JF Lembranças
JF Lembranças

Tem sentido dificuldade para pensar o chá de cozinha virtual? A missão é mais fácil do que se aparenta ser. À primeira vista, a adaptação do evento para o modo online pode parecer complicada, mas, graças à tecnologia, dá para brincar e se divertir nesta tradição pré-wedding mesmo à distância. É possível surpreender os amigos com jogos e presentes usando a criatividade e algumas plataformas que facilitam o formato. Não tema e entregue-se à proposta do chá de cozinha virtual na contagem regressiva do casamento!

Café e Restaurante Otávio Machado
Café e Restaurante Otávio Machado

Lista de convidados

Existem duas possibilidades: reunir todos os convidados numa mesma chamada de vídeo ou separá-los por grupos para que cada um receba maior atenção e se sinta mais confortável em interagir. Na segunda opção, não seria organizado um chá de cozinha online, mas, ao menos, dois. Desta maneira, a patota dos amigos da infância, assim como a dos amigos da faculdade e do trabalho, seria preservada.

Pode-se ainda tirar um dia inteiro para o evento, reservando aos grupos diferentes horários específicos. Cabe aos casais definir qual modelo preferem. Não é aconselhado chamar muitas pessoas para que tudo não vire um processo cansativo. Ao definir a lista de convidados, o par deve considerar o número limite por chamada. Algumas plataformas de reuniões online permitem até oito por chamada, enquanto outras, até 50.

Plataformas

Alguns programas permitem chamadas com várias pessoas. As três plataformas mais populares são o Zoom, Skype e Hangout, embora existam outras, como o Houseparty. Escolha a que possua melhores vantagens e facilidade de uso para os envolvidos. 

Asas Coloridas
Asas Coloridas

Convite virtual

Aproveite a identidade visual do casamento para fazer o convite virtual, que já deve ir com o link do evento e instruções de como participar. Aproveite para dar dicas, como conferir a câmera e a captação de áudio antes da data. Informe também a duração prevista para o evento, com o horário limite estampado para que ninguém fique constrangido de ter que ir embora no meio do encontro. O convite do chá de cozinha virtual deve ainda conter o link para a lista de presentes

Lista de presentes

Faça uma lista de itens que os convidados podem dar para compor o cafofo dos apaixonados, sendo essa a razão do chá de cozinha. Ela pode ser feita diretamente no e-commerce de grandes lojas ou no site próprio do casamento. Aconselha-se que os amigos e familiares sejam instruídos a colocarem o endereço dos pombinhos como o local de entrega. A lista em site próprio dá maior autonomia para o envio de presentes diferentões, como cota em dinheiro para ajudar na viagem de lua de mel. No entanto, deixe claro que todos estão livres para dar ou não a contribuição financeira.   

Lumaralu Personalizações
Lumaralu Personalizações

Brindes aos convidados

Caso os noivos resolvam enviar presentes para os amigos a serem usados no evento, garanta que os mimos cheguem em mãos antes do chá de cozinha virtual. Contar com os Correios pode levar a atrasos e frustração com aquilo que fora planejado. Uma boa opção é encomendar um kit com pequena garrafa de champanhe e uma caixa de doces decorados para ser deixado nas portarias no dia marcado. Isso irá garantir o espírito festivo e o brinde conjunto.  

Decore o ambiente

Antes do chá de cozinha, organize e limpe os ambientes que serão usados. Deixe os cômodos confortáveis e bem iluminados, deixando à mão tudo aquilo que será usado nas brincadeiras. Isso irá poupar trabalho e permitir o momento genuíno de relaxamento e diversão do casal. Decorar o lugar será importante para entrar no clima.

Espalhe cordões de luzes e alguns ornamentos festivos de acordo com o tema escolhido, além das taças e do champanhe no balde de gelo. Preparar uma mesa com um mini bufê também é interessante. Faça tudo isso e poderá propiciar aos convidados logo um tour online sobre a ambientação. 

M&M Decoração
M&M Decoração

Como começar

A pessoa responsável (ou as pessoas responsáveis) pela organização pode começar o encontro com um pequeno discurso. Além de homenagear os noivos, deve explicar a dinâmica do chá online. Atividades programadas, como jogos, serão bem-vindas para movimentar as coisas. É importante, no entanto, ficar de olho no tempo empregado em cada uma delas para que não fique tudo muito corrido ou tedioso. 

Atividades envolvidas

São inúmeras as possibilidades, de noite de jogos digitais ou jogos clássicos das antigas, como bingo e stop, a aula de culinária. Promover o quiz do par, com cada um tendo de responder perguntas sobre as preferências do outro, é crucial para a diversão. A cada erro, o noivo ou a noiva terá de tomar um shot de bebida ou pagar alguma prenda. Tentar adivinhar os presentes enviados pelos convidados costuma também fazer sucesso. Além de promover a competição entre os membros do casal, pode-se organizar aulas de automaquiagem ou de culinária. Com planejamento, tudo é possível.

Andrea Elizabeth Lembranças e Chanel Lembranças
Andrea Elizabeth Lembranças e Chanel Lembranças

Com essas dicas, o chá de cozinha virtual tem tudo para ser um sucesso. Carinho e bom humor são contagiantes e serão a base do evento, mesmo à distância. Porque, sob a benção da tecnologia, é possível se sentir próximo mesmo longe, quando há empenho e cuidado com o bem-estar de quem amamos. Agende o seu chá de cozinha virtual e veja tudo irá fluir perfeitamente como sempre sonhou.