Sonata Audiovisual

Sim, o penteado para casamento usado pela protagonista do dia é um dos grandes responsáveis por um visual impecável, juntamente com o seu vestido de noiva. Existe uma infinidade de alternativas quando o tema em questão são os modelos de penteados para casamento, e as tranças são conhecidas por trazerem uma magia especial à mulher, com um poder enigmático, que mistura sensualidade e romantismo, e que é explicado por ser um tipo de penteado feito desde a antiguidade, que invoca tradição. Elas deixam a mulher mais feminina, com um estilo forte. Discretas, despojadas, românticas ou clássicas, elas podem combinar com variados tipos de personalidade. Oferecemos 10 estilos de tranças para que veja qual das opções combina mais com você e com o seu enlace.

1. Trança clássica

Para as mulheres que seguem o estilo tradicional, que optaram por um vestido de noiva princesa, véu e grinalda. As tranças clássicas são mais fáceis de se fazer, mas ao mesmo tempo são sofisticadas e cheias de charme. Mas atenção: é importante que cada fio esteja perfeitamente trançado, isso dará muita elegância ao visual, além de sustentar com perfeição o véu de noiva. Por não serem muito elaboradas, permitem acessórios mais chamativos, como tiaras, coroas de flores ou presilhas brilhantes.

2. Trança desfeita

É o oposto da trança clássica. Se, no modelo anterior, cada fio é precisamente arrumado, aqui quem reina é a desordem, mas com muito estilo. A trança desfeita traz um ar mais descontraído e leve, sem atender a protocolos de eventos mais clássicos. Esse penteado despojado combina perfeitamente com eventos informais, quem sabe ao ar livre, com um décor igualmente relaxado e com toque vintage. E mais, pode ser feito tanto em cabelos lisos como pode ser usado para produzir lindos penteados para cabelos cacheados para casamentos. Se você conseguir deixá-la desfiada mas com formato, o visual fica super autêntico e valoriza até o seu olhar.

3. Espiga

Essa trança exige que seu cabelo esteja, pelo menos, na altura dos ombros. A trança espiga tem um formato mais formal e dá à noiva um ar mais poderoso. Além disso, deixa o seu rosto mais afinado também. Se tiver dificuldades, chame uma amiga para ajudá-la, já que não é tão simples quanto a trança clássica. Pode usá-la tanto para trás, como de lado, dando toque mais original e delicado. O penteado traz muita elegância ao visual, perfeito para mulheres altas, com cabelos longos e vestido de noiva simples, pois o impacto ficará por conta da trança.

4. Espiral

A trança espiral pode ser um penteado simples para casamento, mas com muita personalidade. Ela é feita ao enrolar o cabelo, formando o que assemelha a um espiral de caderno, daí seu nome. Justamente por ser um simples, ela pode formar parte de um look de noiva mais elaborado, onde todas as atenções estarão voltadas para o vestido de noiva de renda com mais detalhes. Para dar mais charme, pode incluir um cordão na trança, de pedraria ou de couro, dependendo do efeito e estilo que quer dar ao visual, e do estilo da festa.

5. Francesa

É o modelo mais romântico para um look de noiva. Elas são muito elaboradas e exigem as mãos de um profissional para que o resultado seja o esperado. É possível formar diferentes tipos de penteados com essas tranças, sempre com um grande toque de romantismo. São as famosas tranças embutidas que saem do topo da cabeça, conhecidas como "trança de raíz", dando destaque ao rosto da noiva, e são muito utlizadas como penteado para casamento civil. São complementadas com clássicos acessórios, como passadeiras ou coroas de flores, lembrando campesinas.

6. Holandesa

Seguem a mesma linha de romantismo das tranças francesas, mas de forma mais elaborada. São as tranças laterais que envolvem toda a cabeça com muito charme. Também abre um grande leque de possibilidades para penteados, e deixam o look com ar fresco, limpo e jovial. Para deixá-la certinha, o melhor é torcer o cabelo de dentro pra fora. É ideal para mulher com cabelos longos, especialmente para os casamento que acontecem no verão. Por ser muito complexa, o mais aconselhável é que um profissional faça essa linda trança para o seu penteado impecável.

7. Trança de 4 fios

Diferente das tradicionais, feitas com três melenas do cabelo, nessa trança são usadas quatro mexas, para que trança fique bem amarrada. Não é fácil de se fazer, e deve ser bem trabalhada. É o penteado ideal se busca um efeito original e que tenha um toque vintage e diferente para um evento como o casamento. Se feita corretamente fica linda, e pode ser feita tanto com penteados presos para casamento, como coques com tranças nas laterais, como com penteado semi-soltos, que normalmente são muito femininos.

8. Ao estilo grego

Ideal para quem quer marcar presença e entrar pelo corredor com um aspecto único, como se flutuasse até o noivo. As deusas gregas eram conhecidas por sua beleza estonteante, e os penteados ajudavam a compor suas figuras poderosas e ao mesmo tempo delicadas. A trança grega funciona como um penteado preso, mas deixa um ar livre na noiva, de informalidade. Extremamente feminina e sexy, a trança grega é ideal para enlaces ao ar livre, no melhor estilo boho, com decoração de casamento rústica e atmosfera descontraída.

9. Coque trançado

Viviana Borlido

Perfeito para as noivas que não dispensam uma estética clássico, os coques são o penteado perfeito, sofisticados e que combinam com cortes de vestidos igualmente elegantes. Mas, se pretendem acrescentar um ar mais moderno a este estilo, as tranças são o elemento perfeito para tornar o seu coque mais descontraído sem perder a sofisticação.

10. Trança celta

Na sociedade celta tanto homens quanto mulheres tinham cabelos longos e, por uma questão de praticidade, quase sempre usavam tranças para manter o cabelo preso sem atrapalhar durante as tarefas do dia. Os celtas faziam desde os estilos mais simples de tranças – as chamadas tranças cascatas, feitas com apenas uma parte do cabelo enquanto quase todo ele permanece solto –, até as mais elaboradas, normalmente usadas pelos nobres, e essas são as que receberam o nome de "trança celta", que deixam o cabelo em camadas, e combina tranças largas e menores no mesmo penteado.

A origem das tranças para enfeitar os cabelos das mulheres é antiga, e volta e meia elas estão nas passarelas, seguindo em alta. Escolha o modelo que mais combina com todos os elementos do seu look, desde o decote do seu modelo de vestido de noiva até os acessórios que te acompanharão até o alto, como o buquê de flores. Sentir-se linda da cabeça aos pés também depende do seu conforto e das escolhas que se adaptam melhor ao seu estilo.