Os noivos, cada vez mais, buscam alternativas sustentáveis em cada detalhe do seu dia. Buscam convites de casamento feitos com papel reciclado, oferecem lembrancinhas de casamento ecológicas, como mudinhas de plantas, e a tendência, claro, chegou também aos cardápios, em que a preferência por produtos naturais e saudáveis aumentou no mundo todo. Com esse forte movimento, inúmeras empresas se especializaram e hoje oferecem um menu orgânico, além recursos sustentáveis para os eventos.

A alimentação orgânica baseia-se no cultivo de alimentos sem o uso de produtos químicos como os pesticidas, agrotóxicos ou fertilizantes. Os alimentos orgânicos são cultivados em total harmonia com a natureza e o resultado são produtos muito mais saudáveis e nutritivos. Nada de enlatados ou industrializados, todos os pratos são preparados com ingredientes naturais e saudáveis. Hoje te mostramos 5 motivos para incluir um buffet orgânico no seu casamento.

1.  Incentivo aos convidados

Vivemos uma época em que as pessoas se preocupam cada vez mais com o tipo de alimentação que estão consumindo. Por isso, oferecer um buffet orgânico é uma maneira de convencer seus convidados a consumirem alimentos saudáveis e totalmente naturais.  Além da alimentação orgânica, você poderá usar outros elementos sustentáveis para complementar seu buffet, como imprimir os os cardápios e a papelaria em uma gráfica para convites de casamento que trabalhe com papéis reciclados, por exemplo.

2. Variedade no cardápio

O cardápio orgânico também inclui pratos com carnes ecológicas, não é exclusivamente vegetariano, assim poderão colocar os pratos que preferirem. Vários buffets trabalham com esse tipo de cardápio e apresentam opções deliciosas e totalmente adequadas para um casamento.

No nosso portal você encontra diversos buffets no Brasil todo. Entradinhas especiais, grande variedade de legumes e pratos quentes com carnes, grãos e massas. Todos os pratos com alimentos selecionados, perfeitos para um jantar e com todos os ingredientes orgânicos e naturais, inclusive as carnes. Normalmente, os buffets também trabalham com pratos sem glúten e sem lactose.

3. Doces e bolo orgânicos

Sim, os doces e o bolo decorado de casamento podem ser orgânicos e garantem sabores e cores especiais. Os buffets que trabalham com alimentação orgânica também utilizam produtos naturais e orgânicos nos doces. Substituem o açúcar refinado por adoçantes naturais ou por açúcar mascavo ou demerara, que não sofrem processo de refino e conservam os nutrientes e minerais. Além das frutas e ovos orgânicos, todos os ingredientes são naturais e os industrializados são totalmente descartados.

Miss Docy

4. Alimentos sazonais

Para ter a garantia de alimentos deliciosos e com um visual perfeito, escolham produtos próprios da estação e que sejam regionais. Pesquisem se os aqueles desejam incluir no cardápio são próprios da estação em que será realizado o casamento. Vocês vão encontrar alimentos com mais qualidade, e mais saborosos, já que os sabores intensos e originais não terão aditivos químicos.

5. Custo benefício

O custo dos produtos orgânicos pode ser um pouco mais elevado, pelo cultivo mais trabalhoso que tem. Mas, economizando em alguns itens não tão imprescindíveis, conseguirão oferecer alimentos com mais qualidade aos seus convidados e, ao final, o custo benefício é vantajoso, se pensarem na qualidade dos produtos e a garantia de que podem ser consumidos sem qualquer problema. Por isso, também vale a pena procurar produtores locais que podem negociar diretamente os preços.

Além dos cuidados citados, é fundamental conferir o rótulo para não serem enganados. Todo os produtos devem ter o selo de certificação de produto orgânico e que a certificadora seja credenciada pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).

A organização do dia C é trabalhosa, mas vocês devem ter em conta que esse dia deve refletir toda a essência do casal, desde o traje e do vestido de noiva, até aquilo que irão servir no buffet. Se a alimentação orgânica faz parte das suas vidas, invistam nessa ideia. E se ainda não conhecem, tentem, aos poucos, introduzir esse conceito na vida a dois. Amor e saúde andam de mãos dadas.