A organização de um enlace pode ser bastante cansativa. Vocês começam com todo gás e entusiasmo a busca pela decoração de casamento perfeita, no começo adoram fazer degustações para decidir o menu ideal para a estação, e nem se incomodam com as pesquisas incessantes pelas lembrancinhas de casamento e tudo que envolve esse dia. Mas os meses vão passando e animação pode ir baixando de níveis. Quando, finalmente, chega o dia da festa, vocês irão gastar os últimos suspiros de energia, e cada segundo valerá a pena.

Mas lembrem-se de que depois de um turbilhão de emoções chegará outro momento importante: o do descanso. Vocês guardarão o vestido de noiva e o traje de noiva, e partirão para a primeira viagem oficial como marido e mulher. E para quem busca calmaria para esses próximos dias, a Ilha do Mel pode ser o destino ideal.

Daniel Festa Fotografias

A ilha

Ela fica localizada no estado do Paraná, quase a duas horas de viagem de Curitiba, além de um percurso que varia 30 minutos a 1h30 de travessia de barco. É importante saber que podem deixar modelos de vestido de festa em casa, já que 80% do território da ilha é parque ecológico, transformando a sua viagem em uma expedição pela natureza, longe da agitada vida urbana, onde estarão cercados por cantinhos românticos a serem aproveitados pelos recém-casados.

Troquem os sapatos de noiva branco e o oxford do noivo por confortáveis tênis e partam para caminhada, já que ali a locomoção é feita à pé (são proibidos veículos automotores). São 25km de extensão de lindas e desertas praias. A população da ilha é dividida em pequenas vilas: Encantadas, Nova Brasília, Farol, Praia Grande e Fortaleza, que merecem a sua visita. Lembrem-se de que existe um limite de visitantes na ilha, que fica em 5 mil pessoas por dia, por isso entrem em contato com as pousadas com antecedência para garantir a sua entrada e estadia, dependendo da temporada.

A Gruta das Encantadas

Se perderam as últimas reservas de energia dançando as músicas para festa de casamento com seus convidados, tenham a certeza de que irão recuperá-las aqui. A Gruta Encantada fará com que vocês esqueçam de todos os estresses que possam ter passado nesses últimos tempos e irá garantir uma renovação dos ânimos. Do lado sul da ilha, a linda praia das Encantadas leva os turistas às grutas de pedras perto da costeira, proporcionando visual único. O local é místico, com lendas centenárias de pescadores, que afirmam que ali viviam mulheres encantadas. Tirem fotos e registrem esse lugar romântico e mágico.

Studio Loveliness Photo

Farol das Conchas

E se também adoram conhecer fatos históricos dos destinos onde vão, programem um passeio ao farol das Conchas. Trata-se de uma construção datada de 1872,  por ordem de D. Pedro II, e que até hoje auxilia na orientação de navegadores que entram na baía de Paranaguá. Lá no Morro das Conchas poderão conferir um pôr do sol maravilhoso, com uma caminhada de apenas meia hora partindo de Nova Brasília. A vista com certeza encantará os olhos, e dará a vocês uma visão panorâmica da ilha.

Fortaleza

Também um ponto histórico, este é o único monumento militar, com origem no século XVIII, existente no Paraná. Erguido e instalado nos contrafortes do Morro da Baleia, o forte foi construído com paredes de um metro e meio de espessura e concluído apenas em 1769. Além das atrações militares, como o Labirinto dos Canhões e Trincheiras de Pedras, o lugar reserva também um incrível mirante, com umas das mais belas paisagens da ilha, perfeitos para um fim de tarde romântico, com direito a troca de frases curtas de amor.

M&C Fotografia

Estes são apenas alguns dos pontos turísticos famosos nessa charmosa ilha, mas com certeza não será difícil encontrar lugares escondidos, para vocês curtirem a sós a primeira viagem como marido e mulher. Afinal de contas, depois de tanto trabalho para encontrar o convite de casamento ideal e impecável, chegará o momento de tirar o salto do sapato de noiva, a gravata do noivo, e aproveitarem com muito conforto os primeiros dias de casados.