Antes de subir ao altar, entre uma degustação para o bolo de casamento e uma visita ao local da recepção, os casais se veem diante de um outro tipo de festa: os eventos pré-casamento, os famosos "chás". São momentos para festejar, para se distraírem um pouco das decisões sobre a palete da decoração de casamento e da parte mais burocrática da organização e, claro, para serem presenteados! É comum ouvir falar sobre o Chá de casa, Chá de cozinha, Chá Bar e até Chá de Lingerie... Mas vocês conheciam o Chá de Envelope?

Original e prático, este tipo de festa é uma forma mais delicada de "pedir" que os amigos, ao invés de presente, ofereçam alguma quantida de dinheiro aos noivos. Feita normalmente entre a noiva e suas amigas, um envelope é entregue a cada uma delas, daí o nome do evento, e elas o devolvem com a quantia estipulada ou aquela que podem oferecer. 

Como funciona?

Existem formas diferentes de propor a ideia às amigas. A primeira é colocar uma quantia referente a um item de um cômodo. Por exemplo, o valor de um jogo de talheres ou xícaras é colocado no convite que vai dentro do envelope. A outra opção é deixar tudo em aberto. Nesse caso a noiva pode apenas deixar uma mensagem no envelope, que pode até ser engraçada, como: "coloque o quanto puder para uma noiva à beira de um ataque de nervos", ou "deixe aqui apenas o que puder e faça uma noivinha feliz!". 

É importante lembrar que as amigas que participam do Chá de Envelope não têm a obrigação de oferecer outro tipo de presente. E depois noiva é quem definirá o que comprar com o valor que ganhou, sejam itens para a cozinha, para a casa ou mesmo para ela ou o casal.

Notepress
Notepress

Quando é uma boa ideia?

O Chá de Envelope pode ser perfeito para noivas que já têm a sua casa montada, ou que vão mudar de cidade ou de país, por ser uma opção bem funcional. O dinheiro arrecadado será destinado ao que a noiva realmente necessita, já que cada item pode ser fictício e ninguém terá que comprar efetivamente um produto.

Algumas noivas sentem constrangimento ao pedir qualquer valor em espécie e, por isso, surgiu outra versão deste chá, o “chá bazar”. Nesse tipo de evento a noiva faz doces ou alguns objetos de artesanato, que depois podem até servir como um modelo de lembrancinhas de casamento, e as convidadas compram durante o chá.

Mimoria Mimos
Mimoria Mimos

Não se sinta incomodada ou envergonhada porque todos sabem que, para realizar um casamento, os gastos são grandes. Normalmente as amigas convidadas para os chás são as mais íntimas, com quem a noiva realmente compartilha mais do que um dia de festa.

Normalmente são aquelas que estiveram presentes durante todo o relacionamente e com quem vão às provas do vestido de noiva e, justamente por isso, é mais fácil que elas compreendam que o objetivo é fazer a noiva juntar uma quantia em dinheiro para o início da vida a dois. Veja a melhor opção para vocês, com o que realmente precisam no momento.