Amanda Francelino

A festa e o ritual de casamento estão presentes em praticamente todoas as culturas mundo afora, e cada país tem a sua forma peculiar de celebrar o matrimônio de duas pessoas que se amam. Ainda que existem elementos em comum, a união oficial em cada parte do mundo ele é produzida de uma maneira única, seja pelos elementos que compõem a decoração de casamento de forma específica, ou a cor do vestido de noiva e traje de noivo diferente do branco, entre muitos outros.

 E se vocês já receberam um convite de casamento para uma festa temática com características de outro lugar,  é muito fácil que tenha se apaixonado e possam querer trazer esses elementos lindos de povos vizinhos para o seu dia C. E um deles é o México.

Amanda Francelino

Este é um país que respira arte, e não é por acaso que dali saíram nomes como Frida Kahlo. E a cultura mexicana é uma dessas de se apaixonar à primeira vista e possui um ritual de festas de casamento encantador, com algumas características marcantes que podem, sim, ser incorporadas ao evento que estão preparando. 

Amanda Francelino

O lazo

Além de muita animação, os mexicanos possuem também uma forma bastante particular de realizar a cerimônia, que vai além da troca de votos. A tradição do "lazo" é a mais marcante (laço, traduzido do espanhol), o laço que liga o casal. Trata-se uma espécie de corda em forma de 8, que pode ser feita de materiais preciosos, como fios de ouro ou prata, ou outros mais simples, como uma cordão de flores, no centro se coloca uma medalha ou uma cruz, e muitas famílias o fazem diretamente com um rosário. Depois da troca das alianças as madrinhas ou damas de honra passam esse cordão pela cabeça dos noivos. Algumas famílias, inclusive, dizem que só as mulheres já casadas devem ajudar os noivos, já que para as solteiras pode dar má sorte.

Para os católicos essa tradição pode facilmente ser incorporada e dar ênfase ao momento em que trocam as frases curtas de amor em seus votos. Quando os noivos se ajoelham em frente ao altar, eles podem ser unidos por um grande rosário que é colocado em volta dos dois, simbolizando o compromisso, acompanhado de uma oração específica.

No cardápio

Não há como negar, muitas vezes já se associa uma cultura pelos temperos que usam ou pelo seu tipo de culinária, ainda mais com traços tão marcantes como é com a mexicana. E com tanto sabor, impossível não conquistar os convidados com alguns dos pratos, inclusive porque muitos deles já estão bastante incorporados ao dia a dia brasileiro. Apostem em um menu com todas as delícias do México, desde entradas as os pratos principais. Entre os itens mais clássicos da cozinha mexicana, alguns não podem faltar, como o guacamole, os nachos, tacos, burritos e um chilli.

Mas, assim como busca elementos bem originais para a decoração da festa de casamento, é também possível investir em pratos mais desconhecidos e autênticos, apostando em sabores genuinamente do México, em pratos como:

  • Tamales : uma espécie de pamonha mexicana, com massa de miho cozida, apresentadas em uma folha de bananeira
  • Mole poblano: prato com uma bela uma mistura agridoce de frango ou peru com... chocolate amargo!
  • E, como não poderia faltar, sobremesas deliciosas como: o garapiñado, que consiste em nozes ou amendoins (para um casamento pode-se usar amêndoas) cobertos por uma calda quente de açúcar; e alegría, doce feito de mel e amaranto. 

Para animar a festa

Uma boa e animada festa após a recepção, por si só já é característica marcante desta cultura. E ainda que sirvam um banquete, não se esqueçam que depois vem a festa, e aí também devem registrar o estilo escolhido, podendo incluir até uma palinha dos famosos  mariachis, os cantores típicos mexicanos, com seus chapéus tão característicos, para tocarem músicas para festa de casamento que mantenham a temática. Claro que também vão querer dançar outros tipos, mas no início pode colocá-los para dar o clima autêntico da cultura.

The PIC company

Hora da... tequila!

Para acompanhar a pista de dança, um bar a caráter será muito bem vindo. O México ficou conhecido também por ser o produtor original da tequila mais famosa do mundo e, nada melhor do que nesse dia preparar um brinde com um shot dela, que pode ser o responsável por fazer todos saírem do chão quando a pista abrir, e os bares já fazem um espetáculo à parte para servi-la, das maneiras mais divertidas! Outros drinques mais suaves, como a margarita e a típica michelada também devem estar presentes.

Rafaella Pessoa Fotografia

Uma madrinha para cada função

Já se sabe que os noivos não fazem um casamento sozinhos, e os padrinhos e madrinhas possuem um papel especial nessa jornada. Entende-se que devem ajudar o casal em todos os preparativos, seja na escolha dos modelos de lembrancinha de casamento, até as visitas aos fornecedores. Mas em um típico casamento mexicano essa funções são realmente levadas a sério, e cada madrinha ganha a honra de uma tarefa específica, que além de ajudar na preparação da festa, torna esse posto ainda mais especial.

Regiane Freitas

Ainda que nossa tradição também guarde costumes lindos para esse momento, se inspirar em elementos de outros lugares pode dar um ar novo a essa festa de origem milenar. E isso se encaixa perfeitamente aos noivos que buscam inovar, seja no tipo de cerimônia, no menu ou tipo de bolo para casamento. Saibam como unir as duas tradições da melhor formam incluindo esses pontos que não podem faltar na sua festa temática mexicana!