Duetto Foto & Design
Duetto Foto & Design

Tímidas, determinadas, engraçadas, competitivas, ou simplesmente sortudas! Estes são os perfis de algumas das convidadas que formam a multidão para conseguir pegar o buquê de flores e, se você já foi em alguns casamentos, já deve ter presenciado momentos divertidíssimos na hora do lançamento!

Mas... Como surgiu esse costume que faz as convidadas participarem da brincadeira, e qual o seu significado? Assim como vestido de noiva foi passando por várias mudanças até chegar ao clássico branco, o buquê também tem uma história, que surgiu na Idade Média, e o costume de lançar o ramo às amigas também tem um simbolismo. Se você já tem seu look completo, do vestido ao sapato de noiva, conheça a história desse acessório imprescindível, e que acrescenta tanto romantismo ao seu visual.

Fabiana Duque Fotografia

Antigo costume europeu

Na Idade Média, na Europa, a noiva era vista como uma fonte de energia positiva no seu dia. Para que todas as convidadas se beneficiassem dessa fonte, a tradição era cortar pedacinhos do modelo do vestido de noiva para que, aquelas os recebessem, pudessem ter a mesma sorte. Algumas teorias indicam que as mulheres levavam um buquê de ervas, especiarias e flores para estar perfumada no seu dia especial, já que o banho era algo raro naquela época. Há também quem acredite que, no cortejo até a igreja, as pessoas iam entregando plantas que encontravam no caminho, que representavam desejos de prosperidade e, ao final, a noiva tinha em suas mãos um belo buquê de flores do campo.

Lucky Photography
Lucky Photography

Seja qual for o início desta tradição, os costumes  foram se adaptando e as noivas mantiveram o buquê como um talismã da sorte. Quanto à fonte de energia, os dois antigos costumes se fundiram e, para não retalhar o lindo vestido da noiva, isso foi adaptado. então o lançamento do buquê é um símbolo de compartilhamento da sorte da noiva com suas amigas.

Duetto Foto & Design
Duetto Foto & Design

Tradições pelo mundo

O costume vem originalmente do continente europeu, mas foi adotado em muitos outros países. Em outras partes do mundo, conseguir um pouco da sorte da noiva não foi eternizado com o lançamento do buquê. E assim como cada país possui suas próprias particularidades nos modelos de lembrancinhas de casamento, por exemplo, os costumes dos buquês também são diferentes, mas o propósito é sempre o mesmo, se beneficiar da energia positiva dos noivos. Se você quer inovar, veja a tradição em alguns países:

  • Venezuela: Ali as convidadas não correm para conseguir pegar o buquê e trazer sorte para a vida amorosa. Uma das tradições é que todos os convidados tentam flagrar os noivos saindo da festa "à francesa", e aquele que conseguir terá muitos anos de sorte.
  • Peru: São colocadas fitas ao redor do bolo decorado de casamento e uma delas possui um anel escondido no meio. A convidada que receber o pedaço com anel será a próxima a casar.
  • Suécia: Ao invés das convidadas tentarem pegar o buquê, elas roubam beijo do noivo, com a autorização da noiva, claro!
  • Índia: Lá não é o sapato branco de noiva que causa expectativa nos convidados. É o sapato do noivo, que o tira quando sobe ao altar, e os convidados tentam roubar para garantir a sorte.

Fran Hoffmann Fotografia
Fran Hoffmann Fotografia

Reinventando a tradição

Como no Brasil, a maioria dos casais gosta de manter esse costume de jogar o ramo da noiva para os convidados (tradicionalmente para as convidadas!), algumas dicas são válidas para que esse momento seja divertido e vocês possam ter registros incríveis:

Roberto & Grasy Studio
Roberto & Grasy Studio

  • Se optou por um buquê de noiva artificial, com pedraria ou elementos mais pesados, escolha um buquê mais leve para ser lançado para que não machuque as convidadas, e guarde o buquê que carrega como recordação. Pode até investigar com o seu florista quais flores são ideais para o lançamento.
  • Se você não quer que só uma das convidadas solteiras seja a sortuda do evento, prepare vários mini-buquês e lance todos, assim mais amigas poderão ter a sorte!
  • Se vão estar muitas crianças na festa, você pode também incluí-las na brincadeira, com um lançamento especial para os pequenos, com guloseimas ou bichos de pelúcia, por exemplo.
  • Para que haja mergulhos e "peixinhos" nessa hora as convidadas têm que estar bem animadas, do contrário o lançamento será sem graça. O momento ideal é quando a pista de dança estiver cheia e animada, não deixe para quando o cenário comece a esvaziar.

Agoradela Casamentos
Agoradela Casamentos

Se já enviaram os convites de casamento, é a hora da escolha da música de casamento para o momento do lançamento do buquê, que desperta toda a competitividade de cada uma das convidadas! Elas já estão preparadas para darem tudo!. Não se esqueça de avisar ao fotógrafo para registrar com muitas fotos, que renderão recordações inesquecíveis (e bem divertidas!).