Associada diretamente à natureza, a cor que representa a esperança às vezes é deixada de lado pelas convidadas de um enlace, que preferem investir em vestidos de festa com cores consideradas mais "coringas". Mas a crença de que o verde é um tom difícil de ser combinado aos poucos vai caindo e, se você recebeu um convite de casamento e está em dúvida sobre a tonalidade da roupa que irá usar, verá que essa pode ser a que você sempre buscou. 

Versátil, o verde pode ser tanto usado por mulheres de pele negra ou morena como por mulheres de pele clara, e existem tonalidades mais fortes e mais suaves, o que dá às convidadas muito mais alternativas para as festas.

Para cada clima, um verde

  • Estações frias

Enlaces que ocorrem durante temporadas mais frias, como outono e inverno, um verde mais fechado é perfeito, especialmente se a festa em questão é mais formal. O verde musgo, escuro, e o verde militar são os mais indicados para o outono e o inverno, especialmente em regiões que vivem o frescor das temporadas com mais intensidade, como o Sul e o Sudeste do Brasil. 

  • Estações quentes

O verão e a primavera pedem cores mais vibrantes, e o visual das convidadas de uma festa que ocorre durante essas estações pode seguir um conceito intenso e chic. O verde teal, aquela tonalidade acqua ou turquesa, é um dos preferidos para enlaces praianos, por exemplo, e tem sido muito usado como a cor dos modelos de vestidos de festa das convidadas. 

Combinações possíveis

O verde é uma cor secundária, formado por duas cores primárias: o azul e o amarelo. Sendo assim, os tons que o “geram” podem ser usados nos complementos, com alguns cuidados, e para cada estilo de enlace e de clima, existe um tom mais propício.

Monocromática

Se o objetivo é um look minimalista, é possível investir em um traje verde e manter os acessórios com a mesma cor, talvez com uma mudança de tonalidades dentro da mesma linha.  Um vestido verde intenso, por exemplo, com sapatos verdes também, mas um tom acima ou abaixo, pode funcionar perfeitamente. Nesse caso, pode investir em acessórios mais discretos, de preferência metalizados (dourado, dourado fosco, cobres ou prateadas), peças nude ou pretas.

Mais cores

Se a escolha do vestido na cor verde já está feita, mas você deseja uma paleta mais ousada para o seu look de festa, com outras cores, há combinações nada previsíveis e bem interessantes, que podem aparecer tanto nos acessórios como no próprio vestido, como cintos ou detalhes bordados. 

  • O verde mais fechado pode ser combinado com detalhes e acessórios em rosa seco (rosa pastel), especialmente o verde militar, como uma clutch, sapatos ou um colar com pedras nesta tonalidade
  • Para os enlaces de dia, é possível investir em acessórios mais extravagantes, como pulseiras amarelas ou azuis, e o mesmo vale para os sapatos (sandálias, se o clima permitir) 
  • O verde mais claro pode ser combinado com o dourado reluzente. Um cinto, uma bolsa, sapatos ou até uma pashmina
  • Se o vestido ou traje em questão já possui diferentes tons de verde mesclados, é possível investir em acessórios metalizados, pedraria ou acessórios naturais, como flores em tons claros, como branco e rosa pastel

Modelos que favorecem 

Entre os modelos apresentados na galeria, estão cortes distintos, adaptados para vários de tipos de silhuetas. Para enlaces noturnos, o recomendável são os modelos vestido longos de festa e, caso seja um enlace tradicional, pode investir sem receio em tecidos brilhantes. Para celebrações mais despojadas, e que ocorrem durante o dia, vestidos que sigam a mesma linha: tecidos mais fluidos e tonalidades vivas de verde. O comprimento é algo pessoal, mas tenha em mente que vestidos de festa curtos para um casamento devem ser escolhidos com cuidado, para estilos de celebração que realmente permitam esses modelos, sempre com complementos que ofereçam mais requinte.  

O casal que planeja um enlace pensa em cada pormenor da sua decoração de casamento, nos objetos, nas flores que irão incluir etc. E os convidados devem seguir esse contexto da festa, prezando pelo seu visual. Você irá se divertir e se emocionar com o casal de amigos que diz "sim", e nada melhor do que celebrar a ocasião com um vestido à altura!