Victor Silverio Fotografia
Victor Silverio Fotografia

Assim que receberem o convite de casamento para serem madrinhas, é provável que as amigas já comecem a pensar no visual que irão ostentar no grande dia. Afinal, elas também ganham destaque no caminho até o altar, nas fotos e durante a preparação, quando acompanham alguns detalhes finais para ajudar a noiva.

Seja com um vestido de cor uniformizada com as outras fiéis escudeiras, ou com modelos diferentes, os complementos sempre serão uma parte indispensável do look, e um dos "pormenores" importantes é o calçado, que precisa compor o conjunto com o vestido de festa e o estilo do casamento, adapto ao local, ao horário, ao clima... Então vejam 7 propostas de sapatos para todos os tipos de enlaces. Algum deles será ideal para você!

Roberta Silva Cerimonial
Roberta Silva Cerimonial

  • Sandálias de salto alto

A clássica escolha da tira fina na horizontal próxima aos dedos com outra prendendo o tornozelo cai bem com casamentos na cidade em igrejas e salões. É um dos estilos mais desejados pelas noivas brasileiras, e as madrinhas podem usá-lo perfeitamente. A sandália deixa mais pele à mostra e isso alonga a silhueta. Pode ter mais tiras ou uma tira bem grossa, e há o tipo peep toe, com a diferença de ser fechada atrás e na lateral, o que dá mais estabilidade ao andar. E lembre-se: quando mais grosso o salto, mais confortável será a sandália.

Adolfo Domínguez
Adolfo Domínguez

  • Sapatilhas

Para um casamento com ar mais leve e que possa ter muitos caminhos, escadas ou pedrinhas, um sapato confortável sem salto é a sapatilha. Uma alternativa para as mulheres que não curtem um salto alto também, mas não dispesam a elegância em seus calçados.

As sapatilhas podem ser fabricada com brilhos, aplicações metálicas e adereços, e não perdem para o sapato de salto no quesito beleza. As madrinhas podem usar e abusar desse calçado que dá certo com modelos de vestido de festa curtos, mídi ou longo, desde que a barra esteja bem feita, para que não fique arrastando.

Jorge Bischoff
Jorge Bischoff

  • Rasteirinha

Com o mesmo intuito das sapatilhas – conforto absoluto  as rasteirinhas são as sandálias baixas que se encaixam perfeitamente em um evento descontraído, com uma decoração de casamento à altura. Perfeitas para celebrações na praia ou no campo, que pedem algo mais despojado, elas também podem ganhar ornamentos mais luxuosos, como pedraria.

Há ainda as barefoot sandals, um acessório que se prende nos dedos e abraça o tornozelo, quanto o objetivo é ir praticamente descalça, um tipo de calçado que foi apelidado de "sandália joia", muito usado em enlaces à beira-mar.

Cult Gaia
Cult Gaia

  • Scarpin

Esse clássico atemporal não perde a majestade, nem para as noivas e nem para as madrinhas. O sapato fechado com bico fino é tradicional, mas pode ganhar elementos decorativos mais modernos, e é ideal para celebrações que vão desde pequenas reuniões a casamentos mais luxuosos em grandes salões. A formalidade do scarpin combina com vestidos estruturados como o de formato sereia. Na dúvida, o scarpin é a melhor opção, principalmente se o enlace for à noite.

Tommy Hilfiger
Tommy Hilfiger

  • Mule

Tendência para todos os tipos de ocasião, a mule já foi moda e voltou para ficar. É aquele tipo de calçado de só enfiar o pé porque o tornozelo fica livre. Perfeita tanto para casamentos rústicos quanto para enlaces com um tom formal a mais. Há mules com salto ou sem salto ou ainda com salto bloco que dá mais firmeza. É só escolher o que mais de adéqua ao estilo do casamento e ao que a noiva  prefere para compor o visual das suas amigas.

Repetto
Repetto

  • Tênis ou Oxford

Agora, para casamentos urbanos, as madrinhas de tênis ou com os moderninhos oxfords vão dar leveza à proposta e deixar o enlace mais trendy! A tendência dos tênis ou sapatos com uma pegada masculina para as madrinhas tem imperado nos casamentos na cidade (em casas ou restaurantes), onde o casal deseja uma atmosfera descontraída. E se a noiva estiver com um modelo semelhante o conjunto ficará divertido na medida certa!

Repetto
Repetto

  • Anabela

Esse modelo de salto mais informal produzido com cortiça ou madeira é uma opção para as madrinhas, e que dará a elas mais estabilidade ao pisar. Combina com casamentos no estilo boho, seja no campo ou na praia, mas muitas noivas optam por esse salto inclusive para casamentos formais (com complementos mais luxuosos), pela comodidade. E uma vantagem a mais para as madrinhas: fica uma graça com vestidos esvoaçantes.

Gucci
Gucci

As madrinhas precisam estar confortáveis com todo o visual escolhido, e o calçado terá uma grande participação em seu conjunto. Por isso é muito importante usar sapatos que sejam adequados ao local da cerimônia, à estação e ao tema... Mas o que é realmente fundamental é que as elas estejam cômodas para possibilitar à noiva o melhor dia de sua vida, enquanto se divertem na função de fiéis escudeiras!