Érica Felipo Fotografia

Por mais que se tente manter o protocolo ou a tradição muitas vezes somos obrigados a quebrar regras para podermos nos adaptar a realidade. Como é o caso da entrada dos noivos. Nem sempre o convencional é viável. Assim, veja como pode fazer para sua entrada ser marcante mesmo sem seguir padrões pré-estabelecidos.

Geralmente o noivo entra primeiro com sua mãe, anunciando que a cerimônia está começando. Depois vêm os padrinhos, dama e pajem e por último a noiva com seu pai.

Mas existem situações que fazem com que esses pequenos detalhes costumeiros tenham que ser alterados. Assim, vamos te mostrar possibilidades caso você se encontre em alguma destas situações:

Noivo

Se o noivo não tem a mãe presente no dia do seu casamento, ele poderá entrar com a madrasta, com a avó, com sua sogra, com a irmã, com alguma mulher que seja parente, uma amiga ou com a filha. Sempre entrando com ela ao lado esquerdo. O ideal é que sejam os primeiros a entrarem para darem o “start” ao início da cerimônia.

Caso o noivo queira entrar com sua mãe e sua avó, por exemplo, poderá entrar com uma de cada lado. Não há restrições quanto a isso.

Joyce Goldoni

Padrinhos

O mais comum é a entrada de casais, com número par de padrinhos de cada lado. Assim, logo após a entrada do noivo entram os padrinhos que se posicionam no lado correspondente no altar.

Dama e Pajem

Não são obrigatórios, mas na maioria dos casamentos eles já são habituais. Seja só uma dama ou um casal eles anunciam que a noiva está chegando.

Noiva

A noiva entrará com seu pai, que estará ao seu lado esquerdo. A noiva é a única mulher que entra do lado direito. No caso da noiva não ter o pai presente, ela poderá entrar com seu avô, com o padrasto, com um parente próximo, com um amigo ou o próprio filho.

Se a noiva optar por entrar com seu pai e seu filho, por exemplo, é permitido quebrar o convencional e seguir seu desejo. A Igreja permite que assim seja.

Isadora Carvalho Photography

Como podemos ver, existem formas distintas e livres da entrada dos noivos, nesse momento tão especial o que vale é a vontade do casal em fazer de sua entrada um momento especial.