Ga.Bo Gravatas

Só quem tem uma barba comprida ou com volume sabe como ela pode dar tanto trabalho quanto os cabelos perfeitos para um lindo penteado para casamento. Não basta apenas deixar crescer, é preciso ter alguns cuidados para que sua barba fique perfeita e com um ótimo aspecto. Não são apenas as mulheres que se preocupam com o sua aparência impecável para o dia C, escolhendo um vestido de noiva de acordo com seu tipo de corpo ou a cor do sapato de noiva combinando com todo o modelito.

Os noivos também buscam as alternativas para deixar todos os elementos do seu look em harmonia, e a barba faz parte desta lista. Quer saber quais os cuidados que não deve deixar de ter com a sua barba para que no grande dia ela esteja impecável? Confira as dicas que separamos.

Welington Gonçalves Fotografia

1. Limpa e hidratada

A primeira regra para a boa aparência de sua barba é sempre mantê-la limpa e hidratada. Esse pequeno e simples cuidado muda todo o visual dos pelos e dá outra cara à barba. Além disso, principalmente para as que são muito compridas, essa limpeza deve ser feita mais de uma vez ao dia por questões de higiene. Você não quer, depois de trocados os votos e as frases curtas de amor, passar pelo constrangimento de ver nos olhos de sua amada a decepção por não ter usado a limpeza correta para o primeiro beijo como marido e mulher, não é mesmo? Shampoos específicos são a salvação.

2. Tenha em mente um estilo

Quando começar a deixá-la crescer é preciso pensar em qual o tipo de barba que busca. Ainda que não pareça, existem muitos tipos diferentes de barba, que se adaptam a distintos formatos de rosto e até ao estilo do corte de cabelo de cada noivo, exatamente como ocorre com o comprimento e o corte do cabelo da noiva para determinados modelos de penteado para casamento. Trace o seu estilo para saber como deve apará-la e os cuidados específicos necessários.

3. Acostume-se com os cuidados diários

Tudo bem que você quer que ela esteja impecável no dia em que tocar uma música romântica de casamento e for a hora de encontrar o seu par no altar. Mas isso não quer dizer que deve apenas se preocupar com ela neste dia: ter uma bonita e saudável barba requer um trabalho diário. Faça desses cuidados um hábito de agora em diante, se quer mantê-la grande mesmo depois depois do dia C.

4. Invista nas ferramentas

Ir a um profissional toda vez que quer dar forma ou mesmo apará-la pode sair bastante caro, isso porque a barba cresce rápido e, como dissemos na dica anterior, para estar bonita ela requer um cuidado constante. Para os pequenos reparos do dia a dia invista em ferramentas para que você mesmo possa fazê-los: máquina de aparar, tesoura específica, pente para barba e bigode, óleos essenciais e produtos de limpeza.

5. Tenha controle absoluto sobre a maquininha

E agora que já investiu nestes equipamentos é a hora de saber manuseá-los da forma correta. Encontre um tempinho entre as busca pelos modelos de lembrancinha de casamento e o trabalho para treinar como usar principalmente a maquininha de cortar o cabelo. A maioria dos homens já possui prática, mas se para você o uso dessa máquina é algo novo, muito cuidado: qualquer pequeno erro pode comprometer a sua aparência. Saiba qual é o pente ideal para cada reparo e para o quer fazer, a velocidade dela, etc.

6. Evite cortá-la com a máquina se estiver molhada

A mesma regra que vale para os cabelos vale para os pelos do rosto. A sua barba úmida ou molhada provavelmente ficará mais comprida. E se você esquecer desse detalhe e decidir cortá-la ainda molhada, pode tirar mais comprimento do que pretendia. O melhor é deixar o corte e os reparos para quando estiver completamente seca, assim você saberá exatamente o comprimento ideal com o qual pretende deixá-la.

Mazzo

7. Dieta saudável

Há quem pense que apenas cuidados e até alguns descuidos externos podem interferir na beleza. Mas a verdade é que um visual saudável é o resultado da soma de fatores internos e, principalmente, do que você ingere. Uma dieta saudável irá afetar diretamente a sua pele, cabelos e pelos. Atenção ao que não está te fazendo bem e comprometendo a sua barba. Quem sabe substituir os petiscos gordurosos e fritos por opções mais saudáveis, como frutas e grãos, para melhores resultados?

8. Linhas corretas para uma barba impecável

Uma barba bem feita é aquela que sabe suavizar e definir corretamente até onde deve ir e quais as linhas devem estar limitadas com os pelos. Algumas dessas linhas, independentemente do estilo, devem ser respeitadas para que a barba passe um ar de bem cuidada, como a linha do pescoço e orelha. Mas, ainda que devam estar bem definidas, é preciso também manter a naturalidade. Procure deixar essa linha bem próxima à orelha e com curvas harmônicas para desenhar de forma natural o rosto.

Letícia Affonso

9. A beleza completa

Assim como de nada adianta gastar toda a sua energia em elaborar uma linda decoração para festa de casamento e não pensar na combinação das cores, o mesmo serve para sua pele e dentes. Pele do rosto, barba e dentes, esse é combo completo para sua beleza facial. Ainda que sua barba esteja impecável, se a pele do rosto e os dentes não estiverem bem cuidados, provavelmente o cuidado com a barba poderá passar imperceptível.

10. Óleos para barba

As barbas longas, para poderem crescer e se manter com o formato desejado, acabam puxando bastante os nutrientes da pele do seu rosto. Por isso, muitas vezes, quando se deixa de cuidar delas, é possível que a pele do rosto também sofra as consequências, ficando ressecada. Os óleos são essenciais para que a saúde da sua pele não seja comprometida. Invista naqueles que, além de hidratar a barba, poderão trazer um perfume especial. Entre os mais indicados estão o óleo de jojoba, o óleo de argan e o óleo de semente de uva, que deixarão os fios hidratados e maleáveis, a pele saudável e a barba com um aspecto limpo.

Prontos para quando tocar a música para casamento subir ao altar e ficar à espera do encontro do seu par para dizer o “sim, eu aceito” em grande estilo e com uma impecável barba? Serão muitos registros fotográficos do início ao fim da festa, desde a sua entrada até o corte do bolo de casamento, então tome alguns minutos do seu dia para se preparar e estar bonito para esse dia que deixará recordações para sempre.