Seguimos ao seu lado nesse momento. Consulte o nosso Centro de Ajuda.
Casamentos

Lançamento do buquê de flores: conheça tudo sobre essa tradição!

Na hora de pegar o buquê, vale tudo! Afinal de contas, aquela que conseguir pegar o ramo, teoricamente, é a próxima a subir no altar. Pelo menos é o que diz a tradição! Mas existe muito mais para saber sobre esse costume!

Ajudamos a encontrar o vestido dos seus sonhos 👰
Peça informação e preços de vestidos e acessórios a negócios perto de você

Estrela da Manhã

Assim como ocorreu com o vestido de noiva, que foi passando por várias mudanças até chegar ao atual clássico branco, a tradição do buquê também tem uma história que passou por diversas fases. O acessório começou a ser incorporado aos itens da noiva durante a Idade Média, e o costume de lançá-lo às amigas também tem um simbolismo. Conheça melhor a história desse acessório imprescindível no look nupcial, e que acrescenta tanto romantismo ao visual da protagonista.

1. Origem da tradição do buquê

2. Origem da tradição do lançamento do buquê

3. Tradições com o buquê pelo mundo

4. Reinventando a tradição no Brasil

5. Pequeno manual prático sobre o que não se deve fazer

Duetto Foto & Design

1. Origem da tradição do buquê

Há muitas versões para a origem do buquê como um acessório nupcial, as todas elas têm um ponto em comum: o ramo da noiva era um símbolo dos desejos de boa sorte ao casal. Segundo a teoria mais aceita, os buquês, como os conhecemos hoje, tiveram origem na Grécia Antiga. Eles eram compostos por ramos de ervas e alho, para afastar o mau-olhado e atrair bons frutos para a união.  Esse conceito de que ervas e temperos davam sorte aos noivos e espantavam espíritos ruins perdurou até a Idade Média, quando as flores, além de significarem bons votos, também ganharam uma função estética.

Outra teoria também indica que as mulheres levavam um buquê de ervas, especiarias e flores para estarem perfumadas no seu dia especial, já que o banho e outros hábitos de higiene não eram tão comuns. Há também quem acredite que, no cortejo até a igreja, as pessoas iam entregando plantas que encontravam no caminho, que representavam desejos de prosperidade e, ao final, a noiva tinha em suas mãos um belo buquê de flores do campo. Seja qual for o início desta tradição, os costumes foram se adaptando e as noivas mantiveram o buquê como um talismã da sorte. 

Lucky Photography

2. Origem da tradição do lançamento

Depois de saberem algumas possibilidades para o surgimento da tradição do ramo da noiva, é possível entender a origem e o simbolismo do lançamento do buquê, costume que surgiu durante a Idade Média. Como é possível ver com as teaorias sobre o buquê, a noiva era vista como uma verdadeira fonte de energia positiva no seu dia, emanando pureza e sorte para todos os convidados. E, para que todas as convidadas se beneficiassem dessa fonte, uma forte tradição era cortar pedacinhos do seu vestido, para que, aquelas os recebessem, pudessem ter a mesma sorte.

Foi assim que esses dois antigos costumes se fundiram. Para não destruir ou retalhar o belo vestido da noiva, a tradição adaptou-se. As convidadas já não recebiam um pedacinho do vestido, mas partes do buquê, como raminho ou flores. O costume foi mudando ao longo dos séculos, ao invés de entregar partes do buquê, a noiva passou a jogá-lo. O lançamento do buquê é um símbolo de compartilhamento da sorte da noiva com suas amigas.

Duetto Foto & Design

3. Tradições pelo mundo em busca de sorte!

O costume do buquê vem originalmente do continente europeu, mas foi sendo adotado em outros países também. As tradições que giram em volta dos buquês são diferentes em cada parte do mundo, mas o propósito é sempre o mesmo: se beneficiar da energia positiva do casal que sobe ao altar. Se você quer inovar, veja a tradição de outros países para prazerem sorte!

  • Venezuela: Ali as convidadas não correm para conseguir pegar o buquê e trazer sorte para a vida amorosa. Uma das tradições é que todos os convidados tentam flagrar os noivos saindo da festa "à francesa", e aquele que conseguir terá muitos anos de sorte.
  • Peru: São colocadas fitas ao redor do bolo do casamento, e uma delas possui um anel escondido no meio. A convidada que receber o pedaço com anel será a próxima a casar.
  • Suécia: Ao invés das convidadas tentarem pegar o buquê, elas roubam beijo do noivo, com a autorização da noiva, claro!
  • Índia: Lá não é o sapato branco da noiva que causa expectativa nos convidados. É o sapato do noivo, que o tira quando sobe ao altar, e os convidados tentam roubar para garantir a sorte.

Fran Hoffmann Fotografia

4. Reinventando a tradição no Brasil

No Brasil, a maioria dos casais gosta de manter esse costume de jogar o ramo da noiva para os convidados (tradicionalmente para as convidadas!). Seguem algumas dicas válidas para que esse momento seja divertido e vocês possam ter registros incríveis:

  • Se optou por um buquê articial, com pedraria ou elementos mais pesados, separe um modelo de buquê mais leve para ser lançado. Isso garante que o ramo não machuque as convidadas, e você ainda poderá guardar o buquê que carrega como recordação. Pode até investigar com o seu florista quais flores são ideais para o lançamento.
  • Se você não quer que só uma das convidadas solteiras seja a sortuda do evento, prepare vários mini-buquês e lance todos, assim mais amigas poderão ter a sorte!
  • Se vão estar muitas crianças na festa, você pode também incluí-las na brincadeira, com um lançamento especial para os pequenos, com guloseimas ou bichos de pelúcia, por exemplo.
  • Os modelos alternativos ao buquê não servem apenas paras as crianças. As noivas também inovam a tradição para as amigas, como o buquê de fitas, o buquê em uma caixa, ou o buquê dos bonequinhos de Santo Antônio!
  • O momento ideal é quando a pista de dança estiver cheia e animada, não deixe para quando o cenário começar a esvaziar. E, claro, certifique-se de que o piso não é escorregadio!

Roberto & Grasy Studio

5. Pequeno manual prático sobre o que não se deve fazer

Tímidas, determinadas, engraçadas, competitivas, ou simplesmente sortudas! Estes são os perfis de algumas das convidadas que formam a multidão para conseguir pegar o buquê de flores da noiva, e, se você já foi em alguns casamentos, já deve ter presenciado momentos divertidíssimos na hora do lançamento! Mas para esse momento também há uma etiqueta, que evita pequenos "acidentes" e possíveis gafes.

Sim de Cinema

O lançamento do buquê pode despertar tanto aquele sentimento de competitividade nas convidadas, como o lado mais comediante de cada uma delas! O melhor é que as amigas sempre preparadas para darem tudo! E por isso será tão divertido. Não se esqueça de avisar ao fotógrafo para registrar esse momento com muitas fotos. Elas renderão recordações inesquecíveis!

Ajudamos a encontrar o vestido dos seus sonhos 👰
Peça informação e preços de vestidos e acessórios a negócios perto de você

Outros artigos que podem te interessar