Seguimos ao seu lado nesse momento. Consulte o nosso Centro de Ajuda.
Casamentos

Você, seu amor e uma cachoeira: que tal fazer de um paraíso o cenário do "sim"?

A riqueza natural do Brasil permite aos casais terem como palco do "sim" cenários inebriantes em meio à natureza, e as cachoeiras estão entre os locais que podem ser explorados (com cuidado e segurança!), especialmente para enlaces íntimos.

6

Intimate Wild Wedding

Queremos falar com vocês, casais aventureiros que curtem passeios em contato com a natureza, e que desejam aderir ao movimento de casamentos mais intimistas por conta da pandemia. É possível explorar o ecoturismo sem necessariamente buscar uma praia como cenário do enlace e ter uma cerimônia aconchegante em um cenário divino: uma cachoeira. Saibam que em todo o território nacional há cachoeiras incríveis que atendem a todos os requisitos e mais: vocês podem se casar em um paraíso natural, com uma vista de tirar o fôlego, só os dois, com o celebrante e/ou alguns convidados.

Casar-se nesse ambiente é apaixonante e tem cada vez mais adeptos. O som da água, do vendo nas árvores e até pássaros tornam o momento muito bucólico e poético. A preferência é marcar para que tudo ocorra de dia, ao ar livre, e muitos apaixonados aproveitam para celebrar a união no local do pedido, o que torna o dia C ainda mais especial.

Lili Assessoria

Acessibilidade 

É um passeio diferenciado mesmo para os que estão acostumados com a aventura. Por isso, planejamento é essencial, principalmente quanto ao trajeto. A viagem pode compensar pela experiência, mas confirmem se quem estará com vocês pode chegar em segurança. Algumas cachoeiras têm terrenos e acessos não tão fáceis para todos, como as trilhas. Outras têm o teleférico e transportes que facilitam a chegada e a partida. Sem contar os locais como hotéis, chácaras e mirantes, próximos às cachoeiras, que devem ter recursos de acessibilidade para todo mundo.

Karoline Bettes

Cuidados extras

Apesar de ser um local público, uma cachoeira possui caráter de patrimônio de preservação ambiental. Portanto, é importante estarem atentos para que o ambiente se mantenha intacto depois da cerimônia, o que inclui não deixar lixo ou esquecer qualquer coisa nesses lugares. 

Visitem o local antes para conferir o terreno, se há muitas pedras ou alguma parte com solo plano, principalmente se a ideia é estarem descalços. Entrar na parte rasa da cachoeira é uma opção para fotos dos recém-casados, mas é bom sentir na pele e fazer alguns testes para que não tenham empecilhos na hora.

Wellys Noberto

Decoração minimalista

Geralmente os casais idealizam o grande dia à beira da cachoeira de uma maneira simples, rústica e romântica. O "menos é mais" neste tipo de cerimônia, já que a própria paisagem faz a vez da decoração. Os casais que vêm sozinhos, com no máximo o fotógrafo e o celebrante, apenas estão lá com pé na água e muito amor no olhar.

Já os que fizeram questão de uma reunião de família com os mais próximos podem optar por uma decoração minimalista com galhos e flores para o altar e pétalas no caminho, além de panos brancos e lamparinas se forem se casar em um hotel, chácara ou mirante tendo a cachoeira como pano de fundo.

Vero Fotografia

Buffet adequado

Vai depender do local da recepção, se houver. No caso de chácaras e hotéis próximos à cachoeira, uma ideia comum é servir um brunch que mistura pratos do café da manhã com o almoço, mas um coquetel com canapés, tortinhas e mini refeições individuais são uma ótima pedida ultimamente. Almoço feito no fogão à lenha dá um charme a mais ao buffet, que tem a simplicidade e o carinho como objetivos do dia.

