Retrographic

As festas de casamento são cercadas de tradições centenárias que até hoje são seguida pelos noivos. A maioria dos casais tem optado por inovar em questões como a decoração do casamento, inspirados por estilos que dialogam com sua personalidade, ou tentam buscar lembrancinhas de casamento mais ousadas para oferecer aos seus convidados, para surpreendê-los. Mas quando o assunto é o convite de casamento e o seu endereçamento, muitos noivos seguem optando pelo tradicional. Ainda não sabem como escrever e endereçar o seu? Damos algumas dicas para vocês escolherem a forma que mais tenha a ver com a essência do casal. 

Os noivos decidem

Antes de partir para a escolha do texto do convite de casamento, é muito importante lembrar que não devem agradar a ninguém nesse momento. Nunca é demais relembrar que vocês são os anfitriões da festa e aqueles que são celebrados neste dia, por isso não se deixem influenciar pelos outros, ainda que as opiniões venham da própria família, tanto na escolha dos modelos de convites de casamento como no endereçamento. Há quem prefira o clássico, mas se vocês acreditam que um estilo menos formal e mais pessoal se adeque melhor ao tipo de festa que organizam ou com o estilo de vocês, não pensem duas vezes em adaptar também esse detalhe.

Retrographic

Para cada família um endereçamento

Se vocês querem algo muito pessoal, e quando o número de convidados permitir, podem criar um endereçamento de acordo com a família dos seus convidados. Dessa forma, desde o início eles poderão conferir a dedicação que colocam na festa e se sentirão especiais antes mesmo de receberem os modelos de lembrancinhas de casamento. Aqui algumas dicas para esses casos personalizados:

  • Casais sem filhos devem ser endereçados como: Sr. XX e Sra XX.
  • Se têm filhos pequenos, seria: Sr. XX e Família.
  • Se são senhores que moram com os pais idosos: Sr. e Sra. XX e Familiares.
  • Amigos solteiros: a melhor forma é usar o nome e sobrenome da pessoa, como Eduardo Silva.
  • Se você chama o amigo pelo apelido e todo mundo o conhece assim, também é aceitável no convite, como: Edu Silva. Mas evite apelitos demasiadamente informais, como Fê, Bolinha, etc.
  • Casais que vivem juntos há anos, mas não são casados: Sr. Eduardo Silva e Sra. Paula Azevedo.
  • Se ele(a) vai levar a(o) namorada(o) e vocês já a(o) aconhecem, vale colocar o nome e o sobrenome dela(e) também.
  • Amigos muito próximos e familiares próximos podem receber o título carinhoso antes dos nomes: Aos queridos pais, à querida amiga, aos queridos padrinhos, etc.

Endereçamento genérico

Se alguns pretendem personalizar até o último detalhe, outros preferem partir para a praticidade, ainda mais quando a lista de convidados é longa e preferem deixar a dedicação para outros itens que também irão conquistar os convidados, como um lindo bolo de casamento decorado ou um delicioso buffet. Nestes casos é possível escolher um modelo que se encaixe a todos os convidados, e a forma mais simples é apenas colocando o nome e deixar a opção de plus one quando for o caso.

Dreams Film

Seja qual for o estilo de endereçamento que escolherem o mais importante é que os nomes de seus convidados estejam escritos de forma correta. Confirmem com cada um deles o seu nome e sobrenome antes de enviar a lista para o calígrafo. Ainda que seja um grande trabalho (e vocês podem pedir ao assessor para fazer isso), errar o nome de alguém é uma situação muito indelicada, e vocês não querem passar pelo constrangimento.

Se já estão elaborando os convites é porque o grande dia está mais próximo do que imaginam. Já é o momento de decidir também os detalhes do seu look completo, tudo o que irá acompanhar o vestido de noiva e o traje de noivo. Uma vez enviados os convites, tenha certeza: o tempo voará até o altar.