Bruno Ferreira Fotografia

O casamento é uma oficialização da união do casal e nem sempre representa os ideais ou crenças que ambos defendem. Assim como os diferentes estilos de decoração de casamento, também existem tipos de cerimônias para diferentes noivos. Existem casais em que ambos são católicos, outros em que os dois têm religiões diferentes e ainda aqueles em que apenas um acredita na existência de um Deus, e quer casar sob a proteção de uma divindade superior. O casamento ateu inclui o casal não acredita em nenhum Deus. Quando apenas um dos dois acredita e segure alguma religião, é possível realizar o casamento na igreja, ainda que o outro seja ateu. Se já estão com o vestido de noiva e traje de noivo escolhidos e prestes a enviar os convites de casamento, devem decidir qual será o tipo de cerimônia, se optaram por uma em sua festa. Ainda não conhecia o casamento ateu? Definimos três tipos de casamento nesta linha que podem se encaixar com o buscavam para atender as crenças ou estilo de noivos.

Na igreja

Se uma das partes segue uma religião e sempre sonhou com a decoração da igreja para casamento onde dirão o "sim, aceito", mas a outra parte é ateia e concorda em celebrar o amor perante essa religião, o casal pode decidir realizar seu casamento pela igreja, onde os noivos juram diante de Deus, fidelidade, amor e respeito um ao outro em todos os dias de suas vidas. Nesse caso, os ateus que não estão vinculados a nenhuma religião se casam porque uma das partes é crente e porque sua família assim o deseja, cedendo de alguma maneira perante os ideais e convicções da outra pessoa.

Dayse Diniz Fotografia

No civil

Casar pelo civil é o mais comum entre um casal onde os dois são ateus ou uma das partes. Sendo que os ateus não estão vinculados a nenhuma religião, eles se casam para comemorar e oficializar a relação junto dos amigos e diante da justiça. É um casamento como todos os outros, com direito a música de casamento para entrada, troca de alianças, bolo decorado para o casamento e uma linda cerimônia. O discurso proferido num casamento civil não precisa ter nenhum cunho religioso e deverá ir de acordo com a vontade dos noivos. Nesse caso, os noivos podem procurar alguém para conduzir a cerimônia que pode ser um celebrante, um juiz de paz ou até um amigo que com frases curtas de amor ou longos textos cheios de significados especiais que oficializará a cerimônia.

Outra religião ou ritual

Se alguma das partes tem outra religião, também é possível realizar o casamento com um ateu. Por norma, e tal como no casamento católico, é o ateu quem cede perante a crença da outra parte. O mais importante em todas as situações é que o casal converse bastante antes de tomar uma decisão e que o faça convictamente para que ambas as partes estejam felizes com a forma como decidiram oficializar sua relação.

Pixel Foto e Filme

Os noivos devem chegar a decisão de equilíbrio para que os dois se sintam representados no tipo da cerimônia escolhida, quando possuem crenças diferentes os dois terão que ceder para encontrarem o ponto comum. Da mesma forma como buscaram juntos as lembrancinhas de casamento que agradava a ambos, devem fazer o mesmo com a cerimônia. Escolham as músicas de casamento mais emocionantes para marcar esse momento e aproveitem juntos a festa que criaram para celebrar o amor de vocês, personalizado para o estilo único do casal.