Seguimos ao seu lado nesse momento. Consulte o nosso Centro de Ajuda.
Casamentos

Deseja tornar o buquê uma lembrança eterna? Aposte pelas flores e folhas secas

O ramo com flores e folhas desidratadas é uma tendência de 2021 para os complementos do look nupcial da noiva. Confira as vantagens e os cuidados para portar essa beleza poética nas mãos.   

5
Ainda sem "O" vestido? 👰
Peça informação e preços de vestidos e acessórios a negócios perto de você

Dream Image - Foto e Filme

As flores naturais são as preferidas das noivas para compor um buquê que combina com o seu vestido, o clima do dia e a proposta da festa, mas não faltam opções que tornam esse acessório único e mais autêntico. Os ramos vintage, por exemplo, trazem flores de tecido, broches e pérolas como diferenciais, sem esquecer da opção de flores permanentes que se aproximam das reais, com um bom custo-benefício.

Mas, para além dessas alternativas, uma ideia que vem sendo aderida pelas protagonistas do grande dia é a do buquê com flores e folhagens secas, uma tendência que chegou ao décor de casamentos em 2021 também.  A proposta mistura a naturalidade com a durabilidade das plantas, que são duas características que atendem bem às noivas românticas e modernas.

Acrônico Fotografia

As flores e folhas secas

Muitas plantas podem passar pelo processo de desidratação para que se tornem secas e prontas para compor buquês e arranjos. Há muitos fornecedores no nosso portal que trabalham com esse tipo de trabalho e oferecem lindas opções.

Dentro do leque de alternativas, algumas flores e folhas se destacam por conservarem melhor a cor depois de desidratadas ficarem com aspecto xcelente depois de secas, é caso das rosas, proteas, craspedias, eucaliptos, latânias e antúrios, além das florzinhas chamadas “sempre viva”, como a estátice e a limonium, tradicionais neste tipo de composição porque já serem secas.

Fazenda Recanto Pedacinho do Céu

Uma ideia para conseguir um buquê equilibrado é escolher uma flor para ser o destaque no centro e colocar as outras ao redor. Por exemplo, a protea é uma flor grande e fica bem centralizada no ramo combinando com outras. O tipo desconstruído,  seja pequeno ou grande, é o mais comum, porque as plantas têm tamanhos diferentes e você fica livre para criar um buquê exclusivo com folhas largas para um visual com profundidade.

Flor de Lis Macaé Buquês

Vamos para as vantagens! 

Um buquê de flores e folhas secas geralmente tem um custo mais baixo, com uma variedade de preços no mercado, e se engana quem pensa que terá um buquê só de tons terrosos, beges, vermelhos e neutros ou com cores mais apagadas. Aqui vale o gosto da noiva e há uma infinidade de colorações disponíveis porque as flores podem ser tingidas com spray de grafiteiro e ficam com cores vivas e alegres.

A durabilidade é muito alta e, se preferir, pode guardá-lo como recordação por anos. Uma dica é aplicar laquê de cabelo para impermeabilizar o buquê, já que o produto cria uma camada protetora contra poeira e umidade, além de evitar que as folhas se soltem.

Dream Image - Foto e Filme

E não esqueça os cuidados...

  • Encomendar um buquê é a melhor opção porque os profissionais sabem que não devem secar todas as flores juntas, porque contribui para a umidade;
  • Deixar o ramo exposto ao sol também não é recomendável;
  • Secar separadamente e deixar cada espécie pendurada é um processo que ajuda a manter as plantas retas;
  • É preciso pensar também no peso das flores para que algumas técnicas sejam feitas. O antúrio, por exemplo, é mais pesado e é necessário amarrar a folha ao caule para o processo de desidratação;
  • Por se tratar de plantas secas, tome cuidado ao manipular o ramo, para que as flores não quebrem, apesar de que o produto para cabelo citado entre as vantagens deste artigo contribui para que o buquê se mantenha intacto;
  • O toque final fica com a corda de sisal ou fibra de bananeira para prender o buquê. A dica é priorizar materiais orgânicos para potencializar a beleza natural de todo o ramalhete.

Jean David Fotografia

O conceito de plantas secas se tornou um dos mais procurados nas floriculturas, principalmente para casamentos com decoração rústica, boho chic. E é possível investir nesse estilo não apenas no buquê da noiva: a decoração dos arranjos da recepção e das mesas pode ganhar outras flores e folhas desidratadas para não competir com o ramo e, ao mesmo tempo, harmonizar com toda a identidade visual. Sabemos que se o enlace já tem essa atmosfera de romance, este tipo de buquê deixará o ambiente com um ar ainda mais lírico.

Ainda sem "O" vestido? 👰
Peça informação e preços de vestidos e acessórios a negócios perto de você

Outros artigos que podem te interessar