A árdua tarefa da organização das mesas dos convidados na recepção pode se tornar tão atrativa quanto a busca pelo vestido de noiva ideal. É no momento de combinação dos elementos da decoração de casamento com os detalhes das mesas que se começa a ver o evento como um todo. A hora da organização e decoração do setting plan é o momento em que todos os elementos pensados separadamente se juntam e dão a cara final do evento. Se você está nessa reta final, anote todas as dicas para triunfar até o último detalhe!

Estilo das mesas

Se já começou a sua pesquisa sabe a infinidade de mobílias que pode encontrar. Se não consegue se decidir pelos formatos uma dica é partir definição do número de convidados que pretende alocar em cada mesa. Para isso você precisará estar com a sua lista de casamento finalizada e com a confirmação da maioria dos convidados. Passado esse ponto, já estará limitada a alguns estilos e tamanhos específicos.

O próximo passo é verificar o espaço da recepção, assim também poderá eliminar modelos que não se adequam ao local, seja pelo tamanho ou pelo estilo. Se optou por uma decoração de casamento rústico e o local é aberto, já sabe que as mesas de madeira rústica combinarão perfeitamente. Se optou pela decoração de casamento simples e elegante, prefira mobilhas sem muitos detalhes, minimalistas e clean.

Localizações

Não é apenas o estilo das mesas que devem estar de acordo com o tema escolhido para a festa. A distribuição das mesas caracterizará, e muito, a temática escolhida. Os casamentos clássicos pedem distribuição regular de mesas. Já com os estilos mais descontraídos uma boa pedida é espalhar as mesas por todo o local, sem certa ordem. Mas nunca se esqueça, é importante deixar espaço suficiente entre os móveis para facilitar a circulação. Meça exatamente as distâncias para evitar desconforto ao caminhar no salão.

Além da localização da mesa dos convidados, é importante lembrar dos móveis onde estarão as lembrancinhas e até o bolo de casamento decorado, que compõem ainda mais todo o ambiente. Integra de forma harmônica todos os móveis do local e aproveite para dar ainda mais ênfase na sua decoração.

Centros de mesa e decoração

Passado todos os temas técnicos, chega a parte divertida, escolher os centros de decorativos e acessórios que irão compor as mesas dos convidados. Aqui a imaginação é o limite, arranjos de flores, frases curtas de amor nos cardápios ou objetos vintage para caracterizar ainda mais o espaço. A grande tendência desse ano são os detalhes para enfeitar os guardanapos de panos.

Inspirados com todos esses estilos de setting plan? Agora só falta decidir qual deles você usará no seu casamento e esperar o grande dia para calçar o seu sapato de noiva e dançar com os convidados as músicas de casamento escolhidas a dedo para esse momento tão esperado!