Uriel Marques Fotografia

Muito se fala sobre o vestido de noiva e de todos os elementos que o complementam, para que esteja impecável no dia. Existem tutoriais para que a escolha harmonize todos os acessórios, combinando desde o sapato de noiva que pretende usar, até as joias e o tipo de penteado para casamento. Assim, cada noiva entra pelo corredor com seu visual impecável, escohido a dedo. E o visual do noivo também deve estar à altura.

Não se trata apenas do paletó que finalizará o visual, cada elemento conta, e ele é acompanhado da camisa, uma peça que muitas vezes é deixada de lado, e que deve ser escolhida precisamente em concordância com o resto do traje, para que esteja impecável. Não sabe como escolher a correta? Veja as dicas que separamos para você.

Natália Castro Fotógrafa

A certeza da cor do traje

Antes de sair em busca deste elemento, é importante ter a certeza da peça principal, o traje. Da mesma forma como é indicado iniciar  a busca pelo modelo de penteado para casamento depois de ter a certeza do decote do modelo de vestido de noiva, este elemento secundário deve respeitar o tipo de traje. Isso porque aqueles mais elaborados pedem  camisas mais simples e com menos acabamentos. Já quem pretende dar ênfase à camisa e optar por ternos mais básicos, pode até incluir cores, principalmente nos estilos de ternos crus.

Botões

Com certeza um detalhe que faz toda a diferença e que pode até passar despercebido. Mas a escolha do botão em desacordo com o estilo escolhido pode comprometer o visual final. Muitas camisas utilizam diferentes colorações para essa pequena peça e, provavelmente, você nunca havia parado para pensar qual melhor combina com seu look.

Pense que, se quer deixá-los com algum toque de cor, devem ser da mesma cor do de algum outro acessório, seja do boutonierre, da gravata ou mesmo do cinto se este estiver aparente. Mas não deixe que seja da mesma cor principal do terno. Caso queira se manter em terreno seguro, escolha um botão da mesma cor da camisa, que irá passar despercebido.

Lucas Loyola Fotografia

Tipo de gravata

A camisa e a gravata são elementos secundários que acompanham o traje. Além de estarem em consonância com o paletó, estes dois elementos não podem brigar entre si. Não escolha duas estampas fortes e com muita presença e acabamentos que não vão bem juntos uns com os outros. Podem apostar em combinações clássicas e discretas de cores ou tons . Assim como o buquê com flores para casamento deve combinar e não brigar com o sapato branco de noiva, a camisa e gravata devem fazer um par onde um acompanha o outro, e não onde cada um briga pela necessidade de aparecer mais que o outro.

Sob medida

Além de todos os itens levantados anteriormente, o que não pode deixar de levar em conta na escolha da sua camisa é o seu caimento, isso com certeza determinará o sucesso do visual. Faça muitas provas e vá em busca daquela que proporciona o comprimento ideal das mangas junto com comprimento do tronco. Verifique se a costura das mangas fica exatamente abaixo do braço e se, ao levantá-los, ela não subirá a ponto de e deixar desconfortável. Escolha um modelo com o caimento ideal, fuja dos extremos, das mais folgadas às mais justas.

Jussara Heloise Fotografia

Com essas dicas ficará mais fácil encontrar o modelo ideal para te acompanhar no altar no momento em que a música para casamento que marca o início da cerimônia começar a tocar. E se já enviaram os convites de casamento e ainda não possui o visual de noivo finalizado, não perca mais tempo: é a hora de limitar todas as escolhas porque o dia está mais próximo do que imagina.