Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

História da gravata: conheça mais esse ícone e decida qual estilo usará

O acessório tipicamente masculino teve uma longa trajetória para se tornar uma peça elegante, sofisticada e até descolada dependendo do visual e do local. Descubra qual estilo de gravata combina com você e com o seu grande dia!

Ainda sem seu traje? 🤵
Peça informação e preços de trajes e acessórios a negócios perto de você

Dream Image - Foto e Filme

As mulheres que estão prestes a subir no altar não pensam apenas no vestido de noiva; são detalhes e mais detalhes, acessórios, joias, véu e outros, e para os homens não seria diferente. Além do traje, é preciso decidir também sobre os complementos, e isso inclui um dos principais entre eles: a gravata.

Mesmo em enlaces mais despojados, com uma decoração de casamento praiana, por exemplo, em que a vestimenta completa é opcional, sabemos que a gravata é um símbolo da moda masculina e é ainda o acessório preferido para compor looks de festa. O estilo do enlace dita o tipo de gravata do noivo e a sua personalidade reforça a escolha. Que tal saber mais sobre ela?

Dream Image - Foto e Filme

Como surgiu

Há muitas possibilidades para o surgimento do acessório, já que em várias culturas do mundo itens semelhantes foram sendo encontrados. Os primeiros indícios vêm dos egípcios, que colocavam uma uma espécie amuleto no pescoço das múmias, uma corda com um nó; os chineses usavam um pedaço de tecido com um nó como sinal de status e os romanos para proteger do frio.  

Mas a versão mais aceita, por ser a mais próxima da gravata como a conhecemos hoje, é que de que surgiu quando soldados croatas foram para a França na "Guerra dos Trinta Anos", por volta de 1635. Eles usavam um lenço amarrado no pescoço para manter o colarinho fechado e alinhado, e os franceses viram na peça uma tendência de moda, dando origem ao nome cravate. O rei Luís XIV, por sua vez, aderiu ao lenço pomposo para incrementar as vestimentas da corte e o popularizou. Já os ingleses conheceram o cravate na Itália e levaram a moda para as ilhas britânicas e para a colônia na América.

Meu Abrigo Fotografia

O acessório passou por transformações até chegar nos tipos que conhecemos e chamamos de gravata. Mais simples e menos volumoso, com variações como do tipo borboleta, o adorno também ficou comprido para estar presa sob o colete.

Depois se tornou mais versátil, feita com diferentes tecidos, estampas e costuras que mantém a forma e facilita o nó. Era usada apenas por senhores para eventos formais e negócios, mas a gravata conquistou o público mais jovem em ocasiões casuais, por meio de ícones da cultura pop, com grupos como The Beatles, entre outras celebridades da música, do cinema, da publicidade e do esporte.

Escolha a sua!

  • Tradicional

Guilherme Lima Foto e Vídeo

É o modelo mais clássico e atemporal, com 7 a 9 centímetros de largura, combina com todos os estilos de cerimônia e festa, da mais luxuosa a mais informal, tanto com um décor de luxo quanto com uma decoração de casamento rústica, por exemplo. Não tem como errar se o noivo optar pela cor lisa neutra ou escura que mais combina com o traje, usando ou não colete. Mas há uma infinidade de cores e estampas para agradar a todas as personalidades.

  • Slim ou skinny 

Guilherme Araujo Fotografia

Se o noivo quer algo clássico com um toque fashionista, a gravata slim é para aqueles atentos às tendências, que vão se casar no campo ou na cidade, com uma decoração de casamento simples e elegante. O acessório tem de 4 a 6 centímetros e deve ser usado com um terno também slim, ou seja, mais justo e sob medida, para um visual equilibrado. O colete é opcional e o lenço na lapela é muito usado como alternativa ao boutonniere.

  • Borboleta

André Habib - Fotógrafo

Símbolo de sofisticação e formalidade, a gravata borboleta é tradicionalmente usada com smoking preto para celebrações noturnas ou branco para o estilo summer do traje, próprio para eventos diurnos. Com a tendências vintage e hipster, este modelo de gravata trouxe um ar mais descolado e informal aos enlaces, sendo usada com camisa e suspensório em festas ao ar livre. Pode ser lisa de cores diversas ou estampada, e o casal pode ficar perfeito combinando o boutonnière com o buquê de flores do campo nesse estilo.

Italiana ou Plastrón

É uma gravata de luxo, feita de seda e amarrada como se fosse um lenço mais comprido, com um pequeno broche de brilho ou pérola. É ideal para eventos formais e tradicionais, com traje sofisticado, como o fraque. Há variação também para parecer com a gravata tradicional com o tecido franzido no nó.

Renan & Thialisse

O casal pode ou não determinar o tipo da gravata daqueles que receberam o convite de casamento para serem padrinhos. Eles podem ir de gravata borboleta se o noivo for com uma tradicional ou slim, por exemplo. Mas nada impede de ser o mesmo tipo com cores próximas ou complementares. Se quiserem, verifiquem esse detalhe para o conjunto visual dos homens estar em harmonia.

Ainda sem seu traje? 🤵
Peça informação e preços de trajes e acessórios a negócios perto de você