Dani Starck

Muitas vezes questões simples nem são motivos de discórdia, até que decidem tomar esse passo juntos ao altar. Entre a escolha da decoração de casamento e a decisão das lembrancinhas de casamento, acabando descobrindo questões que antes pareciam irrelevantes, mas que daqui pra frente será imprescindível estarem cientes de como o outro pensa e chegarem em um consenso.  Não tenham receio de querer iniciar sua vida a dois totalmente zerada de pequenas dúvidas. Saibam as conversas indispensáveis para um casal que está presentes a enviar os convites de casamento.

1. Estamos dando o passo certo?

Por mais que casar sempre estivesse nos planos dos dois, é um passo muito importante. Nada mais sadio que analisar os pontos e os "porquês" que os fizeram assumir a relação. É bom para os dois reafirmarem todos os motivos que levaram a tomar essa decisão. Por mais que pareça sem necessidade, já que estão à beira do altar, vai ser bom criar esse diálogo para fortalecer a relação antes de decidirem os modelos de convites de casamento.

2. Como faremos com a questão do dinheiro?

Os dois trabalham e já estão acostumados a dividir alguns gastos durante o namoro, mas agora a situação é outra. Talvez nos preparativos viram que um prefere lembrancinhas de casamento baratas, mas o outro prefere investir mais nesse ponto e acabam descobrindo que possuem pensamentos financeiros diferentes, algo que surge com pequenas decisões e pode afetar outras muito importantes. Estão assumindo uma nova vida e é bom definir como vão compartir as novas despesas. É melhor já traçarem um caminho para não discutirem no futuro por falta de planejamento. "Quem paga o que?" e "vamos ter uma conta conjunta para gastos da casa?" são algumas das questões que devem ser organizadas para poder começar essa nova etapa bem direcionados.

Robervânia Chagas

3. Como conseguiremos manter o mesmo fogo do namoro?

A vida  cotidiana é bem diferente do namoro e da lua de mel, mas pode ser construída para permanecer sempre com o mesmo entusiasmo. Para que sempre consigam manter o "fogo" do início do relacionamento, basta enxergar a importância de preservá-lo com a mesma intensidade. O carinho, bilhetinhos com frases curtas de amor, surpresas... Tudo isso é perfeitamente possível para evitar cair na rotina. É útil até já antecipar e falar o quanto é importante manter o relacionamento bem cuidado.

4. Filhos, quando teremos?

É bom esclarecer o ponto de vista de cada um sobre quando ter filhos, já sabem que essa discussão é muito mais complexa do que chegarem ao acordo de uma decoração de casamento rústica ou clássica. Às vezes um quer muito e o outro acha que esse não é o melhor momento. Por isso, uma boa conversa pode evitar muitos aborrecimentos futuros. Saber se ambos pensam da mesma forma já é um bom começo para não ter cobranças com o passar do tempo.

5. E as tarefas domésticas?

No começo é aquela euforia, tudo novo. O entusiasmo de montar e decorar a casa nova. Mas é importante lembrar que isso será um trabalho contínuo. Muito conveniente já pensar em como será a logística para manter a casa em ordem. Vão ter alguém para ajudar? Quem vai cuidar do que? É importante para a harmonia do casal resolverem antes que funções cada um vai desempenhar para não terem uma briga por causa do lixo ou de quem deve limpar a sujeira do cachorro.

Prioriza Recepção e Fotografia

6. Como vamos resolver as diferenças?

No namoro, quando tinham alguma diferença de opinião ou uma discussão era fácil fugir para casa e debater as mágoas com o travesseiro e só solucionar no dia seguinte. Mas depois da festa e já casados, as coisas mudam, é melhor resolver no ato para manter a harmonia e convivência. Assim, tentem "combinar"  ou criar um pacto de como farão com as possíveis discórdias.

Não pule nenhuma dessas conversas, ainda que já saiba como o seu parceiro pensa, é bom reafirmar que estão na mesma página. Assim, quando tocar a música de casamento para sua entrada, quando chegar o momento emocionante de calçar os sapatos de noiva e partir para a cerimônia, estarão seguros de que estão iniciando uma linda nova fase, sem conflitos como esses.