Tauan Alencar

Ainda que esta festa seja celebrada com o mesmo propósito em todo o mundo – unir duas pessoas em nome do amor –, em cada região ela é feita de uma maneira muito específica e com costumes próprios, que vão desde o tipo de decoração de casamento às vestimentas, passando até mesmo pela mudança da cor do vestido de noiva. A Índia é um país com uma cultura riquíssima e muito diferente da cultura latino-americana, o que faz despertar um certo fascínio por esse lugar. E quando o assunto são as tradições de casamento, ninguém fica decepcionado, já que é um dos rituais com mais etapas e simbolismos dali.

Na Índia esta não é apenas uma simples festa, é uma comemoração que acontece por dias, e eles possuem muitos ritos cheios de significados. Se recebeu um convite de casamento indiano, se pretende realizar um casamento com este estilo, ou simplesmente está curioso sobre esta tradição, conheça como eles celebram o matrimônio.   

RM Empreendimentos

Antes mesmo do casamento

Tudo se inicia no pré-enlace definitivo, antes da celebração, o casamento já começa a acontecer. As cerimônias Haldi, Mehendi e Sangeet acontecem nos dias que antecedem  o "sim", muito antes de pensarem na música para entrada de casamento, e por isso são conhecidas por serem comemorações que perduram por dias.

  • Sangeet

A Sangeet é tipo uma despedida de solteiro para os dois, quando todos os amigos se reúnem com os noivos antes de colocarem seus traje e os modelos de vestido de festa para desejarem coisas boas para o novo caminho que se abre diante do novo casal.

  • Haldi

A Haldi é a tradução para cúrcuma, uma especiaria muito usada na gastronomia indiana e conhecida na região por seus fortes poderes medicinais. Ela está presente também na preparação do enlace, com direito a uma etapa do pré-casamento dedicada a ela. Pode acontecer com os noivos juntos ou separados. Antes mesmo da decoração para festa de casamento ganhar o seu destaque, esse tímido tempero adquire sua importância com o papel principal.

Nesta comemoração os noivos usam a cúrcuma para fazer uma pasta que é aplicada no corpo do casal, acompanhada de músicas e danças, algo que dizem ser promissor para o casal, trazendo sorte . Em algumas culturas os noivos também aplicam um pouco da pasta nos amigos que ainda não se casaram para dar sorte ao amor. O interessante de estarem juntos é reunir a todos, mulheres e homens.

  • Mehendi

Também mais um dos rituais de preparação pré-casamento, onde os noivos têm o corpo desenhado com henna. Mãos, pés, tornozelos, pulsos e a palma da mão recebem desenhos de flores, pavões e outros elementos que representam boa sorte. O Mehendi é conhecido pelo trabalho manual e pela arte que simboliza, e as noivas ganham destaque nesse momento, com desenhos muito elaborados até os cotovelos! Os noivos costumam também se utilizar da arte, mas em desenhos mais simples e com menos ênfase.

Tauan Alencar

O grande momento

Depois desses dias de festas do “pré-sim”, é chegada a hora de dar início à celebração principal, mas, muito diferente do que se conhece por cerimônia no Brasil, cujo auge acontece na troca das alianças com frases curtas de amor durante os votos, existem muitas diferenças em relação à todo o ritual.

A começar por um detalhe imporante da tradição moderna ocidental: a espera no altar. Na Índia é a noiva a que entra primeiro e que aguarda a entrada do seu noivo, e não vice-e-versa. Geralmente as cerimônia são feitas ao ar livre, para que haja bastante interação com a natureza e, quando os noivos se encontram no altar, ainda ficam separados por uma cortina de seda, que só é tirada após recitarem os mantras.

Tauan Alencar

É então quando se encontram e chega o momento em que a noiva serve mel e iogurte ao noivo, trocam os colares e, com a chegada do pai da noiva, trocam os tão esperados anéis, proferindo os votos e dando voltas ao fogo com os mantras sagrados aos deuses hindus. A cerimônia termina com o pai da noiva derramando água sagrada nos convidados e noivos, como se estivesse dando a sua benção final, no chamado Kanya Daan.

Ainda que os elementos que são conhecidos como tradicionais nos casamentos que acontecem no Brasil sejam distintos nos casamentos indianos, como é o caso das lembrancinhas de casamento oferecidas aos convidados ou mesmo o bolo de casamento, um dos itens mais clássicos, o significado principal é mantido em todas as culturas. A essência e o conceito da festa continuam sendo os mesmos em todos os cantos do mundo: celebrar a união e o amor!