Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

6 Tradições de casamento que já não são seguidas à risca

As tradições e os costumes se inventam com o tempo, e não seria diferente com os casamento. Sabe quais os costumes já não são seguidos à risca pelos noivos modernos? Veja a lista e saiba se incluirá ou não no seu dia.

Raphael Oliveira Fotografia

Ainda que até hoje o universo dos casamento esteja cercado por tradições das mais antigas, algumas vão perdendo sua força com o passar dos anos. Hoje os noivos querem inovar, deixar seu estilo registrado tanto da decoração de casamento como no seu próprio visual, personalizando ao máximo o traje e o vestido de noiva e isso faz com que alguns outros costumes também sejam adaptados a esses tempos contemporâneos. Sim, alguns rituais são indispensáveis para a maioria dos noivos, mas outros pode ser substituídos por novos costumes que deixam a festa igualmente linda e emocionante. Se quer saber quais são as tradições que já não seguidas à risca antes de enviar os convites de casamento, confira aqui a lista que elaboramos. 

1. Convites escritos à mão

Já não é de hoje que os noivos se rendem aos inventos tecnológicos para ajudar na organização da festa. E um grande passo foi a troca de convites escritos à mão pelos convites impressos. São tantas fontes disponíveis de tipografias que, ainda que os noivos queiram o texto do convite de casamento com a letra tradicional, fica mais fácil do que se fosse escrito à mão. Além de ser mais fácil para produzir uma maior quantidade, o custo também diminui muito, principalmente se comparamos a quando os noivos pagavam alguém para endereçar cada modelo. 

Imporium Convites

2. Lançamento do buquê como única opção

É verdade que o momento do lançamento do buquê ainda está presente, e é inclusive muito valorizado na maioria das festas, mas até esse costume que é um dos favoritos entre os convidados vem sendo reinventado. Hoje em dia, ao invés de lançar o tradicional buquê de noiva branco, algumas noivas optam por outras brincadeiras, como o corte das fitas, ou a caixa com cadeados.

Além disso, hoje em dia os buquês de noiva artificiais se tornaram os queridinhos  das celebrações onde a tradição de lançá-lo às amigas solteiras se manteve. Isso acontece porque as noivas podem guardar o seu e escolher um buquê mais leve para jogar, o que também é melhor por não correr o risco de machucar as convidadas com caules ou espinhos naturais.

Teles Nogueira Assessoria

3. A primeira valsa

Não quer dizer que esse momento já não exista mais nas festas, mas a verdade é que muitos noivos  já preferem trocar a tradicional valsa por ritmos mais modernos e que representem melhor o estilo do casal. Músicas pop, tango, forró, coreografias divertidas em conjunto com os padrinhos e madrinhas estão entre as opções que têm aparecido bastante. O momento em que os noivos se apresentam como casal aos seus convidados é sempre único e, para isso, nada melhor que uma música que combine perfeitamente com os dois.

4. Casamento na igreja

Antigamente, quando se pensava em casamento, a primeira coisa que vinha à mente era uma celebração religiosa, com uma bela decoração da igreja para casamento. Hoje em dia, ainda que o "sim" em uma igreja seja fundamental para muitos noivos, outros casais já preferem fazer a sua própria cerimônia, com um celebrante de sua escolha e o ritual que mais se encaise no estilo de vida do casal, seja ao ar livre ou em salões de festa, com ritos diferenciados ou criados por eles próprios. Os casamentos na igreja já não são a única opção para quem pretende oficializar a união.

5. Quem paga a festa

O antigo costume diz que o pai da noiva deveria arcar com todos os custos do casamento. Hoje em dia, e em muitos casos, são os noivos que fazem questão de arcar com todos esses valores. Claro que pode ser que os pais ajudem ou ofereçam pagar por alguma parte da celebração, como um presente de casamento, mas já não se vê como obrigação que a família da noiva tenha o ônus do custo apenas para ela.

6. Saída com arroz

Depois da cerimônia, da troca dos votos com frases curtas de amor, o grande momento a ser esperado é a saída dos noivos e a da chuva de arroz. Ela carrega muito significado, já que o arroz simboliza os votos de prosperidade que os convidados desejam aos noivos, mas há muitos que adaptam esse antigo costume aos tempos atuais, sejam por questões ambientais, por proibições das locais onde se realizam as cerimônias. Muitos trocam o arroz por bolhas de sabão, que dão um lindo efeito lúdico e ótimas fotos. Os noivos mais modernos optam por pompons coloridos para a saída e, para os mais românticos, as pétalas de rosas ou sparkles. 

Wbs Foto e Filmagem

E vocês, quais desses costumes irão incluir na sua festa e quais preferem não incluir ou reinventar de uma maneira mais personalizada? O importante é que cada escolha agrade ao casal, desde o bolo de casamento e o seu sabor, até os modelos das lindas lembrancinhas de casamento que irão ser distribuídas, todos os itens desse grande dia devem traduzir exatamente a essência de vocês.