Estúdio Fox - Foto e Video

Muitos casais encaram o noivado como início da comemoração e uma amostra daquilo que será o grande dia, quem sabe até já incluindo pequenos detalhes da decoração do casamento neste evento, mas claro que deixando o vestido de noiva como surpresa para os convidados. Independente de terem optando por uma grande festa de noivado ou uma simples comemoração, esse também será um momento especial de comunicar a união que pretendem realizar, muito antes mesmo de enviarem os convites de casamento. Mas neste momento também há erros que podem ser evitados, vejo quais são eles para ter os preparativos impecáveis do início ao fim do seu casamento.

1. Primeira apresentação da família

Sim, pode acontecer que, por a família dos noivos serem muito extensas, e principalmente se vivem longe dos familiares que vocês não conheçam todos os membros, acabam apenas se reunindo em comemorações como essas. Mas os parentes próximos como pais e mães não devem ser apresentados apenas neste momento. Se vocês iniciaram o relacionamento e logo viram que foram feitos um para o outro, já estão pensando nos modelos de lembrancinhas de casamento, mas ainda não foram apresentados para os pais dos noivos, o ideal seria organizar um encontro íntimo em família para que no dia do noivado todos já tenham sido apresentados. Além de ser um toque delicado que as famílias merecem, serve também para estender as comemorações!

2. Lista de presentes

Os presentes já são temas delicados em casamentos e muito mais em noivados quando eles não são regras de etiqueta. Para isso outros momentos são reservados, como os chás de cozinha e chá bar. Mas o noivado é apenas o anúncio do que vem pela frente. Em teoria os convidados ficarão sabendo que o casamento será celebrado nesse dia, por isso não cabe lista de presentes. Ainda que tenham preparado essa comemoração com muitos elementos de casamento, e quem sabe até com uma prévia do bolo de casamento simples, que lembrará o original, esse não será ainda o evento principal, deixe a lista de presentes para o dia em que dirão o sim. Seus convidados se sentirão mais confortáveis com essa opção.

Fotografia Alves

3. Lista de convidados

É muito importante ter a lista de casamento praticamente decidida e quem sabe até ter feito a escolha dos modelos do convite de casamento antes do noivado. Isso porque você deve convidar para essa comemoração apenas aqueles que têm a certeza que estarão no grande dia. Se você já tem a lista dos convidados indispensáveis, saberá que estes podem ser também convidados ao noivado, sem que depois se encontre em uma situação complicada.

4. Extrapolar no orçamento

Não se emocionem com o orçamento, reservem as economias para investirem no casamento. Tudo bem que essa comemoração também merece alguns detalhes especiais, mas nada de investir todas as economias nessa etapa inicial, lembrem-se de que mais adiante encontrarão muitas contas. Antes de se descabelar em busca das lembrancinhas de casamento baratas, corte alguns itens desnecessários da festa de noivado e estejam preparados para os próximos gastos.

5. Exagerar na celebração

Esse conselho vale tanto o estilo da festa quanto para os exageros que se pode cometer durante essa celebração. O noivado pode, e deve, ser menos informal que o casamento. É uma festa mais espontânea, por isso é necessário manter os pés no chão. Além disso, a menos que a sua festa de noivado seja um super show em um espaço aberto, é aconselhável manter a música e os ruídos em volume baixo. Assim os amigos e principalmente as famílias poderão conversar e se conhecer melhor. 

Fotógrafa Tânia Bauer

6. Deixar de registrar

Sim, esse dia também será muito especial e vocês não podem deixar de registrar nenhum momento! Ainda que o orçamento não permita uma equipe completa de filmagem e fotografia, dê um jeito de captar todos os momentos. Quem sabe essas fotos podem fazer parte de uma recapitulação que pretendem passar no grande dia, ou mesmo deixar o vídeo de casamento ainda mais emocionante com as imagens do noivado e de toda a trajetória até o altar!

Quando sua festa de noivado chegar pode ser o primeiro momento em que sentem que o sonho é real e, quando menos esperarem, chegará o momento de colocar os sapatos de noiva, a gravata borboleta, e partir para a cerimônia, momento para entrarem com aquela linda e romântica música de casamento, tirando suspiros dos convidados.