Um dos penteados mais queridos pelas noivas com cabelo longo é o coque, que pode ser produzido de inúmeras maneiras. Coque baixo, com um estilo tradicional chamado de "banana", coque alto, mostrando a nuca, semi-preso, lateral ou ainda com acabamento propositalmente "bagunçado". São muitas variações que, combinadas com a trança, dá ao penteado para casamento um aspecto mais elaborado e charmoso.

Este tipo de penteado é clássico, mas flerta com o estilo mais descontraído, justamente pelas possibilidades de arrumação e finalização. Por elevar o cabelo ao topo da cabeça, a silhueta fica mais alongada, o que harmoniza com vestidos de noiva de decotes diversos, incluindo até os mais fechados no pescoço, com gola redonda ou frente-única. Por isso, a união do coque com a trança combina tanto com dias ensolarados quanto com dias invernais. A noiva ficará à vontade em qualquer temperatura.

8Sentidos
8Sentidos

Variações do coque trançado

Há no mercado um acessório chamado rosquinha (por ter o formato do doce), que serve para sustentar o coque e facilitar a produção do penteado, porque fica preso no cabelo. Com isso, os profissionais podem fazer uma trança em volta do coque tradicional para o acabamento, um penteado simples de casamento, e que não custará muitas horas no salão. Se não quiser algo "perfeitinho", sem nenhum fio fora do lugar, o efeito bagunçado dá um ar descontraído e ainda fica elegante. Para consegui-lo basta que tenha algumas mechas soltas do coque, usando a trança como uma espécie de tiara.

Outra ideia é fazer o coque trançado mais baixo e duas tranças, no modelo embutido, que vem da raiz até o coque. Para um visual romântico, o mais recomendável é apostar nas duas tranças, mas não em todo o cabelo. Deixando as madeixas mais soltas, as duas tranças se encontram e são presas em um coque em cima do restante do cabelo, como se fosse uma presilha de cabelo.

Leticia Lacerda Fotografia
Leticia Lacerda Fotografia

Finalização do penteado

Fazer tranças e coques bem definidos ou com alguns fios soltos precisa de um spray finalizador para que os penteados presos de casamento não se desmanchem ao longo da celebração. Há produtos com fixação de longa duração que, além de garantir a firmeza, protege os fios da umidade e do calor.

Estilos de casamento

As noivas mais românticas que querem uma decoração elegante, digna de princesa, podem optar por esse tipo de penteado sem erro. A tendência segue o estilo holandês, que é formal, com tranças embutidas arrematadas por um coque. O tipo de penteado remete às camponesas, então a decoração de casamento rústico também combina muito bem com esse visual. Além disso, penteados presos são ótimos para cerimônias ao ar livre, de dia ou à noite, porque os fios estarão controlados se houver muito vento no local.

Acessórios para luzir

Se as noivas quiserem reinar mais ainda com o penteado, uma dica de ouro é eleger um acessório. Há pentes com aplicações que podem ser colocados na lateral ou em cima, tiaras para ornar com as tranças rentes ao coque, coroas metalizadas, douradas ou prateadas, com desenhos de folhas e flores. Tudo para deixar o penteado ainda mais especial.

Coque com trança básico

Há muitos modelos de penteado com trança para casamento que funcionam bem na cerimônia tradicional que antecede a festa, e em casamentos civis. Caso tenha habilidade ao mexer nos próprios fios, confira algumas dicas para produzir um coque simples (sempre lembrando que, no seu dia C, um profissional é sempre o melhor caminho).

  • 1. Faça um rabo de cavalo da altura que quiser;
  • 2. Divida em duas partes e faça uma trança em cada parte;
  • 3. Podem ser tranças no modelo “escama de peixe”, que é feita com duas divisões abrindo as mechas para ficarem mais grossas. Mas, se quiser, pode fazer a trança tradicional dividida em três;
  • 4. Dê a volta ao redor do começo do rabo com uma trança fazendo o coque, e a volta ao contrário com a outra trança. Assim, terá um coque totalmente trançado

Leticia Lacerda Fotografia
Leticia Lacerda Fotografia

Do mesmo jeito que a decoração do casamento pede atenção aos mínimos detalhes, ter certeza sobre o penteado também é uma decisão importante a ser tomada o quanto antes. Procurar referências e deixar o cabelo crescer forte e hidratado são algumas das ações que a noiva pode tomar para que o penteado esteja perfeito, do que jeito que deseja, assim poderá aproveitar as músicas do casamento livre, leve e solta.