Walison Rodrigues Fotografia
Walison Rodrigues Fotografia

Quando o casal entrega os convites de casamento, começa a contagem regressiva para o grande dia, e a adrenalina aumenta com a expectativa de que tudo acontecerá do jeito que sonharam. Logo depois de jogar o buquê de flores, quando a festa se encerra, os dois se preparam para a merecida lua de mel. A viagem também é uma comemoração do enlace e requer muito planejamento. Quem escolhe o litoral brasileiro tem em mente as belas praias, a boa comida e os pontos turísticos que carregam muita história e opções de lazer.

O Nordeste figura na lista de destino mais procurado pelos brasileiros e estrangeiros que buscam nas praias um refúgio para relaxar e aproveitar os dias de férias. Fortaleza está preparada para receber durante todo o ano, o sol está sempre presente, e as chuvas são escassas. Uma sugestão é evitar as férias escolares que ocorrem em dezembro, janeiro e julho se não quiserem enfrentar grandes filas e a hospedagem que fica mais cara, mas, ainda nesses meses, encontrarão um lugar maravihoso e acolhedor.

Ir Viagens e Turismo
Ir Viagens e Turismo

Chegada e hospedagem

A maioria dos hotéis estão nas avenidas Beira-Mar e Historiador Raimundo Girão. Há vários tipos para agradar a todos os gostos e bolsos. Se chegarem pelo aeroporto internacional Pinto Martins, há táxis e ônibus disponíveis para levarem até as avenidas. Confira neste artigo o que as praias têm a oferecer ao casal, além do parque aquático famoso, pontos turísticos para fazerem passeios românticos e a rica gastronomia da capital cearense.

Cleydson Andrade
Cleydson Andrade

As praias mais urbanas

  • Praia do Meireles

Fortaleza tem 34 quilômetros de praias, e entre as mais urbanas, estão as de Meireles, Mucuripe e Iracema, todas na Avenida Beira Mar. A Praia do Meireles é imprópria para banho, mas merece igual atenção por conta dos hotéis e da feira noturna que movimenta a avenida. O calçadão também é uma opção para caminhadas e corridas no fim da tarde.

  • Praia de Macuripe

Para o casal que deseja passear de barco pela orla, é aqui que saem as embarcações. Dá para ver jangadas no mar e os coqueiros que enfeitam a praia. Há muitos restaurantes e quadras de esporte. Vale o passeio para ficar de recordação.

  • Praia de Iracema

 O Aterro de Iracema é conhecido pela prática de esportes e é palco para os shows de réveillon. Já a Ponte dos Ingleses e o Espigão da Rui Barbosa são ótimos lugares para apreciar o pôr do sol e tirar fotos românticas.

Além disso, há muitos bares e casas noturnas, como o Pirata Bar, que promete a segunda-feira mais louca do mundo! Se quiserem relembrar a animação do dia C com as músicas para festa de casamento, com certeza encontrarão lugares agitados com vários estilos musicais, desde o tradicional forró até o bom e velho rock, para dançar e curtir com o seu amor.

IP Fotografia
IP Fotografia

As praias mais afastadas

  • Praia do Futuro

A aproximadamente 20 minutos do centro de Fortaleza, a Praia do Futuro é uma das mais frequentadas e queridas, e já ganhou até título de filme. O mar é limpo para receber os banhistas, tem uma faixa larga de areia para tomar sol e infraestrutura nas barracas da praia, com piscinas, salão de beleza, bares, restaurantes, locais de massagem e até internet.

Com tudo isso, é fácil entender por que é a praia que concentra mais turistas, então é bom chegar cedo para conseguir lugar, e tenha em mente que circulam muitos vendedores ambulantes por ali. As barracas ficam movimentadas até à noite, com jantares, petiscos e shows de humor para distrair os visitantes, e é uma boa pedida aos casais que querem um programa noturno divertido.

  • Praia da Lagoinha 

A Praia de Lagoinha está a, mais ou menos, 2 horas do centro de Fortaleza e, pela paisagem maravilhosa, formada por coqueiros, falésias e, claro, lagoas de água doce (daí o nome), é um passeio que valerá muito a pena. O ambiente tranquilo é propício para passeio a dois, e para os casais que gostam de esportes, é possível praticar mergulho. 

Verdear Turismo
Verdear Turismo

  • Morro Branco

A bordo de um buggy, é impossível visitar Morro Branco não dar um passeio pelas dunas. Trata-se de uma praia que tem falésias talhadas pela água e pelo vento, que rendem, além de fotos inspiradoras para um ensaio de casal, uma paisagem diferente, que emociona quem nunca visitou essa parte do Nordeste.

Paulo de Lima Fotografia
Paulo de Lima Fotografia
 

Beach Park

Em torno de 30 quilômetros de Fortaleza, no município de Aquiraz, se encontra o Beach Park, considerado o melhor parque aquático do país, e o maior da América Latina. Agora será a hora de soltar o cabelo e aproveitar as piscinas, toboáguas e opções de entretenimento na água. O complexo turístico é composto por praias, resorts e redes de restaurantes. São cerca de 18 atrações radicais, moderadas e infantis.

Pontos turísticos e culturais

As sapatilhas de noiva podem ser usadas na viagem porque o que não falta são lugares para passear e aproveitar os momentos a dois. Teatro, Museu de Arte Contemporânea, Memorial da Cultura Cearense, cinema e planetário são encontrados no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Para comprar artesanato e levar lembranças para casa, tem o Centro de Turismo e o Mercado Central.

Ricardo Henrique|Fotografia
Ricardo Henrique|Fotografia

Gastronomia estrelada

O carro-chefe das barracas na Praia do Futuro é o pargo assado que acompanha salada e arroz na receita original. Já a peixada cearense, criada pelos jangadeiros, leva cebola, cenoura, batata, ovos, tomates, além de poder comer com arroz, farofa de banana e pirão. Entre os restaurantes famosos que ganharam estrelas no cenário gastronômico, o Vojnilô prepara churrasco com peixes e frutos do mar, e o Colher de Pau apresenta pratos com carne de sol.

Depois de um buffet especial e um bolo de casamento delicioso, nada melhor que provar os temperos nordestinos e pratos típicos que também ficarão na lembrança de uma lua de mel inesquecível.