atual de cada relacionamento. 

Sweet Movement

Noivado: como funciona

Para casar é preciso noivar?

Ter dúvidas sobre a necessidade de oficializar a intenção de se casar também é algo comum entre os futuros casais. Saibam que não há protocolo que impeça que esta etapa seja pulada. Um namoro pode se transformar diretamente em um casamento, afinal, o noivado é uma opção, e o nome que se dá tradicionalmente ao momento que envolve o pedido de casamento até a sua consagração.

Precisa oficializar o noivado com um anel?

Outro marco envolto de tradição é o anel de compromisso, uma espécie de código social que indica o comprometimento com o matrimônio de quem o usa. Usar esse simbolismo costuma estar no “pacote completo” de casamento, mas é totalmente opcional. A joia pode ser de diversos materiais e formatos, e precisa ser utilizada no dedo anelar.

Escolha aqui o anel de noivado!

Precisa fazer festa de noivado?

Assim como algumas pessoas optam por se intitularem noivos e noivas, há os que apreciam a ideia de oficializar essa intenção em uma cerimônia com os familiares e amigos mais próximos. Fazer uma festa de noivado pode ser uma boa ideia para quem gosta de organizar celebrações e, ainda, sentir o gostinho do que está por vir. Promover uma festa de noivado é totalmente opcional e cabe a cada casal decidir o que se encaixa melhor ao seu estilo. 

Os Britos

Não existem regras para o momento que antecede o casamento, ele pode ser chamado de noivado ou não, pode ser comunicado a todos ou apenas aos mais íntimos e durar o tempo que for preciso — seja ele longo ou curto. O importante é que esse período seja vivenciado como uma oportunidade de fortalecer a união entre o casal, e que os envolvidos tenham segurança do importante passo que estão dando juntos. Além de aproveitar o tempo que for preciso para preparar a melhor celebração do matrimônio, seja ela simples ou grandiosa.