Quando a última música de casamento para de tocar, quando os últimos convidados vão se despedindo e chega a hora de tirar a gravata, os sapatos de noiva e voltar "à realidade", já vem batendo uma sensação inesperada. Depois de tanta alegria, é possível que algo em você sinta que um dia só de celebração pode não ter sido suficiente, ou se questiona o que fará no seu tempo livre, que não seja a organização de cada detalhe do evento.

Para noivas e noivos que estão muito comprometidos com toda a coordenação do casamento, é muito comum que  sintam falta de tudo isso quando o grande dia passar. Mas, nem tudo precisam ser lágrimas, veja como você pode evitar essa sensação de vazio depois de dizer o tão esperado "sim".

Portal da Serra Eventos
Portal da Serra Eventos

Mas... O que é exatamente?

Para poder seguir adiante, primeiro é importante entender o que é esse sentimento. Se trata de um período de um pouco de desânimo – que geralmente passa rapidamente – que vem depois do dia C. Mas apesar do seu nome, não se trata de um fenômeno grave, é a nostalgia de reviver aqueles momentos, ou a saudade até de pensar nas opções para o topo do bolo de casamento e outras coisinhas que preenchiam o dia de vocês. 

As noivas são as principais afetadas, já que na maioria dos casos são elas as que mais se envolvem com os preparativos e se preocupam mais com os mínimos detalhes, como o modelo de lembrancinha de casamento que melhor combinaria com o estilo da celebração. Mas isso não quer dizer que os homens estejam imunes a esse sentimento, eles também se apegam.

Fazenda Dumont Eventos
Fazenda Dumont Eventos

Admitir é o primeiro remédio

Não adianta negar, quando o sentimento aparecer o melhor é admiti-lo. Muitos noivos podem até prever que ele chegará antes mesmo de subir no altar e da chegada da festa. No meio dos preparativos já começam a identificar a falta que sentirão de passar horas buscando pelas melhores inspirações de decoração de casamento rústico, ou até mesmo das visitas aos fornecedores. Identifique desde esse momento que você tem grandes chances de viver a experiência de uma depressão pós-casamento. Admitindo, você pode tomar medidas para prevenir essa sentimento.

Prevenir

Para combater essa depressão depois do evento, deve entender que é uma fase passageira e é completamente normal esse sentimento, e que afeta a muitos recém-casados, e isso ocorre em muitas etapas da vida, não apenas no momento do enlace. Quando há mudança de trabalho, de casa, de cidade...

Como medida preventiva, aprenda a direcionar o seu pensamento para a sua vida de casados, que com certeza dará muitas emoções. E deixe na memória os melhores momentos, como a escolha do seu buquê de flores do campo ou a primeira valsa dançada depois da cerimônia.

Los Padrinos Fotografia
Los Padrinos Fotografia

Vida nova!

Focando-se no que vem depois do casamento e se animando com os próximos dias será difícil experimentar qualquer depressão. Façam planos para os primeiros dias de casados, jantares com frases curtas de amor nos guardanapos para deixar a noite mais romântica, passeios a dois e aproveitem cada detalhe da rotina agora em conjunto. Programando e dando importância para a sua nova vida de casal, será impossível ter a famosa depressão pós-casamento.

Floresta Park
Floresta Park

O dia da celebração do amor de vocês será inesquecível e é normal que sintam saudades de cada pequeno ponto, do vestido de noiva, dos convidados na pista de dança e até da escolha do vestido de festa ideal para suas madrinhas. Mas o importante é lembrar que o evento é apenas um dia, e o que vem pela frente é para a vida toda!