Se vocês não terão muito tempo disponível ou acabaram extrapolando no orçamento da decoração de casamento, mas não querem abrir mão de uma viagem tão gostosa quanto seu grande dia, os destinos nacionais são uma boa pedida para lua de mel! Dentre as inúmeras opções do nosso enorme país, Gramado é a escolha principal para casais que buscam o frio aliado à boa gastronomia como cenário ideal para muito romance e momentos a dois (sem ter de pedir ajuda explicita aos convidados nos convites de casamento).

A cidade, localizada na Serra Gaúcha do Rio Grande do Sul, poderia perfeitamente fazer parte do continente europeu. Isso porque, colonizada por alemães e italianos, Gramado apresenta uma arquitetura muito típica desses países, que se adequa perfeitamente a seu clima mais frio e campestre. Além do charme europeu, Gramado também apresenta diversas atividades e atrações para os pombinhos recém-casados.

TS Tour

Como chegar

Para quem chega de outros estados, a opção mais rápida é um voo até Porto Alegre e depois outro meio de transporte (carro, ônibus, transfer) para percorrer os 115 km restantes para chegar a Gramado. Uma opção mais barata, porém mais demorada para quem sai fora de Rio Grande do Sul é ônibus, que pode partir de várias cidades (São Paulo, Curitiba, etc.) chegando diretamente a Gramado; ou também de carro dependendo da distância – se esta for sua opção, coloque a playlist das suas músicas para festa de casamento e relembre todos os momentos do grande dia para deixar a viagem mais divertida e menos cansativa!

Onde ficar

Se não dispuser de carro durante sua estadia na cidade, o ideal é ficar no centro de Gramado, onde estarão todos os serviços e comércios ao alcance. Nesse caso, o mais recomendado é o hotel Casa da Montanha. Outra opção é o tradicional Hotel Ritta Hoppner, um dos mais antigos da região. Quando o assunto é romantismo a flor da pele, o Hotel Varanda das Bromélias encanta, principalmente aos noivos que optaram por uma decoração de casamento rústico, com seus ambientes charmosos a base de muita madeira e flores naturais e personalizados a cada hóspede. Já para quem busca luxo como o principal requisito, o Hotel Saint Andrews faz bonito com seu serviço mordomo full-time e com seu ambiente altamente sofisticado.

Boutique Hotel Varanda das Bromelias

O que fazer

Se a ideia é descansar a base de comida e bebida depois de passar os últimos meses elaborando as lembrancinhas de casamento diferentes e outros detalhes do grande dia, temos o prazer de dizer que Gramado é o lugar ideal para isso! O friozinho típico da região pede por comidas quentinhas e muito vinho sem peso na consciência, e por isso encontrarão tantas opções de ótimos restaurantes na cidade – a Rua Coberta reúne vários deles em um lugar só, e é aberta para a cidade – além das irresistíveis fábricas de chocolate abertas para visita.

Os amantes do vinho ainda encontrarão opções de passeios para alguma vinícola da região, e quem busca um bom programa cultural não fica de fora: Gramado é palco de um dos mais importantes festivais de cinema do Brasil, que acontece no Palácio dos Festivais no mês de agosto (e que fora de temporada ainda exibe bons filmes em cartaz). Mas o melhor de tudo, é que o destino ainda oferece diversas atividades relacionadas a Natureza, como um passeio ao famoso Lago Negro, que recebe esse nome por estar rodeado de árvores trazidas da Floresta Negra, Alemanha. No inverno, sua paisagem recebe as cores das azaleias e no verão é a famosa época das hortênsias, umas das mais tradicionais flores para casamento!

Future Tour Viagens

E então, precisa de mais motivos para escolher essa cidade para sua viagem romântica? Gramado é uma opção de ótimo custo-benefício, já que apresenta inúmeras atrações e infraestrutura para seus visitantes se preocuparem apenas em trocar frases curtas de amor e, o melhor de tudo, sem precisar economizar no bolo de casamento que você sempre sonhou!