Fernando LimaFernando Lima

Fundamental para os noivos que estão montando a sua casa nova, a lista de presentes é indispensável para ajudar os convidados que desejam oferecer algo especial aos amigos que estão prestes a subir no altar. Saber organizar uma lista com os itens importantes é o ponto de partida, dessa forma ela irá conter a maioria dos produtos que ainda faltam para o novo lar. Antes de entregarem os convites do casamento a lista já deve estar pronta, inclusive porque é usual colocar o cartãozinho da loja no próprio convite ou no site. Mas, para montar a lista ideal, é necessário saberem ao certo o que incluir. 

Mesmo que estejam em meio a várias providências quanto a decoração do casamento simples e elegante que estão preparando, devem tirar um tempo para produzir uma relação completa do que realmente mais precisam. Por mais que a prioridade seja para os trajes dos protagonistas, especialmente se devem pensar no vestido de noiva, item é tão emblemático, devem dar também atenção para a formação da nova casa. Por isso, trazemos conselhos que ajudam a criar uma lista perfeita.

Duetto Foto & DesignDuetto Foto & Design

1. Façam no tempo certo

Devem ter em conta que a lista de casamento tem de estar pronta mais ou menos três meses antes do casamento. O ideal é providenciar a lista logo que fecharem o contrato com a gráfica dos convites de casamento. É preciso, por isso, que nessa altura já tenham decidido o que necessitam e em que loja ou lojas querem fazer. Conversem os dois sobre este assunto, com calma, e só depois comecem a procurar a local onde a querem fazer. Ainda que esqueçam algo, lembrem que, providenciando a lista com essa antecedência, terão tempo para acrescentar qualquer item. 

LyllisLyllis

2. Foco no necessário: um inventário funcional

O casal deve planejar juntos o que deve constar na lista, priorizando os itens indispensáveis para o uso diário, os eletrodomésticos básicos e móveis. Para isso, desviem um pouco a atenção das flores do casamento e concentrem-se na lista. Assim não correm o risco de ganhar uma caçarola de paella e ficarem sem uma frigideira comum! A é fazer três tipos de inventário:

  • Inventário “o que temos": preparem uma lista completa com o que têm em casa
  • Inventário “o que é que nos faz falta”: já têm tudo o que precisam para o dia a dia? Preparem uma lista indicando todos os objetos se dão conta de que necessitam
  • Inventário dos desejos, “o que gostaríamos de ter”: se depois de anotar tudo o que faz falta ainda têm um espacinho, pensem no que gostariam de ter, ou o queriam fazer. Por exemplo... a lua de mel dos seus sonhos!

Vitor Barboni Wedding PhotographerVitor Barboni Wedding Photographer

3. Opções para todos os bolsos

O ideal é incluir produtos com preços variados, dando a chance de cada convidado escolher um objeto que caiba no seu orçamento, inclusive na questão de marcas preferidas de alguns eletrodomésticos, que podem oscilar o preço consideravelmente em função de sua procedência. Incluam na lista presentes em diferentes franjas de preço, desde os mais acessíveis a outros de preço mais elevado, para não obrigar quem não pode a gastar muito dinheiro.

4. Entregas e trocas

Consultem a respeito do regulamento da loja sobre a troca dos presentes, o prazo de entrega e, no caso de substituição de um produto, como funciona o frete. É comum que as lojas efetuem a troca conforme código do consumidor, mas muitas vezes, é um transtorno pelo tamanho e delicadeza do produto. 

Também é recomendável saber a como fazem e qual será o lugar de entrega dos presentes: no momento que decidirem onde colocar a lista de casamento informem-se bem onde e quando é que querem que os entreguem. Perguntem se o serviço é gratuito, caso contrário, peçam um orçamento. Se for excessivo, procurem outras opções, tais como a ajuda de familiares e amigos, ou alugar um veículo.

Duetto Foto & DesignDuetto Foto & Design

5. Alerta para itens de decoração

Quanto aos objetos decorativos, a maioria dos noivos ficam na dúvida em incluí-los, mas se forem colocados com todas as especificações como as cores, tamanhos e materiais podem tornar-se aquele presente dos sonhos. Se foram criteriosos com a decoração da festa do casamento, sejam até mais atenciosos com os itens da ornamentação da nova casa. 

No caso de móveis, como sofá e mesa de jantar, que são itens grandes, ou eletrodomésticos como geladeira, fogão ou mesmo a máquina de lavar, coloquem uma observação em relação ao tamanho máximo de cada produto. Importante para evitar alguns problemas, mesmo quanto ao espaço do elevador, assim podem se prevenir de eventuais gastos com o içamento. 

6. Enxoval também pode

A lista de presente tem espaço para qualquer item que possam desejar ou que seja básico para nova vida, inclusive peças de enxoval. É comum alguns casais irem comprando eletros básicos ou móveis, e não dar a devida atenção ao enxoval. Portanto, podem incluir aquele jogo de lençol com fios egípcios ou o edredom de penas de ganso que tanto desejam.

A Memory For LifeA Memory For Life

7. Lista online 

Perguntem à loja se é possível publicar online a sua lista de casamento. Há algumas vantagens nisso já que, por um lado, podem acrescentar todos os convidados, incluindo os que vivem longe; por outro lado, essa lista pode ser controlada em tempo real. Além disso, têm a possibilidade de agradecer imediatamente aos convidados por participarem.

8. Política de objetos não comprados

É preciso também ter cuidado com este ponto, e é muito importante esclarecer tudo sobre essa política de algumas empresas. Sempre leiam as "letras pequenas" dos contratos, pois às vezes as listas de casamento obrigam os noivos a comprarem os objetos que não foram comprados pelos convidados. E aproveitando a brecha, informem-se também se é possível alterar algum presente e quais as condições.

Além de receberem cartões com diversas frases curtas de amor que expressam votos de felicidade que vão emocioná-los. Os presentes que ganham serão de grande ajuda nesse momento especial da vida a dois, mas também permanecerão registrados na memória por muitos anos, fazendo recordar os amigos que estiveram presentes desde o namoro até o corte do bolo de casamento. E, por mais que fiquem em dúvida de colocar alguns itens na lista, lembrem-se que podem incluir o que realmente preferem para o momento, inclusive cotas de viagem ou uma quantia em dinheiro.