Algumas sogras encaram o casamento dos filhos com naturalidade e de forma feliz, mas outras acham que estão perdendo seu filho para sempre. É aí que todo o cuidado é pouco para impedir que surjam situações constrangedoras nesta fase que deve ser de pura harmonia. E o noivo precisará ter muito jogo de cintura para não criar uma situação complicada entre as mulheres que mais ama na vida.

Por mais que uma mãe queira ajudar com conselhos sobre a decoração do casamento ou dar sugestões com relação à alimentação, nunca deverá impor suas ideias como regra, mesmo que esteja pagando pelas despesas. Será essencial que as futuras sogras tenham diplomacia para não causar um mal estar ao fazer questão de acompanhar a nora na prova do vestido de noiva ou insistir que use o véu que pertenceu à sua avó, mas que não combina em nada com o buquê de flores. Se você é a mãe do noivo, conheça nossas dicas e evite acontecimentos desagradáveis.

1. A lista de convidados

Teimar em convidar o primo que não vê há trinta anos ou as amigas do trabalho, sendo que o casal mal conhece, está totalmente fora de questão. Quem determina quem será convidado sempre são os noivos e eles definem quem estará presente neste dia mágico. Tudo pode ser dito de forma educada mas, como mãe do noivo, é esperado que você não tente impor seus convidados para a festa do casal.

2. Comentários indelicados

Se os noivos optaram por convites de casamento diferentes que você jamais usaria não critique. Contestar cada detalhe que o casal escolhe pode se tornar muito chato. Mesmo achando que o bolo de casamento quadrado é inadequado e fora dos padrões tradicionais, respeite a opinião do casal e não faça comentários impertinente.

3. Entrar na igreja com cara de velório  

Por mais que não aprove a união, não deixe isso transparecer e atrapalhar a alegria do seu eterno "menino". Ao entrar de braço dado com seu filho dê o seu melhor sorriso, aprecie a decoração da igreja do casamento e seja simpática com os convidados. A relação de mãe e filho é para sempre, e tudo o que ele deseja é que você participe desse momento em sua vida com a mesma alegria que ele sente.

4. Usar branco

Porque é a cor da noiva evite usar qualquer modelo de vestido de festa branco, essa cor pertence exclusivamente à protagonista do evento. Até mesmo tons quase brancos como o pérola ou gelo ou marfim não são tão bem-vindos, mas você pode optar por tonalidades pastel, como rosa, azul bem claro e até um vestido em tons discretos de cinza.

5. Ficar de fora

Procure ser o mais participativa possível, vá a todas as comemorações, chás e degustações que for chamada. Deixar de comparecer ao chá de panela ou na degustação dos bolos de casamento simples que a noiva a convidou é o maior erro. Estar perto e participar das escolhas do seu filho será muito importante para ele.

6. Não ajudar de coração

Quando se propor a cooperar em alguma tarefa faça com bom humor e principalmente com muita boa vontade. Não será nenhum pouco delicado oferecer qualquer tipo de ajuda e depois colocar empecilhos que possam parecer que não faz questão. Lembre-se de que a sua futura nora precisa de toda ajuda e que também terá dias difíceis e de muita sensibilidade.

7. Rejeitar a noiva

A pior coisa que poderá fazer é afastar-se da mulher que seu filho escolheu para construir uma família. Se não quer ficar longe do convívio dele procure manter a proximidade necessária e a boa convivência com a noiva. Você não vai querer estar longe quando os netos chegarem, e vocês podem ser boas amigas, afinal, o que as une é justamente o amor por uma pessoa especial para ambas.

Aquela suposta rivalidade existente entre sogra e nora é um conceito ultrapassado que deve ser deixado de lado. Essas brigas não se encaixam em famílias que estão prestes a celebrar o amor entre duas pessoas e que procuram curtir juntas a fase de degustação dos bolos de casamento, do menu e tantos outros elementos. Quando as sogras participam, mesmo que apenas com bons conselhos na hora de definir as flores do casamento ou o terno ideal para o noivo, os filhos têm muito mais disposição para dar conta de tantas tarefas, e todo o planejamento se torna muito mais agradável para todos os envolvidos.