Vero Fotografia

Trajes perfeitos para o cenário

Por se tratar de um casamento de dia, os tons neutros entram em cena como os preferidos. Tecidos leves ajudam no conforto e com o calor. Para elas, sugerimos vestidos lisos, com pouco ou nenhum brilho, e bordados pontuais. Para eles, camisa branca e calça caramelo e, se quiser, um blazer nude ou azul. Lembrem-se de escolher calçados confortáveis e preferir penteados presos por conta do vento. E por que não um chapéu?

Intimate Wild Wedding

Exemplos de quedas d’água

Há cerca de 110 cascatas, saltos, cataratas e cachoeiras espalhadas pelo Brasil que podem ser visitadas e admiradas. Entre elas, as consideradas ideais para enlaces são: 

  • Cataratas do Iguaçu: entre o Paraná e a Argentina, o conjunto de quedas d’água tem aproximadamente 275 metros e recebe milhares de turistas por ano.
  • Cachoeira do Telésforo: é uma das belezas naturais em Diamantina, Minas Gerais. Não forma uma queda grande, mas possui uma praia de areia branca, além da vista linda.
  • Cachoeira Santa Bárbara: na famosa Chapada dos Veadeiros, em Goiás, há cenários maravilhosos e um deles pode ser acessado após 5 km de trilha.
  • Cachoeira do Frade: uma das belezas do Ceará e uma das atrações mais visitadas fica no meio de cânion. Além da queda d’água, há uma gruta para os exploradores de plantão. 

Não se esqueçam de conferir se é possível realizar o matrimônio dos seus sonhos em alguma (ou perto) delas e planejar tudo com o celebrante e o cerimonialista.

Jaíne Néris Fotografia

Os registros do grande dia ficarão deslumbrantes com a paisagem, a água nos pés, os tons dos trajes em contraste com o verde, a iluminação natural, as poses divertidas e românticas. Tudo é perfeito para belas imagens e boas lembranças. O ar fresco do cenário faz com que vocês se esqueçam do barulho da cidade e possam usufruir de um momento tranquilo e mágico ao lado da natureza e do seu amor.  

Outros artigos que podem te interessar

  • Para uma celebração intimista, o lugar ideal: as vantagens de casar em uma capela
    Onde celebrá-lo
    Para uma celebração intimista, o lugar ideal: as vantagens de casar em uma capela
    Os novos tempos pedem celebrações mais íntimas e, para tal, há um local perfeito. Casar em uma capela traz a oportunidade de criar um ambiente único e pessoal, e pode trazer outras grandes vantagens para os casais. Mostramos quais! 
  • Vantagens de realizar a cerimônia e a festa em um mesmo local
    Onde celebrá-lo
    Vantagens de realizar a cerimônia e a festa em um mesmo local
    Hoje em dia, a maioria dos casamentos são celebrados no mesmo local onde é a recepção. Essa tendência se dá principalmente na cidade grande onde a praticidade teve de ser repensada devido a fatores que podem causar desconforto.
  • Casamentos ao ar livre: veja dicas do que vestir para não errar
    Onde celebrá-lo
    Casamentos ao ar livre: veja dicas do que vestir para não errar
    Encantadores e especiais os casamentos ao ar livre sempre empolgam os convidados, mas a escolha do look ideal acaba gerando dúvidas. O essencial é seguir algumas dicas de profissionais da área para que a identidade visual não fique comprometida.
  • Casamento em vinícolas: o
    Onde celebrá-lo
    Casamento em vinícolas: o "sim" em um cenário de cinema
    País da cerveja e da cachaça, o Brasil destaca-se também com vinhos de excelente qualidade que se tornaram conhecidos mundialmente. Com incríveis regiões serranas ideais para um cenário cheio de magia, considerem casar numa vinícola: será encantador.
  • Casamento em casas de festas
    Onde celebrá-lo
    Casamento em casas de festas
    Cada vez mais noivinhos optam por fazer toda a celebração em um só lugar. Esse espaço, geralmente, é a casa de festas, que pode abrigar nave, altar, mesas e, ainda, pista de dança!